Esta história eu tive de revirar no fundo do meu baú, afinal seus registros se foram junto com o finado Orkut e eu pouco me recordava do evento -lembrava vagamente que ocorrera no final de 2009. Para a minha sorte, eu sempre guardo minhas fotos em álbuns com descrições detalhadas de quando as tirei e também dos acontecimentos em questão.
Meu orientador organizou um evento para comemorar os 40 anos de fundação do Instituto de Ciências Biomédicas que contou até mesmo com a presença do reitor da universidade. Durante a ocasião, foram homenageados diversos docentes incluindo os grandes Gerhard Malnic e Margarida de Mello Aires que, infelizmente, já não estão mais entre nós -e o autor hoje lamenta profundamente por ter se esquecido de registrar estes momentos.
Foi realizado um coquetel após a cerimônia onde encontrei colegas do Instituto -eu era o único representante do meu laboratório, além do meu orientador- e aproveitei para fazer um social com as pessoas. Havia petiscos à vontade (incluindo um maravilhoso tomate cereja recheado com queijo que eu adorei!) e bebida. E este último detalhe quase colocou o autor em uma situação, digamos, constrangedora!
O autor não era habituado a beber durante a época do evento mas resolveu fazer "um brinde" com os colegas do instituto. Foi o suficiente para a minha fala ficar mole mas, pelo menos, não me mostrei uma pessoa inconveniente com os demais presentes e me recordo perfeitamente de como cheguei em casa. Cabe mencionar que eu não fui o único que passou da conta durante aquele dia!
Fiz novos amigos durante o coquetel, incluindo uma pós-graduanda que hoje é uma nutricionista bastante famosa. Também tirei diversas fotos com o pessoal do instituto, como sempre -acredito que os colegas hoje sequer se lembram dos retratos após tanto tempo que eu fiz os registros. Fui embora por volta das 19 horas.
Aprendi que as festas da firma devem ser encaradas como um ambiente de trabalho, ainda que haja mais informalidade e também acesso a bebidas alcoólicas. Bem diferente dos churrascos que fazemos com os colegas e sem a presença do chefe. Felizmente, este foi o único incidente que o autor teve com o álcool durante eventos e, felizmente, sem nenhum problema!
Apenas lamento profundamente não ter feito fotos dos saudosos professores Gerhard Malnic e Margarida de Mello Aires durante aquele dia. Eu poderia mostrar para as atuais gerações de estudantes que conheci pessoalmente esses dois verdadeiros "patrimônios da USP", como dizia um colega nosso do Instituto.


Jamais fiz isso em festas
ResponderExcluir