domingo, 20 de julho de 2025

O Adeus à Cidade Fantasma




O blog não foi atualizado durante a última semana porque o autor estava sem inspiração para escrever! Sim, o blogueiro que sempre se notabilizou pela criatividade, teve um "branco" durante o último domingo e optou por não redigir nenhum texto! Para evitar situações como esta, passei a anotar as ideias para não perdê-las novamente, além de deixar alguns rascunhos engatilhados!

Fui informado durante a última semana que a família de minha amiga iria vender sua casa em Águas de São Pedro onde o autor passou um final de semana em 2011 com os colegas do laboratório. Confesso que senti uma pequena tristeza, afinal vivi momentos felizes no local, ainda que tenha sido durante um breve período -viajamos durante um sábado pela manhã e voltamos no dia seguinte à tarde.

A memória mais marcante que tenho do local é a "cidade fantasma"! Sim, afinal visitamos Águas de São Pedro durante um período de baixa temporada (não me recordo se era outubro ou novembro) e não se observava uma alma viva na rua! Lembro de ter encontrado apenas três habitantes locais: um pescador, o motorista do trenzinho e um conhecido do pai de minha amiga! Praticamente tínhamos o município inteiro apenas para nós!

Impossível esquecer os momentos felizes com os colegas de laboratório no local. Realizamos tantas atividades durante aqueles dois dias que eu poderia tranquilamente escrever uns cinco textos apenas para relatar todos os ocorridos durante aquele final de semana. Cabe mencionar que eu quase recusei a viagem porque eu estava com alguns trabalhos atrasados, mas fui convencido pela insistência dos amigos.



A cidade estava deserta durante aquele final de semana devido à baixa temporada.



O intenso final de semana começou com truco, churrasco e uma partida de biribol na piscina da casa. Ao entardecer, fomos conhecer a represa da cidade (onde o autor atolou na lama e proferiu dezenas de palavrões!) e, depois, disputamos futsal no ginásio do município. Já durante à noite, dançamos forró, jogamos baralho e ainda demos muita risada dos amigos bêbados! Ufa! Fizemos tudo isso já no sábado quando chegamos em Águas!

Impossível também esquecer as refeições maravilhosas que fizemos por lá. Lembro que minha amiga fez muita propaganda a respeito dos pratos deliciosos que sua mãe preparava para me convencer a viajar! E não é que ela tinha razão? Enquanto almoçávamos, minha colega revelou que sua família trabalhara em uma cozinha no passado, o que justificava todo aquele talento.

Estive em Águas de São Pedro durante um breve período mas foi o suficiente para deixar recordações marcantes na memória do autor. Confesso que até senti uma dorzinha no coração ao ser comunicado a respeito da venda do imóvel.

Gostaria muito de agradecer à minha amiga e à sua família por toda a hospitalidade e também por compartilharem tantos momentos felizes com o autor. Jamais esquecerei aquele final de semana intenso e agradável na "cidade fantasma". O tempo passa mas as recordações ficam para sempre!







domingo, 6 de julho de 2025

O Ídolo do IQ




Eu estava conversando com minha turma da faculdade via Whatsapp durante a semana passada quando recordei do nosso professor de química inorgânica, um sujeito enorme (acho que ele possuía 1,90m de altura) e palestrino, como a maioria dos descendentes de italianos daqui de São Paulo. Imediatamente, um dos meus amigos revelou sua admiração por aquele docente, apesar de "não utilizar nada que aprendeu na disciplina"!

Meu amigo não era o único admirador daquele professor em nossa turma. Imediatamente, me lembrei de um outro episódio quando eu precisava fazer hora após terminar uma prova substitutiva -que eu cheguei uma hora atrasado e, apesar disto, tirei a maior nota do teste! Durante aquele dia, um outro colega também expressou sua admiração por aquele docente enquanto conversávamos.  

Conheci o mencionado docente durante meu segundo semestre na faculdade. Não tivemos tanto contato com ele, afinal eram apenas quatro horas semanais (ou "créditos") de disciplina e havia revezamento com aulas práticas, onde ficávamos sob responsabilidade de outros professores. Mas, como diz aquela frase pronta da internet, "o valor das coisas não está no tempo que elas duram e sim na intensidade com que acontecem".

Lembro de nossa primeira aula quando o sujeito parecia ser bastante sério e rigoroso à primeira vista. Aos poucos, porém, ele foi se soltando ao ponto de lamentar a situação de seu Palmeiras, que vivia uma forte crise político-financeira durante aquela época. No mesmo dia, o professor chamou meu amigo a lousa e o colega passou uma grande vergonha com a zoeira por parte do restante da sala! Naquela mesma manhã, alguns veteranos vieram nos convidar para a "Festa Brega" e o docente tirou um sarro daqueles alunos!






A aula do professor era realmente muito boa e até hoje me lembro de seus ensinamentos. Ainda me recordo do "oxigênio triplete" e da "cis-platina", ambos utilizados como quimioterápicos durante a época. Também fui tirar dúvidas com o docente no intervalo e ainda não me esqueci do que ele me explicou na ocasião: a estrutura do cristal de alumen e o porquê do azul do sulfato de cobre penta-hidratado.

Não faço ideia se aquele professor fora homenageado durante nossa formatura (eu não estive presente), mas é bastante provável que ele tenha, ao menos, sido convidado visto que muitos de meus colegas o admiram até hoje, algo que pude atestar durante nossas conversas.

Não tive mais notícias do professor mas acredito que ele ainda esteja em atividade, visto que seu nome ainda consta no quadro de docentes do Instituto de Química (IQ). É bastante provável que hoje o seu humor esteja ainda melhor, visto que seu Palmeiras atravessa uma grande fase graças ao dinheiro da Crefisa e à boa administração da presidenta Leila Pereira! 

Nossos dias no IQ foram bastante difíceis devido à dificuldade das matérias -eu mesmo tive de fazer duas provas substitutivas e uma recuperação por lá! Nós, porém, também tivemos muitos momentos felizes naquele instituto. E alguns professores contribuíram muito com estas lembranças agradáveis, graças às suas ótimas aulas e também por se mostrarem seres humanos fantásticos!

(E eu preciso ir ao IQ com urgência para visitar os professores que eu gostava e também para tirar fotos mais adequadas para este blog)!