terça-feira, 10 de março de 2020

Fofão 50 Anos

Imagem extraída de www.facebook.com/sescrjvoleifeminino/



Hoje é um dia muito especial para o vôlei, afinal nossa ex-levantadora Hélia Souza, mais conhecida como Fofão, completa 50 anos de vida muito bem vividos por sinal!

Fofão é mais do que uma das maiores jogadoras do vôlei mundial. Mais do que isso, é uma verdadeira lenda viva, afinal ela presenciou o nosso vôlei surgindo para o mundo, viu a modalidade crescer no cenário internacional até ser reconhecida e respeitada como é nos dias de hoje.

Fofão iniciou sua carreira nos anos 80 pelo Pão de Açúcar quando ainda não existia formalmente a função de levantadora, os sets terminavam em 15 pontos e havia a regra da "vantagem". Ela, portanto, também presenciou as transformações do vôlei para as regras atuais com o set de 25 pontos (15 no tie break), o fim da vantagem, a implantação do sistema "desafio" e a definição das posições na modalidade (levantadora, líbero, oposta, ponteiras e central).



Imagem extraída de www.facebook.com/FIVBVolleyballWorld/


Fofão defendeu muitos clubes ao longo de sua vitoriosa carreira, mas foi o Rio de Janeiro (na época Rexona-Ades/Unilever e hoje SESC-RJ) o clube com o qual mais se identificou. Foram duas passagens pelo clube carioca (2003-2004 e 2012-2015), três títulos (duas Superligas e um Sulamericano) e também onde ela decidiu se aposentar do vôlei.

Dentre os (muitos) títulos conquistados, como esquecer o ouro olímpico em Pequim-2008? Foi com a sua participação que nosso vôlei feminino conquistou a primeira medalha dourada em sua história. Fofão ainda conquistou 7 Grand Prixes e um Panamericano pela seleção.

Fofão encerrou sua carreira com 45 anos de idade em 2015, mas sua contribuição com o vôlei no Brasil e no mundo são eternas.

Feliz aniversário, Fofão! E muito obrigado por tudo o que fez pelo voleibol!



Imagem extraída de www.facebook.com/sescrjvoleifeminino/



Nenhum comentário:

Postar um comentário