segunda-feira, 31 de março de 2025

Farmasters X Farmácia 2025




Este texto deveria ter ido ao ar no dia 23 de março, mas o autor teve uma pequena insolação seguida de uma gripe muito forte e não reuniu condições para escrever durante a última semana. Então, com muito atraso, o blogueiro relata como foi o Farmasters X Farmácia 2025, o encontro anual entre integrantes e ex-integrantes do time de futsal da faculdade realizado no início de cada ano. Esta, aliás, foi a segunda vez que eu estive presente -a primeira foi em 2020, como eu relatei em outro post.

O encontro foi realizado novamente no Clube Bayer, localizado na Zona Sul de São Paulo próximo à Represa de Guarapiranga. Chegamos por volta das 11h da manhã e já havia diversos jogadores concentrados no local. O sol estava fortíssimo e meu equipamento chegou a sobreaquecer durante a sessão de fotos. O autor também teve a péssima ideia de usar calça jeans para se proteger dos mosquitos e se arrependeu amargamente de sua escolha!

Houve uma grande presença de participantes, suficientes para formar mais de quatro equipes. A quantidade de jogadores, porém, acabou sendo providencial visto que o sol estava muito forte e muitos acabaram se cansando rápido devido ao calor intenso. Isso sem mencionar os que sentiram algum desconforto ao longo da partida.

Os jogadores do Farmasters, surpreendentemente, acabaram levando a melhor na disputa de 2025. A experiência e o melhor posicionamento em campo dos veteranos superaram a juventude e o entrosamento dos "bixos". Isso sem mencionar que havia muito mais opções no banco de reservas na equipe dos egressos. Foram tantos gols que acabei perdendo a conta do placar -lembro que os ex-alunos da faculdade anotaram mais de sete tentos!






Houve o tradicional churrasco de confraternização após o jogo. Desta vez, o clube providenciou cozinheiros e os alunos não precisaram se revezar na churrasqueira. A partida foi tão disputada que os refrigerantes e carboidratos (arroz e pão) foram consumidos rapidamente! Aliás, o jogo havia começado tão tarde que os jogadores pediram para um colega trazer um pacote de bisnaguinhas e dar uma disfarçada na fome antes da partida!

Alguns colegas aproveitaram que havia quadras de tênis à disposição e foram dar umas raquetadas após o almoço. Cabe mencionar que um dos lados do court estava contra a luz do sol e o atleta que estava naquela posição perdeu diversos sets devido ao calor e à ofuscação!

Houve algumas rifas promovidas pelo time de futsal e também o tradicional brinde "Farmácia Mi". Ficamos no clube até umas 19h quando um dos seguranças veio nos avisar que o tempo de locação das quadras estava expirando. Alguns ainda permaneceram no local mas não faço ideia do que houve após o término do churrasco.

O Farmasters X Farmácia 2025 foi um evento no mínimo surpreendente. Vivemos um momento quando os aspectos físicos são mais importantes no futebol do que a técnica ou o talento. Mesmo assim, os veteranos mostraram que a experiência ainda faz toda a diferença nos gramados. Deve ser por isso que o Real Madrid ainda mantém Luka Modrić no time apesar do meia estar beirando os 40 anos.







domingo, 16 de março de 2025

XI Festival Paleolíticos FCF-USP e Seus Agregados




Foi realizado ontem o XI Festival Paleolíticos FCF-USP e Seus Agregados, um encontro de ex-alunos da Faculdade de Ciências Farmacêuticas. A reunião ocorreu na cervejaria Oak Bier (localizada no bairro de Pinheiros, zona oeste de São Paulo), cujo proprietário também é graduado pela instituição, o que justificou a escolha do local.

O encontro já começou com más notícias: haveria uma recepção na faculdade durante a manhã. As fortes chuvas ocorridas durante a semana anterior, porém, provocaram a queda de árvores no campus e o trânsito na universidade foi interditado, fatos que inviabilizaram a realização desta primeira parte do festival. Assim, fomos direto à cervejaria já no período da tarde.

Encontrei alguns poucos conhecidos na cervejaria. Para a minha surpresa, eu era o ex-aluno mais jovem presente no evento e o único que ingressara na faculdade depois do ano 2000! Também fui o único a ir de roupa social pensando na foto do evento, mas estavam todos de camiseta e bermuda mesmo! Os egressos me perguntaram bastante a respeito do meu ex-orientador de mestrado que permanece bastante querido entre os colegas da farmácia. Peguei a primeira cerveja -pedi a lager, a mais fraca do cardápio para começar.






