domingo, 2 de março de 2025

Volta ao Lar




Meu maior prazer durante o mestrado foi auxiliar os professores em aula. Primeiro porque descobri em mim talentos que eu sequer imaginava que eu possuía -elaborei diversos materiais didáticos bastante criativos! Segundo porque monitorei duas turmas da Farmácia e aquilo foi como um regresso à minha faculdade, que eu pouco aproveitei enquanto era graduando. Cuidar dos alunos foi como preencher vazios em meu coração!

Fui designado a monitorar uma turma da Farmácia do período diurno e outra do noturno. Logo no primeiro dia, encontrei diversos conhecidos de festas e de times da faculdade, o que facilitou muito o convívio com os alunos. Procurei ser o mais acessível para que eles pudessem tirar suas dúvidas mas, como era a minha primeira vez na função, cometi alguns erros na execução.

A melhor parte, contudo, foi que pude vivenciar junto com os alunos tudo aquilo que não desfrutei durante minha graduação: as festas, as viagens e os jogos. Obviamente, não fui junto com eles aos eventos, mas todo o convívio e as trocas de experiências foram suficientes para preencherem os vazios em meu coração. Eu tardiamente descobri tudo o que a universidade tinha a oferecer além de aulas e de pesquisas científicas.






O convívio com os alunos foi tão bom que alguns deles são meus amigos até hoje e ainda trocamos algumas mensagens por redes sociais. Ainda me encontro esporadicamente com alguns deles em eventos como o Interanos. Meu chefe também gostou do meu desempenho em sala e me permitiu ajudá-lo com outras turmas da Farmácia durante anos subsequentes.

As duas primeiras turmas foram tão marcantes para mim que fiz questão de ir ao seu baile de formatura, que ocorreu há exatos dez anos atrás. Foi muito gratificante vê-los graduados e saber que pude contribuir um pouquinho em suas respectivas conquistas. Aliás, cabe mencionar que não tive de reprovar nenhum deles durante a disciplina!

A monitoria em sala de aula, mais do que uma grande experiência, foi um feliz retorno à Farmácia após alguns anos afastado. Pude retribuir um pouco à faculdade tudo o que a instituição fez por mim e, principalmente, pude efetivamente desfrutar da universidade tudo o que deixei de fazer durante a minha graduação. E, claro, ficaram os amigos que fiz durante este período do qual guardo tantas lembranças maravilhosas!







Nenhum comentário:

Postar um comentário