Esta era a "Lixa" do CEPEUSP antes da reforma (foto de 2018). |
Havia, antes da pandemia, uma quadra localizada no Centro de Práticas Esportivas da USP (CEPEUSP) bem ao lado dos módulos. O espaço se destacava devido ao piso composto por paralelepípedos ásperos enquanto as demais áreas destinadas a jogos possuíam chão de polipropileno. Devido aos ladrilhos, aquele local era conhecido como "Lixa", nome que escutei pela primeira vez em 2009 através da minha amiga Jujuba do ICB.
A "Lixa" era constantemente evitada pelos frequentadores do CEPEUSP por motivos óbvios, afinal os tombos por lá eram bem mais doloridos devido ao piso duro e a aspereza dos ladrilhos poderia causar grandes ferimentos. Muitas vezes, porém, tínhamos de recorrer àquela quadra por falta de opções, afinal era o único espaço disponível durante a maioria das vezes.
Eu cheguei a disputar alguns jogos de futsal na "Lixa" enquanto trabalhava no ICB mas, felizmente, jamais levei um tombo por lá. Aliás, jamais presenciei algum acidente naquela quadra durante todos os anos que estive na USP. Acredito que os alunos adotavam uma postura mais cautelosa enquanto jogavam naquele espaço devido aos riscos envolvidos.
Posso afirmar por experiência própria que jogar na "Lixa" tinha lá suas vantagens! Eu já tive de disputar um jogo de futsal sob uma forte chuva e a partida transcorreu sem tombos, afinal o piso áspero oferecia aderência para corremos mesmo quando molhado! Ademais, os ladrilhos proporcionavam uma drenagem excelente, enquanto um chão de polipropileno impermeável seria mais propenso a escorregões!
Após a reforma, a "Lixa" ficou assim (foto de 2023). |
Passei alguns anos sem visitar a USP devido à pandemia e, quando fui ao CEPEUSP novamente, percebi que todo o clube havia sido reformado durante o tempo que estive afastado. Os jardins estavam muito mais bonitos e a "Lixa" havia dado lugar a uma quadra bem mais segura, sem os ladrilhos ásperos e com um piso de polipropileno bem mais confortável.
A quadra se tornou muito mais apropriada para os jogos, principalmente para o vôlei onde os atletas, muitas vezes, precisam se jogar no chão para receber alguma bola. Assisti a algumas partidas da modalidade durante os Interanos e percebi como os jogadores se mostravam muito mais à vontade, sem o receio de voltarem para casa com ferimentos.
Tenho boas lembranças da "Lixa" devido aos jogos sob a chuva, mas um piso de polipropileno é muito mais seguro que os ladrilhos ásperos. As vantagens oferecidas pelos paralelepípedos não compensam os demais riscos envolvidos e, em decorrência disto, gostaria de parabenizar a administração do CEPEUSP pela reforma na quadra.