Pensei, inicialmente, em contar esta história em um Story no Instagram mas achei que poderia transformá-la em uma crônica visto que o fato envolve esporte e também que o ocorrido poderia ser algo divertido para o leitor ou leitora!
Fui realizar um check-up durante as últimas semanas. Como não consegui agendar todos os exames de uma vez, tive de ir aos hospitais e laboratórios durante diversos dias diferentes. Devo admitir que não foi tão ruim visto que tive a oportunidade de visitar alguns bairros que adoro e que não frequentava há muito tempo.
Meu último exame da série foi o "teste ergométrico". Trata-se se uma aferição dos parâmetros cardíacos durante o esforço físico: o paciente realiza algum exercício -geralmente em esteira, mas já vi hospitais utilizarem bicicleta ergométrica- enquanto eletrodos ligados a seu corpo captam os parâmetros desejados. A dificuldade do aparelho aumenta progressivamente até o usuário se cansar.
Eu pratico exercícios físicos frequentemente e acreditava que "faria bonito" no teste ergométrico. Até informei à médica que realizo atividades, porém eu jamais havia utilizado esteira -até então, só havia feito bicicleta, escada e caminhada. Nem preciso escrever que as coisas não saíram conforme eu esperava...
O teste, inicialmente, ocorreu sem grandes problemas. A medida em que a velocidade foi aumentando, porém, fui sentindo a desagradável sensação de que eu poderia cair da esteira a qualquer momento. Não demorou para que eu sentisse fortes dores nas pernas e eu acabei desistindo na terceira dificuldade do aparelho. Eu não estava cansado, tanto que nem transpirei durante o exercício, mas a própria médica aconselhou que eu parasse quando eu comecei a me queixar.
O resultado do exame foi satisfatório sem nenhuma alteração importante detectada, mas eu fiquei frustrado por ter desistido logo. Acredito que não completei nem dez minutos no aparelho! Até a médica responsável começou a tirar sarro da minha cara! Não consegui "pagar o cárdio do dia", como dizem os marombeiros!
Fui embora do laboratório feliz pelo resultado mas chateado pelo "fracasso" na esteira! Tive uma grande lição de humildade visto que os diversos aparelhos de uma academia devem ser encarados de maneiras diferentes, ainda que sua finalidade seja a mesma.



Nenhum comentário:
Postar um comentário