quarta-feira, 8 de maio de 2024

Acasos do Combate

Com dois gols, Joselu foi o herói improvável da noite
(imagem extraída de www.facebook.com/RealMadrid).



Quem imaginaria que Alphonso Davies, que foi preterido pelo treinador Thomas Tuchel, entraria às pressas no jogo no lugar do lesionado Gnabry e abriria o placar para o Bayern? E quem acreditaria que Joselu, que foi contratado pelo Real Madrid apenas para compor elenco, seria o grande herói dos Merengues ao anotar os dois gols da virada? O aleatório sempre participando do futebol.

Carlo Ancelotti enviou seu Real novamente em 4-4-2 losango mas com Carvajal de volta no lugar de Vázquez. Thomas Tuchel, por sua vez, ousou em 4-4-2 linear com Pavlović no lugar de Goretzka, De Ligt no lugar de Kim e Gnabry no lugar de Müller.

O Real tomou a iniciativa utilizando o seu forte lado esquerdo com Kroos e Vini Jr. enquanto o Bayern, mais recuado, concentrou as ações em Kane pelo centro. Os mandantes, após uma confusão na reposição de bola, quase abriram o placar mas Neuer salvou no momento certo. Os visitantes ainda deram azar em perder Gnabry ainda no primeiro tempo e Davies entrou em seu lugar.



Real, em 4-4-2 losango, ataca principalmente pelas pontas.
Bayern, cauteloso em 4-4-2 linear, centraliza os contra-
ataques com Kane (imagem obtida via this11.com).



Davies, em um contra-ataque, é acionado às costas de Carvajal por Kane e fuzila Lunin em um petardo em diagonal. 1x0 Bayern. À frente no placar, Tuchel começa a recuar o time trocando Sané por Kim apesar de restarem mais de 15 minutos de jogo.

Ancelotti responde trocando Kroos, Rodrygo, Valverde e Tchouaméni por Modrić, Brahim, Joselu e Camavinga. O Real consegue igualar o placar mas Nacho acerta Kimmich no rosto e o gol é anulado. Tuchel recua ainda mais o time substituindo Kane e Musiala por Choupo-Moting e Müller, o que foi a senha para os mandantes avançarem.

Joselu, em uma falha de Neuer, pega um rebote e empata a partida. Minutos depois, o atacante vira a partida em lance polêmico -o juiz havia assinalado impedimento inicialmente mas o VAR confirmou o tento dos Merengues. Desorganizado e visivelmente abalado, o Bayern se lança ao ataque mas já estava mentalmente derrotado apesar dos mais de dez minutos de acréscimo à disposição.



Davies abre o placar para o Bayern mas Tuchel recua o time
cedo demais e Joselu vira a partida (imagem obtida via this11.com).



O Real, que caminhava para um ano melancólico devido às muitas lesões no elenco, reage nesta segunda metade da temporada e tem a chance de conquistar o 15º título da Champions League. Ao Bayern, resta planejar 2024-25. O clube bávaro paga o preço pela precipitação em 2023 e passará por uma grande reformulação com a saída de Thomas Tuchel e de vários atletas do grupo.

Poucos imaginariam que o encostado Davies e, principalmente, o reserva Joselu poderiam decidir uma partida tão importante. Por mais que a estatística demonstre que certos jogadores possuem maior probabilidades de resolverem um jogo, sempre há aquele percentual mínimo para que heróis improváveis surjam. O futebol é fascinante justamente porque é aleatório.

Nenhum comentário:

Postar um comentário