domingo, 12 de outubro de 2025

O Café Assassino




Aprendi com meus professores de farmacognosia e em sites de culinária que não se deve ferver a água para o preparo do café visto que isto pode queimar o pó e tornar o seu sabor ainda mais amargo. Apesar disto, a bebida bem quente (quase pelando) é a preferência da maioria dos brasileiros e muitos optam por contrariar a recomendação.

Acredito que quase todos os leitores e leitoras gostem de café, seja para tirar o sono, para ajudar na digestão ou simplesmente porque apreciam. Eu tive, contudo, experiências não muito felizes com a bebida ao longo de minha pós-graduação, principalmente durante os congressos e nas defesas de tese quando o autor acabou queimando a língua (literalmente!) ao degustar do líquido.

Minha experiência mais traumática ocorreu em outubro de 2014, quando fui assistir à defesa de doutorado de uma colega de laboratório. O autor permaneceu apenas durante algumas poucas horas visto que o blogueiro fora acometido de uma forte virose naquele dia. Um grande amigo meu (que hoje leciona na UNICAMP) estaria na banca julgadora e aproveitei para encontrá-lo.






Uma das copeiras deixou uma garrafa de café no auditório após o término da apresentação e fui tomar um pouco para tirar o sono. A bebida estava tão quente que eu literalmente queimei a boca e, por muito pouco, não derrubo o copo de plástico no chão! A queimadura foi tão intensa que minha língua ficou anestesiada e não pude sentir nenhum gosto durante uns três dias!

Eu tivera outras experiências ruins com café em outros congressos ou defesas, mas nenhum acontecimento foi tão traumático quanto aquele de 2014! Desde então, o autor evitou degustar de chá ou café durante eventos similares, preferindo tomar água ou bebidas geladas mesmo!

Ainda costumo degustar de café mas nunca mais provei da bebida durante os coffee breaks de congressos! Preferi arriscar dormir durante as apresentações a passar mais uma semana com a língua anestesiada novamente! O professor de farmacognosia tinha toda a razão no final das contas!







Nenhum comentário:

Postar um comentário