segunda-feira, 2 de março de 2020

Começa a Libertadores 2020

Imagem extraída de www.facebook.com/CopaLibertadores/



Enfim terá início a Libertadores 2020. Os playoffs terminaram na última semana e definiram os últimos participantes da fase de grupos.

32 clubes representando os países da América do Sul (exceto Suriname, Guiana e Guiana Francesa) lutarão pelo troféu mais cobiçado do continente.

Faremos, como sempre, uma breve análise dos grupos e darei os meus palpites de quem se classifica às oitavas-de-final, lembrando que os times classificados em terceiro de cada grupo serão remanejados para a Copa Sulamericana. Será que seu time favorito chegará ao mata-mata?



Imagem extraída de www.facebook.com/CopaLibertadores/



Que irônico! Flamengo e Independiente del Valle, que acabaram de se enfrentar pela Recopa Sulamericana, se encontrarão mais uma vez.

O atual campeão da Libertadores terá três rivais que mandam seus jogos na altitude e dois deles, o Junior de Barranquilla e o Independiente, jogam um bom futebol.

O Mengão não terá vida fácil neste grupo, mas é favorito para terminar em primeiro. O Independiente, com um bom time e um bom treinador, deve ficar com a segunda vaga e o Junior deve ir à Sulamericana. O Barcelona de Guayaquil tem um elenco interessante, mas é o mais fraco dos quatro times desta chave.



Imagem extraída de www.facebook.com/CopaLibertadores/



O Palmeiras deu sorte e caiu em um grupo sem adversários de tradição, devendo avançar sem muitos problemas às oitavas.

Vale ficar de olho no surpreendente Guaraní que joga um futebol de nível técnico razoável e conseguiu eliminar o Corinthians nos playoffs.

Bolívar e Tigre devem brigar pela vaga da Sulamericana, com uma pequena vantagem para os bolivianos, atuais campeões de seu país.



Imagem extraída de www.facebook.com/CopaLibertadores/



Grupo bastante equilibrado e com dois times que já venceram a Libertadores, o Peñarol e o Colo Colo.

Aqui nenhum palpite parece ser absurdo apesar de haver dois clubes que já venceram a competição no passado.

O Athletico Paranaense, dado o equilíbrio do grupo, precisa se esforçar para não desperdiçar pontos em casa e ainda tentar buscar resultados fora para não perder a vaga. O Furacão terá, ainda, de superar a perda de Renan Lodi, Léo Pereira e Bruno Guimarães, além do treinador Tiago Nunes.

Acredito que o Colo Colo (primeiro) e o Peñarol (segundo) avançam às oitavas enquanto o Athletico irá a Sulamericana.



Imagem extraída de www.facebook.com/CopaLibertadores/



Se um grupo com dois campeões já pode ser considerado equilibrado, que tal um com três? River Plate, São Paulo e LDU já venceram a competição em outras ocasiões e estão dispostos a reaver o troféu. Apesar disso, esta chave está bem longe de ser considerada um "grupo da morte" contrariando a opinião de muitos comentaristas.

O River Plate é franco favorito neste grupo mantendo a base vice-campeã do ano passado -a única perda significante foi o meia Exequiel Palacios.

O São Paulo tem boas chances de ficar com a segunda vaga, mas não pode vacilar diante dos rivais que utilizam a altitude como recurso.

O Binacional não é muito conhecido, mas é o atual campeão peruano e tem razoável potencial para surpreender, enquanto a LDU, apesar de já ter vencido a competição, perdeu muito de suas forças com relação àquela geração do final da década passada.

Acredito que River (primeiro) e São Paulo (segundo) avançam às oitavas e o Binacional irá à Sulamericana.



Imagem extraída de www.facebook.com/CopaLibertadores/



Os maiores rivais do Rio Grande do Sul irão se cruzar na fase de grupos. A chave ainda conta com a Universidad Católica (atual campeão chileno) e o tradicional América de Cali. Promessa de muitos jogos disputados. Chave bastante complicada e que pode ser considerada um verdadeiro "grupo da morte".

O Grêmio é o favorito para ficar em primeiro, mas terá pela frente o bom time da Universidad Católica, os rivais colorados e a boa escola colombiana representada pelo América de Cali.

O Inter deve sofrer bastante devido ao elenco sem muitas opções, mas a rivalidade com os tricolores deve motivar a equipe a brigar até o final. Ademais, colorados demonstraram força ao superar os playoffs da Libertadores.

Aqui é difícil arriscar um palpite, mas acredito que o Grêmio termina em primeiro, Inter em segundo e Católica irá à Sulamericana.



Imagem extraída de www.facebook.com/CopaLibertadores/



O Racing, atual campeão argentino, é disparado o melhor time deste grupo por contar com um melhor elenco e com o treinador Sebastián Beccacecce, ex-auxiliar de Sampaoli e adepto do estilo de Loco Bielsa.

O Nacional, apesar de não ter mais a força do passado, tem boas chances de ficar com a segunda vaga e o Alianza Lima deve ir à Sulamericana. O Estudiantes de Mérida deve vir apenas a passeio.



Imagem extraída de www.facebook.com/CopaLibertadores/


O Santos pode sonhar com a classificação, mas não será fácil: o Delfín tem o fator altitude a seu favor enquanto Olimpia e Defensa y Justicia são equipes aguerridas e que deverão lutar até o final.

O Peixe terá de se superar com seu elenco sem muitas opções, mas terá um grupo sem favoritos pela frente, o que melhora um pouco as perspectivas.

Palpites: Olimpia em primeiro, Santos em segundo e Defensa y Justicia na Sulamericana.



Imagem extraída de www.facebook.com/CopaLibertadores/



O Boca Juniors terá um grupo acessível pela frente. O clube xeneize, apesar de enfraquecido, tem poucos rivais de peso e ainda pode se valer da tradição para impor respeito aos adversários.

O Libertad, com um elenco razoável e treinado pelo bom Ramón Díaz, deve ficar com a segunda vaga. O Independiente de Medellín deve avançar à Sulamericana e o Caracas deve vir a passeio.



Lembrando que são apenas palpites baseados no elenco, no momento recente das equipes e no feeling do autor. Como dizem por aí, futebol é uma caixinha de surpresas e alguma zebra pode surgir em qualquer um dos grupos.

Boa sorte a todas as equipes e que avancem as melhores!




Nenhum comentário:

Postar um comentário