Conheci o meu futuro orientador durante o segundo semestre do segundo ano de faculdade. Tivemos greve durante o período mencionado e as nossas aulas foram realocadas para setembro, o que acabou nos custando parte das férias de verão. Na mesma época, alguns poucos colegas começaram a passar disciplinas para o período noturno com a finalidade de conseguirem tempo livre para estágios de iniciação científica ou mesmo para empregos remunerados. Confesso que me arrependo de não ter feito o mesmo.
O professor era um sujeito que lecionava aulas bastante animadas. A disciplina era oferecida durante a tarde e fazia muito calor na época, o que era um convite perfeito para cochilar. As apresentações do docente, contudo, eram tão divertidas que os alunos conseguiam se manter acordados a despeito das adversidades.
Meu orientador, além das provas escritas, aplicava uma avaliação bastante curiosa: os alunos teriam de representar a ação de medicamentos nos sistemas do corpo humano através de peças de teatro! As apresentações não eram apenas divertidas: elas valiam nota e seu conteúdo era cobrado na parte dissertativa.
Formei meu grupo com cinco garotas e o tema sorteado foi um medicamento betabloqueador (ou "antagonista de receptor beta adrenérgico"), que reduz a pressão arterial e a frequência cardíaca. Eu interpretei o coração enquanto as minhas amigas fizeram os papéis do remédio e dos sítios de ligação. Eu dancei ora lentamente, ora intensamente para representar o funcionamento do órgão sob efeito da droga!
Tivemos a prova escrita imediatamente após as apresentações e, para não perder tempo, nem tirei a fantasia ou a maquiagem! O professor ficou me aloprando o tempo todo durante a avaliação e ganhei o sugestivo apelido de "coração"! Felizmente, fui bem no teste muito graças aos teatros que forneceram dicas sobre as respostas, além de terem reforçado a minha nota final.
Uma pena que não foi possível filmar as apresentações durante aquele dia. Câmeras digitais e smartphones eram artigos de luxo naquela época, enquanto filmadoras eram equipamentos bastante dispendiosos para serem transportados.
Pude viver o outro lado da história anos depois. Meu orientador continuou aplicando a atividade nas turmas da farmácia e eu avaliei o desempenho dos alunos. Mais do que isso, eu possuía câmera digital e pude filmar as apresentações dos graduandos. Com algum trabalho, consegui disponibilizar os vídeos para eles -não existia compartilhamento por nuvem na época.
Muitas pessoas descobriram aptidões escondidas ao atuarem em peças de teatro, mas não foi o meu caso! Prefiro continuar com os textos mesmo e deixar os palcos para os colegas de mais talento! E essa não foi minha única recordação daquela avaliação! Outros grupos também realizaram apresentações muito divertidas que contarei em posts futuros!


Esse dia foi comédia
ResponderExcluir