domingo, 23 de fevereiro de 2025

A Primeira Viagem para Mogi das Cruzes




Eu havia acabado de defender o meu mestrado quando recebi um convite inesperado pelo meu Facebook: iríamos comemorar dez anos de ingresso na USP e uma amiga ofereceu sua casa em Mogi das Cruzes (município situado no leste da Grande São Paulo) para que uma festa fosse realizada. Mal imaginava durante aquela época que eu visitaria tantas vezes a cidade e que ela seria tão importante em minha vida.

Peguei carona com um amigo que morava próximo à minha casa e seguimos pela Rodovia Ayrton Senna rumo à Mogi. A cidade é próxima de São Paulo mas o caminho até o município é bastante longo com estradas tortuosas que atravessam um trecho da Serra do Mar. Mesmo utilizando transporte público (há uma linha de trem da CPTM que liga os dois municípios), são necessárias pelo menos duas horas de viagem. A despeito disto, chegamos bastante cedo na casa de minha amiga.

A festa foi bastante divertida. Reencontrei colegas que não via há muito tempo e conheci outros do período noturno com os quais tive pouquíssimo contato. Houve churrasco, chope no barril e até um bolo de aniversário pare celebrarmos nossos dez anos de ingresso. Não poderiam faltar histórias insólitas como banhos de piscina, "pinturas" com carvão e "guerra" com cascas de melancia! E, obviamente, fizemos o tradicional " Farmácia Mi" para encerrar as festividades!






Permanecemos na casa da minha amiga até umas 19h quando meu amigo decidiu voltar para São Paulo, provavelmente devido ao longo caminho até a capital. Ele ainda deu carona para outros dois colegas. Cabe aqui um elogio ao automóvel Honda Fit que se mostrou bastante confortável para três pessoas no banco de trás.

A volta contudo, foi bastante conturbada e presenciamos um acidente na Avenida Salim Farah Maluf. Um dos motoristas envolvidos fugiu do local e deixou a moça que dirigia o outro carro no prejuízo. Meu amigo prestou socorro à garota (que estava sozinha) e se dispôs a ficar com ela até a chegada do guincho. Acho que ficamos até umas 23:00h por lá.

Despedimo-nos da motorista e seguimos o nosso caminho. O restante da viagem transcorreu sem grandes problemas e chegamos em nossas respectivas casas em segurança. Pude, ainda, explorar um pouco da "desconhecida" Zona Leste de São Paulo, da qual só havia visitado a UNICID e a USP Leste até então.

Esta também foi a primeira de muitas visitas que realizei a Mogi das Cruzes, cidade que cruzaria o meu caminho muitas e muitas vezes. Diversos amigos meus se mudaram para o município e as viagens acabaram se tornando frequentes desde então. Será que eu também estou destinado a residir por lá algum dia?







Nenhum comentário:

Postar um comentário