terça-feira, 23 de fevereiro de 2016

Os Três Trabalhos de Dunga

Imagem extraída de www.facebook.com/CBF



2016 será o ano de Dunga, mas não se sabe se isto será para melhor ou para pior.

O treinador da Seleção Brasileira terá três desafios e superá-los será fundamental para que o técnico gaúcho permaneça no cargo.

A estabilidade do ex-volante começou a ruir com o fracasso na Copa América de 2015, quando o Brasil jogou um futebol fraco e foi eliminado, de novo, para o Paraguai nas quartas-de-final. Isto fez com que a mídia e os torcedores se voltassem contra o técnico.

A situação de Marco Polo Del Nero e José Maria Marin, ambos sendo investigados pelos escândalos de corrupção na FIFA, serviu para complicar a situação do treinador. Foram os dois dirigentes quem trouxeram Dunga de volta à Seleção após o fracasso de Felipão na Copa do Mundo, e também foram os dois cartolas quem bancaram o ex-volante à frente do Escrete Canarinho após a Copa América. Uma eventual saída de Del Nero -Marin está detido nos Estados Unidos- também poderia custar o emprego do técnico.

Dunga, portanto, precisa provar que merece continuar à frente da Seleção. Ele tem consciência de que só os resultados garantirão a sua permanência no cargo.

Seu primeiro desafio é manter o Brasil vivo nas Eliminatórias da Copa 2018. Os adversários nunca estiveram tão fortes. Argentina, Chile, Colômbia e Uruguai demonstraram que não chegaram à Copa anterior por acaso: todos contam com grandes craques e jogam um bom futebol. Além deles, o Brasil precisa ficar atento ao surpreendente Equador, que está em primeiro na tabela, e aos demais rivais, que compensam a falta de talento com raça.

O segundo desafio é a Copa América Centenário, a ser realizada entre junho e julho. A competição, como disse Juca Kfouri, é como os campeonatos estaduais: não valem nada se o Brasil ganhar, mas a Seleção entra em crise se não conseguir o troféu. Os adversários são os mesmos que estamos enfrentando nas Eliminatórias, acrescidos de rivais das outras Américas. Os sempre perigosos mexicanos e os esforçados norte-americanos também podem dar trabalho.

O último e mais importante desafio serão os Jogos Olímpicos, a serem realizados em agosto no Rio de Janeiro. O Brasil terá a "obrigação" de ganhar a inédita medalha ouro para curar de vez o trauma causado pelos 7x1 na Copa de 2014. Temos uma base talentosa -o time Sub-20 brasileiro foi vice-campeão do mundial do ano passado, perdendo apenas para a retranqueira Sérvia- mas a pressão pelo título será a maior possível. A mesma torcida que apoia a Seleção pode se voltar contra ela em uma eventual campanha ruim. Dunga não poderá contar com seus homens de confiança desta vez -poderá levar apenas três jogadores com mais de 23 anos- e ele terá pouco tempo para entrosar os meninos com os atletas com quem está habituado a trabalhar.

Um problema extra para Dunga será Neymar. O principal jogador da Seleção está fazendo uma grande campanha pelo Barcelona, mas isto pode ter um preço alto. Basta nos lembrarmos de Cristiano Ronaldo na última Copa do Mundo: o jogador se esforçou tanto para ganhar a Champions League em 2014 que acabou chegando desgastado para defender a sua seleção. Não obstante, Neymar está pressionado devido aos problemas com a justiça. O atacante precisa ter preparo físico e psicológico adequado para que não deixe nossa Seleção na mão.

Dunga, mais do que ninguém, conhece a pressão de se trabalhar na Seleção Brasileira. Ele terá de utilizar de toda a sua experiência adquirida com os sucessos e fracassos passados se quiser sobreviver até a Copa de 2018.

Está em suas mãos a sua própria permanência...



SEMANA DE CHAMPIONS

Imagem extraída de www.facebook.com/esporteinterativo

Estas serão as partidas realizadas nesta semana, todas válidas pelas oitavas-de-final da Champions League 2015-16. Como se vê, apenas o embate entre PSV e Atlético de Madrid será exibido na TV aberta -os demais jogos são exclusivos do canal pago Esporte Interativo. Vale lembrar que os jogos serão exibidos mais cedo devido ao fim do horário de verão. Torça para o seu chefe ou o seu professor te liberar mais cedo.



MAIS FUTEBOL, POR FAVOR!

O São Paulo vem se tornando uma equipe de muito suor mas pouca técnica. O time corre, divide bolas e se esforça muito em campo. Falta, no entanto, compactação, jogo coletivo e melhorar nos fundamentos, principalmente passe e finalização. E os jogadores, visivelmente pressionados, tomam muitas decisões erradas em campo. A vitória magra de 1x0 sobre o Rio Claro melhorou o ambiente do time, mas poderia ter sido de 5x0 para espantar de vez a desconfiança com relação ao elenco.


Nenhum comentário:

Postar um comentário