Chegaram, posteriormente, alguns amigos que eu já conhecia de festas na universidade e passei horas ouvindo seus "causos"! Nós começamos a falar a respeito de um colega meu que havia confirmado presença mas acabou não aparecendo. Resolvemos, então, mandar um áudio pelo WhatsApp para sacaneá-lo!

Tiramos a foto oficial do evento por volta das 17h e eu peguei minha segunda cerveja. Desta vez, eu pedi a mais forte do cardápio, uma IPA, já pensando que faríamos o "Farmácia Mi" logo depois. Para minha tristeza, o pessoal não se animou em realizar o brinde. Eu também não consegui encontrar os criadores da música que estavam presentes no ano anterior.

A tal da IPA era realmente muito forte e minha fala até começou a ficar mole! Algumas pessoas não estavam entendendo o que eu estava dizendo e decidi conversar menos para não arrumar alguma confusão! Resolvi ir embora às 18:30h e, quando eu estava saindo do bar, encontrei outro conhecido que hoje é proprietário de uma universidade particular!

O XI Festival Paleolíticos foi muito divertido e, principalmente, muito surpreendente. Nunca imaginei que meu ex-orientador ainda seria tão querido e tão idolatrado entre os alunos da faculdade. Também não esperava encontrar tantos conhecidos, sobretudo para alguém que teve tão pouco contato com seus veteranos. Fiquei tão empolgado que já estou pensando na 12ª edição, a ser realizada em 2026!







domingo, 9 de março de 2025

Bêbados na Festa da Firma




Esta história eu tive de revirar no fundo do meu baú, afinal seus registros se foram junto com o finado Orkut e eu pouco me recordava do evento -lembrava vagamente que ocorrera no final de 2009. Para a minha sorte, eu sempre guardo minhas fotos em álbuns com descrições detalhadas de quando as tirei e também dos acontecimentos em questão.

Meu orientador organizou um evento para comemorar os 40 anos de fundação do Instituto de Ciências Biomédicas que contou até mesmo com a presença do reitor da universidade. Durante a ocasião, foram homenageados diversos docentes incluindo os grandes Gerhard Malnic e Margarida de Mello Aires que, infelizmente, já não estão mais entre nós -e o autor hoje lamenta profundamente por ter se esquecido de registrar estes momentos. 

Foi realizado um coquetel após a cerimônia onde encontrei colegas do Instituto -eu era o único representante do meu laboratório, além do meu orientador- e aproveitei para fazer um social com as pessoas. Havia petiscos à vontade (incluindo um maravilhoso tomate cereja recheado com queijo que eu adorei!) e bebida. E este último detalhe quase colocou o autor em uma situação, digamos, constrangedora!






O autor não era habituado a beber durante a época do evento mas resolveu fazer "um brinde" com os colegas do instituto. Foi o suficiente para a minha fala ficar mole mas, pelo menos, não me mostrei uma pessoa inconveniente com os demais presentes e me recordo perfeitamente de como cheguei em casa. Cabe mencionar que eu não fui o único que passou da conta durante aquele dia!

Fiz novos amigos durante o coquetel, incluindo uma pós-graduanda que hoje é uma nutricionista bastante famosa. Também tirei diversas fotos com o pessoal do instituto, como sempre -acredito que os colegas hoje sequer se lembram dos retratos após tanto tempo que eu fiz os registros. Fui embora por volta das 19 horas.

Aprendi que as festas da firma devem ser encaradas como um ambiente de trabalho, ainda que haja mais informalidade e também acesso a bebidas alcoólicas. Bem diferente dos churrascos que fazemos com os colegas e sem a presença do chefe. Felizmente, este foi o único incidente que o autor teve com o álcool durante eventos e, felizmente, sem nenhum problema!

Apenas lamento profundamente não ter feito fotos dos saudosos professores Gerhard Malnic e Margarida de Mello Aires durante aquele dia. Eu poderia mostrar para as atuais gerações de estudantes que conheci pessoalmente esses dois verdadeiros "patrimônios da USP", como dizia um colega nosso do Instituto.







segunda-feira, 3 de março de 2025

Farma Football 12 Anos




O blog Farma Football completou ontem doze anos de inauguração! Na verdade, nosso primeiro post foi no dia 1º de março de 2013, mas aquele foi um texto de "pré-inauguração" do diário que estreou efetivamente no dia seguinte.

Resolvi começar o diário algum tempo depois que terminei meu mestrado para me manter ocupado enquanto não definia se continuaria na carreira acadêmica ou se tentaria algo na "indústria". Optei por uma terceira via que eram os concursos públicos na própria universidade mas que não deram em nada no fim das contas.

