terça-feira, 3 de março de 2020

Os Times Brasileiros Têm Chances na Libertadores 2020?

Imagem extraída de www.facebook.com/CopaLibertadores/



Começa daqui a pouco a Copa Libertadores da América 2020. Sete times representando o Brasil estarão presentes na fase de grupos: Athletico Paranaense, Flamengo, Grêmio, Internacional, Palmeiras, Santos e São Paulo.

O Brasil já conquistou a competição 19 vezes, o segundo país com mais taças perdendo apenas para a Argentina que tem 25 títulos.

Será que os times brasileiros têm chances de ficar com o troféu neste ano? Fiz uma pequena análise de cada equipe do Brasil e as expectativas para cada uma na competição.



Imagem extraída de www.facebook.com/CopaLibertadores/



O Flamengo, atual campeão, entra como um dos favoritos ao título em 2020. A equipe chega com mais opções (Pedro, Gustavo Henrique, Thiago Maia, Michael, Léo Pereira e Pedro Rocha) para aguentar a extensa temporada. O clube também disputou o Campeonato Carioca com equipes alternativas visando poupar seus titulares para as competições mais importantes. O Fla manteve praticamente toda a base vencedora do ano passado, exceto pelo bom zagueiro Pablo Marí, o que pode ser um problema pois o defensor espanhol foi um dos grandes diferenciais da equipe ao aliar segurança defensiva com técnica. O time realmente é muito bom e está mais forte para 2020, mas vem sendo superestimado pela mídia.



Imagem extraída de www.facebook.com/CopaLibertadores/



O Grêmio ainda manteve boa parte da equipe vencedora de 2017. O Tricolor é favorito ao título, embora ainda esteja abaixo do Flamengo ou do River Plate. O treinador Renato Gaúcho, apesar da fanfarronice, mostrou muito amadurecimento no banco de reservas e soube muito bem fazer sua equipe jogar no ataque sem deixar o pragmatismo de lado. A equipe gaúcha trouxe muitos reforços como Diego Souza, Lucas Silva, Victor Ferraz e Thiago Neves. Os reforços, aliás, são quase todos jogadores consagrados mas que estavam em baixa em seus respectivos clubes, algo que já funcionou em 2017.



Imagem extraída de www.facebook.com/CopaLibertadores/



O Palmeiras chega à Libertadores com poucas contratações -chegaram o treinador Vanderlei Luxemburgo, o lateral Matías Viña e o meia-atacante Rony. As dispensas, por outro lado, foram muitas embora o elenco continue bastante robusto e com muitas opções. O Verdão tem condições de brigar pelo troféu, mas o retrospecto recente diante das equipes consideradas favoritas (Boca Juniors, Grêmio e Flamengo) somado aos bastidores agitados do clube (o clube trocou várias vezes de treinador nos últimos anos e o gerente Alexandre Mattos foi dispensado) aumentam a desconfiança sobre o Palestra. Diante disso, o alviverde corre por fora na briga pelo título.



Imagem extraída de www.facebook.com/CopaLibertadores/



Muitos dos analistas ainda vêem aquele São Paulo dos anos 90 e 2000, que era modelo de gestão e modernidade. As administrações recentes, contudo, fizeram o clube estagnar e hoje o Tricolor vive mais do passado do que de sua história recente. O Soberano tem um elenco apenas "bom" (nenhum reforço foi contratado) e um banco de reservas interessante, mas a expectativa é que o time chegue no máximo à segunda colocação do grupo D (o River é o favorito a ficar com a liderança) e acabe encontrando um rival muito forte nas oitavas-de-final. Chegar às quartas seria algo muito além do esperado para o São Paulo.



Imagem extraída de www.facebook.com/CopaLibertadores/



O Inter vive uma situação parecida com a do São Paulo, com o clube sendo muito respeitado no passado mas agora fazendo apenas campanhas modestas ano após ano. O elenco do Colorado é apenas razoável (foi reforçado pelos meio-campistas Boschilia, Marcos Guilherme e Damián Musto) e sem muitas opções no banco. O treinador argentino Eduardo Coudet, por outro lado, foi uma contratação certeira e ele deve injetar raça no curto elenco do Internacional. Diante da chave complicada, o Colorado deve ficar na segunda posição em seu grupo e cruzar com um rival forte nas oitavas-de-final.



Imagem extraída de www.facebook.com/CopaLibertadores/



O Athletico, infelizmente, chega mais fraco para a Libertadores 2020. O Furacão perdeu muitos jogadores importantes além do treinador Tiago Nunes. A chave é acessível com um grupo equilibrado, mas o time deve ter dificuldades devido ao enfraquecimento. O limite para o Athletico é chegar às oitavas-de-final, mas acredito que o rubro-negro irá para a Sulamericana.



Imagem extraída de www.facebook.com/CopaLibertadores/



O Santos chega à Libertadores com o elenco mais fraco dentre os participantes que representarão o Brasil na competição. O consolo é que o clube praiano caiu em uma chave sem adversários de peso ou tradição, o que deve dar uma sobrevida ao Peixe na competição. O alvinegro tem chances de chegar às oitavas-de-final devido ao grupo acessível, mas não deve ir muito além disso.




Nenhum comentário:

Postar um comentário