domingo, 18 de maio de 2025

Libertação 2014




O meu Facebook me recordou ontem a respeito da Festa de Libertação dos Bixos 2014. Foi a segunda (e última!) vez que estive presente no evento, devidamente munido com minha câmera fotográfica. O tema escolhido foi o espacial com referências a extraterrestres e à franquia Star Wars, como podemos observar nas fotos. 

"Libertação" era uma festa promovida pelos alunos ingressantes em maio. Os veteranos recebiam os calouros com a "Recepção", geralmente realizada em março -tudo era devidamente organizado e custeado pelos sêniors. Os bixos, então, retribuíam com a "Libertação" que era realizada nos mesmos moldes durante o quinto mês do ano. Egressos da faculdade poderiam adentrar gratuitamente nas festividades bastando apresentar a carteirinha da universidade.

A Libertação 2014 seria um evento especial para mim, afinal seria uma oportunidade para rever os alunos que eu monitorara durante o ano anterior, além de encontrar os amigos da faculdade. Eu estava trabalhando no ICB naquela época e fui direto do instituto para a festa, que era realizada no prédio da Vivência. Jantei um salgado com refrigerante no Bloco 18 (algum dia preciso escrever um post sobre o estabelecimento) e aproveitei para conversar um pouco com os organizadores que eu não conhecia até então. Também tive a oportunidade de tirar algumas fotos do local com o edifício vazio, bem antes do início.

Eu, como sempre, optei por circular na festa em busca de conhecidos e também tirar algumas fotos com eles -meu celular não tinha câmera na época e eu tive que pedir para outras pessoas registrarem os momentos. Evitei beber muito e me limitei a fazer alguns poucos brindes com os amigos. Foi divertido demais reencontrar os alunos que eu monitorei fora do ambiente da sala de aula, ao mesmo tempo que pude recordar um pouco daqueles momentos tão marcantes para mim.






A festa se encerrou com uma apresentação da Farmatuque, a bateria da faculdade, e o tradicional brinde "Farmácia Mi". Permaneci no local até cerca de 5h da manhã e lembro que tive muita dificuldade para ir embora visto que não conseguia chamar um táxi de dentro do campus -não havia aplicativos como Uber ou 99 na época. Felizmente, consegui chegar em casa são e salvo após algum esforço -não voltei de carona nesse dia.

Não faço ideia se ainda são realizadas as festas de Recepção e de Libertação atualmente. Eu deixei de frequentar os eventos da faculdade -às exceções do Interanos e do Festival Paleolíticos- e muita coisa mudou durante os onze anos desde que fui ao mencionado evento. A sociedade mudou bastante desde aquela época e houve ainda a pandemia que arrefeceu as celebrações.

Sempre gosto de exaltar aqui no blog a importância das festas na faculdade com a experiência de um aluno que não as frequentava. Há os óbvios benefícios profissionais com a possibilidade dos calouros fazerem contato com veteranos já inseridos no mercado de trabalho. O mais importante, contudo, é aproveitar a universidade de outras maneiras, visto que o ensino superior é uma fase muito passageira (cinco anos passam mais rápido do que se imagina) e as instituições têm muito mais a oferecer além de ensino e pesquisa de qualidade, algo que só percebi depois de formado. 

Pude contribuir um pouco com o aprendizado dos alunos que monitorei mas, ao mesmo tempo, sou eternamente grato a eles por terem me ensinado o que a universidade tem a oferecer fora da sala de aula. Sempre escrevo que eles me ajudaram a perceber a importância dos eventos como festas e Interusp, além de preencherem os vazios em meu coração. Talvez tenha sido por isso que a monitoria foi tão importante para mim.







Nenhum comentário:

Postar um comentário