terça-feira, 16 de fevereiro de 2016

Começa a Copa Libertadores 2016

Imagem extraída de www.facebook.com/CopaLibertadores



Finalmente! A Copa Libertadores da América terá seu início efetivo após duas semanas de playoffs para definição dos seis últimos participantes. Das equipes que rodaram nesta etapa, lamento apenas a eliminação precoce da Universidad de Chile que vem se notabilizando pelos seu bom futebol, combinando bola no chão com aplicação em campo.

As 32 equipes iniciarão hoje a corrida em busca da Taça Libertadores, cujo vencedor será conhecido em data ainda não estabelecida. A competição deve sofrer uma pausa devido a realização da Copa América Centenário a ser disputada em junho.

Cinco equipes brasileiras participarão desta edição: Corinthians, Atlético Mineiro, Grêmio, São Paulo e Palmeiras. Felizmente, não haverá encontro entre estes times na fase de grupos como aconteceu em edições recentes do torneio. Ainda assim, os clubes do Brasil não terão vida fácil na etapa classificatória e algumas pedreiras aguardam nossos atletas.

Será que os brasileiros têm chances de avançar às oitavas-de-final? Confiram os grupos e os palpites.



GRUPO 1
River Plate (Argentina- 3 títulos na competição)
The Strongest (Bolívia- 0 títulos)
Trujillanos (Venezuela- 0 títulos)
São Paulo (Brasil- 3 títulos)

Após anos caindo em grupos complicados na Libertadores, o São Paulo deve se classificar ao mata-mata sem grandes dificuldades. O único rival preocupante na chave é o River Plate, atual campeão e que conseguiu manter a base vencedora da temporada anterior -apenas Sánchez, Funes Mori e Kranevitter foram embora. O Strongest ainda pode incomodar ajudado pela altitude de seu estádio e o Trujillanos deve vir apenas a passeio.

Palpites: River Plate (1º) e São Paulo (2º)



GRUPO 2
Nacional (Uruguai- 3 títulos)
Rosario Central (Argentina- 0 títulos)
Palmeiras (Brasil- 1 título)
River Plate (Uruguai- 0 títulos)

O Palmeiras, em teoria, só teria de se preocupar como Nacional, atual campeão uruguaio e detentor de três títulos da Libertadores. Os outros dois times, porém, tendem a dar muito trabalho e devem lutar até o fim para beliscar uma das vagas. O Verdão, além de jogar bem, deverá manter os nervos no lugar se quiser triunfar, pois duelos contra rivais argentinos e uruguaios são sempre tensos.

Palpites: Nacional (1º) e Palmeiras (2º)



GRUPO 3
Boca Juniors (Argentina- 6 títulos)
Deportivo Cali (Colômbia- 0 títulos)
Bolívar (Bolívia- 0 títulos)
Racing (Argentina- 1 título)

Os dois argentinos são favoritos neste grupo, mas Bolívar e Deportivo Cali devem arrancar alguns pontos com ajuda da altitude e podem embolar a tabela.

Palpites: Boca Juniors (1º) e Racing (2º)



GRUPO 4
Peñarol (Uruguai- 5 títulos)
Sporting Cristal (Peru- 0 títulos)
Atlético Nacional (Colômbia- 1 título)
Huracán (Argentina- 0 títulos)

Os melhores times desta chave são o Peñarol e o Atlético Nacional, ambos com bons elencos e com atletas com passagens pelas suas respectivas seleções. O Huracán, porém, conta com alguns bons atletas e pode surpreender nesta chave. O Sporting Cristal deve vir apenas a passeio.

Palpites: Peñarol (1º) e Atlético Nacional (2º)



GRUPO 5
Atlético Mineiro (Brasil- 1 título)
Melgar (Peru- 0 títulos)
Colo Colo (Chile- 1 título)
Independiente del Valle (Equador- 0 títulos)

O Galo também deu sorte e caiu em um grupo com poucos rivais de peso. O único time realmente preocupante da chave é o Colo Colo, que joga um bom futebol e conta com muitos atletas com passagens pela Seleção Chilena. O Independiente pode incomodar, beneficiado pela altitude de seu estádio. O Melgar deve vir apenas a passeio.

Palpites: Atlético Mineiro (1º) e Colo Colo (2º)



GRUPO 6
San Lorenzo (Argentina- 1 título)
LDU (Equador- 1 título)
Grêmio (Brasil- 2 títulos)
Toluca (México- 0 títulos)

O Grêmio não terá vida fácil nesta chave, afinal são três equipes fortes, com bons elencos à disposição e duas delas já foram campeãs na competição. Será importante que os gaúchos não desperdicem pontos em casa e consigam, ao menos, arrancar empates quando estiverem visitando seus rivais.

Palpites: Grêmio (1º) e San Lorenzo (2º)



GRUPO 7
Olimpia (Paraguai- 3 títulos)
Deportivo Táchira (Venezuela- 0 títulos)
Emelec (Equador- 0 títulos)
Pumas (México- 0 títulos)

Olimpia e Emelec, com melhores elencos e tradição, devem passar sem grandes dificuldades à próxima fase. O Pumas pode oferecer alguma dificuldade, beneficiado pelas "férias" do futebol mexicano e pela distância. O Deportivo Táchira deve vir apenas a passeio.

Palpites: Emelec (1º) e Olimpia (2º)



GRUPO 8
Corinthians (Brasil- 1 título)
Cobresal (Chile- 0 títulos)
Cerro Porteño (Paraguai- 0 títulos)
Santa Fe (Colômbia- 0 títulos)

O Corinthians é franco favorito a ficar com a liderança neste grupo, porém são três rivais com potencial para surpreender na competição. O Cerro Porteño é um time tradicional, o Cobresal é um representante da boa escola chilena de futebol e o Sante Fe joga muito bem, além de contar com a ajuda da altitude. A briga para a segunda vaga deve ser intensa.

Palpites: Corinthians (1º) e Santa Fe (2º)



Concorda ou discorda dos palpites? Deixe nos comentários!



CHAMPIONS LEAGUE

Imagem extraída de www.facebook.com/esporteinterativo


Além da Libertadores, os fãs de futebol poderão curtir hoje o reinício da Champions League após o recesso de inverno. Jogarão hoje PSG x Chelsea e Benfica x Zenit, enquanto amanhã entrarão em campo Roma x Real Madrid e Gent x Wolfsburg. Todas partidas válidas pelas oitavas-de-final da competição europeia. Os jogos serão transmitidos pelas emissora paga Esporte Interativo -o jogo entre Roma e Real Madrid também será exibido pela Band e TNT. Fiz análises e palpites para os confrontos o post "Pedras no Caminho", publicado em dezembro de 2015. Arrume uma desculpa para sair mais cedo da aula ou do trabalho para curtir esses jogaços!


Nenhum comentário:

Postar um comentário