Outro motivo pelo qual comecei a escrever o blog foi o fim do Jornal da Tarde onde o meu articulista favorito, o ex-meia Paulo César Caju, escrevia e eu pretendia manter vivo os seus ideais. Com o tempo, porém, amadureci minha mentalidade no futebol e hoje minha ideias divergem bastante das do ex-jogador.

Eu, inicialmente, apenas comentava e criticava notícias relacionadas ao futebol. Com o tempo, porém, evoluí minhas postagens e pude emular meus outros ídolos como o jornalista André Rocha. Passei, então, a realizar algumas análises táticas com ajuda de ferramentas que a internet disponibilizou no decorrer dos anos, como a prancheta virtual do This 11 e as estatísticas do Sofascore.






Acabei descobrindo posteriormente um nicho muito interessante para o blog que são as crônicas semanais dedicadas à Faculdade de Ciências Farmacêuticas da qual trago muitas histórias divertidas. Estes são os textos de maior sucesso no blog e busco, na medida do possível, manter a periodicidade dos posts dominicais.

Não foi possível, infelizmente, manter a periodicidade dos demais textos -antigamente eu postava até duas vezes por dia. Passei a realizar outras atividades e, com o tempo, o próprio autor desanimou com o futebol brasileiro, que repete os mesmos erros do passado sem aprender nada com eles. Não por acaso, o Brasil não vence uma Copa do Mundo desde 2002. Isto também justifica por que dei enfoque aos campeonatos europeus como a Champions League e a Eurocopa antes de nossa última pausa.

Confesso que tenho evitado traçar planos a longo prazo para Farma Football. Não é possível monetizar o diário visto que muitas das imagens são protegidas por direitos autorais e, portanto, não posso explorá-las comercialmente. Assim, procuro utilizar este blog meramente como um passatempo mesmo.

Gostaria, como sempre, de agradecer aos queridos leitores e leitoras que sempre contribuem com este blog, seja acessando ou compartilhando os textos. Muito obrigado também à minha irmã maior que é a minha maior apoiadora e incentivadora, mesmo a quilômetros de distância!

Um abraço e muito obrigado a todos!

Equipe Farma Football







domingo, 2 de março de 2025

Volta ao Lar




Meu maior prazer durante o mestrado foi auxiliar os professores em aula. Primeiro porque descobri em mim talentos que eu sequer imaginava que eu possuía -elaborei diversos materiais didáticos bastante criativos! Segundo porque monitorei duas turmas da Farmácia e aquilo foi como um regresso à minha faculdade, que eu pouco aproveitei enquanto era graduando. Cuidar dos alunos foi como preencher vazios em meu coração!

Fui designado a monitorar uma turma da Farmácia do período diurno e outra do noturno. Logo no primeiro dia, encontrei diversos conhecidos de festas e de times da faculdade, o que facilitou muito o convívio com os alunos. Procurei ser o mais acessível para que eles pudessem tirar suas dúvidas mas, como era a minha primeira vez na função, cometi alguns erros na execução.

A melhor parte, contudo, foi que pude vivenciar junto com os alunos tudo aquilo que não desfrutei durante minha graduação: as festas, as viagens e os jogos. Obviamente, não fui junto com eles aos eventos, mas todo o convívio e as trocas de experiências foram suficientes para preencherem os vazios em meu coração. Eu tardiamente descobri tudo o que a universidade tinha a oferecer além de aulas e de pesquisas científicas.






O convívio com os alunos foi tão bom que alguns deles são meus amigos até hoje e ainda trocamos algumas mensagens por redes sociais. Ainda me encontro esporadicamente com alguns deles em eventos como o Interanos. Meu chefe também gostou do meu desempenho em sala e me permitiu ajudá-lo com outras turmas da Farmácia durante anos subsequentes.

As duas primeiras turmas foram tão marcantes para mim que fiz questão de ir ao seu baile de formatura, que ocorreu há exatos dez anos atrás. Foi muito gratificante vê-los graduados e saber que pude contribuir um pouquinho em suas respectivas conquistas. Aliás, cabe mencionar que não tive de reprovar nenhum deles durante a disciplina!

A monitoria em sala de aula, mais do que uma grande experiência, foi um feliz retorno à Farmácia após alguns anos afastado. Pude retribuir um pouco à faculdade tudo o que a instituição fez por mim e, principalmente, pude efetivamente desfrutar da universidade tudo o que deixei de fazer durante a minha graduação. E, claro, ficaram os amigos que fiz durante este período do qual guardo tantas lembranças maravilhosas!