quarta-feira, 22 de maio de 2024

Sim, É Possível!

Lookman acabou com a invencibilidade do Bayer
(imagem extraída de twitter.com/EuropaLeague).



O que parecia impossível finalmente aconteceu. A Atalanta acabou com a invencibilidade do Bayer Leverkusen de 51 jogos sem derrota. E foi de maneira incontestável com a Dea vencendo por 3x0 (todos os gols foram anotados por Ademola Lookman) se mantendo fiel ao estilo que Gian Piero Gasperini adotou desde a sua chegada a Bérgamo.

Ambos os times foram a campo em 3-4-3 com atacantes mais móveis para ajudar na recomposição. Os italianos começaram o jogo com mais intensidade atacando pelos lados com De Ketelaere e Lookman, além do volante Éderson apoiando por dentro. Os alemães preferiram atuar na defensiva e tentar bolas longas às costas da zaga aproveitando as linhas altas da Dea.

O Leverkusen visivelmente entrou mais preocupado com o lado direito da Atalanta, tanto que escalou quatro jogadores que atuam pela esquerda -Tah, Hincapié, Grimaldo, Adli. Os Orobici, então passaram a forçar mais as jogadas pela outra ponta com Lookman realizando boas tabelas com Éderson e Ruggeri. Desta maneira, o nigeriano fez os dois gols no primeiro tempo e a Dea foi para o intervalo com a confortável vantagem de 2x0.

Os Werkself  conseguiram chegar com mais perigo ao final da primeira etapa aproveitando o cansaço dos Orobici, mas os três zagueiros italianos mais o volante Koopmeiners conseguiram anular os ponteiros rivais e o meia Wirtz.



Os dois times em 3-4-3. Atalanta ataca pelas pontas com De
Ketelaere e Lookman, além de utilizar Éderson como apoio
pelo centro. Leverkusen, recuado, tenta responder com
bolas longas às costas da defesa em direção a Adli
(imagem obtida via this11.com).



Xabi Alonso troca Stanišić por Boniface e adianta as linhas em busca da virada. Gasperini substitui Kolašinac (lesionado) por Scalvini e ordena a seu time para recuar visando os contra-ataques. Desta forma, o Leverkusen consegue chegar com mais perigo à área de Musso enquanto a Atalanta controla o jogo com faltas.

O treinador basco, sem alternativa, escancara a sua equipe nos minutos finais mas a Atalanta consegue resistir à pressão e dá o golpe final com Lookman novamente. Os alemães vêm para cima mas já estavam psicologicamente derrotados.



Leverkusen consegue adiantar as linhas no 2º tempo e troca passes,
mas a Atalanta consegue controlar o jogo negando espaços ou com
faltas. E Lookman, em contra-ataque, dá o golpe final nos alemães
(imagem obtida via this11.com).



Atalanta, enfim, consagra o treinador Gian Piero Gasperini após tantos anos de altos e baixos. O técnico, que encantou a Europa durante a temporada 2019-20, consegue o oitavo título da Dea (e apenas o segundo da elite europeia) e faz história no continente. Mesmo com as oscilações, o comandante se manteve fiel ao seu estilo ofensivo e teve competência para repor as muitas perdas no elenco.

Leverkusen faz campanha histórica mas a falta de experiência em grandes jogos parece ter cobrado seu preço. Não obstante, Xabi Alonso inventou demais no jogo decisivo quando deveria adotar uma escalação mais conservadora. Erros típicos para um treinador ainda jovem e que em nada tiram o brilho da temporada fantástica.

A Atalanta fatura a Europa League com diversas marcas a comemorar, afinal a Dea conquista seu primeiro título internacional e ainda descobriu uma fórmula para superar o invicto Leverkusen. Certamente Gian Piero Gasperini e seus comandados terão ótimas histórias para contar a respeito desta competição...



Imagem extraída de twitter.com/EuropaLeague




Nenhum comentário:

Postar um comentário