segunda-feira, 13 de maio de 2024

Os Dois Pilares

Reprodução Twitter



A geração 2010-2013 do Borussia Dortmund deixou muitas saudades ao torcedor aurinegro, afinal aquela equipe conseguira acabar com a hegemonia do poderoso Bayern München na Bundesliga e alcançara a final da Champions League em 2013 quando acabaram derrotados pelos próprios bávaros no Wembley Stadium na Inglaterra.

A realidade financeira do Dortmund, porém, impede que o clube mantenha seus elencos intactos a cada temporada e aquela geração foi sendo desmanchada no decorrer dos anos, seja porque os jogadores foram negociados, seja porque os atletas foram perdendo espaço pela idade. Um grande legado daquele time, porém, ainda permanece: o zagueiro Mats Hummels e o meia Marco Reus. E ambos terão a sua revanche onze anos depois no mesmo Wembley Stadum diante do Real Madrid.

Reus e Hummels são remanescentes daquela equipe fantástica de 2012-13 e atravessaram muitos altos e baixos desde aquela fatídica final. O zagueiro venceu a Copa do Mundo pela Alemanha em 2014, teve um breve retorno ao arquirrival Bayern (onde fora revelado) entre 2016 e 2019 e caiu em desgraça pela Mannschaft após muitas falhas na Eurocopa 2020 (realizada em 2021 devido à pandemia). O meia-atacante, por sua vez, desfalcou a Nationalelf várias vezes devido às muitas lesões, recebeu a faixa de capitão no Dortmund, perdeu a braçadeira para Emre Can e anunciou que deixará os Aurinegros ao término desta temporada.



Reus e Hummels foram titulares na final da Champions
em 2013 e terão sua revanche em 2024 (reprodução Twitter)



Hummels e Reus não conseguiram manter o desempenho daquela equipe de 2010-2013, tanto que o Dortmund faturou pouquíssimos títulos desde o fim daquela geração gloriosa. A dupla, porem, foi fundamental para liderar as safras subsequentes de jogadores e também para manterem vivas as memórias de uma equipe que encantou a Europa.

A profunda ligação da dupla com o clube foi fundamental para que o Dortmund se mantivesse competitivo no decorrer dos anos visto que os Aurinegros dificilmente conseguem manter seus elencos e os jogadores têm pouco tempo para criar identificação com o time. Se não fosse pelos dois capitães de facto (lembrando que Emre Can é quem utiliza a braçadeira), "milagres" como o desta temporada 2023-24 jamais teriam acontecido, quando os Schwarzgelben superaram rivais de maior poder aquisitivo e alcançaram a final da Champions contra todas as chances.

O Borussia Dortmund não é favorito ao título visto que o poderoso Real Madrid, com mais elenco e tradição, estará do outro lado. Mesmo que o troféu não venha, a milagrosa temporada 2023-24 já merece ser celebrada pela garra e determinação demonstrada pelos Aurinegros. E os dois líderes, Reus e Hummels, foram fundamentais para que os alemães chegassem à final da Champions apesar de todas as chances estarem contra os Schwarzgelben



Reprodução Twitter




Nenhum comentário:

Postar um comentário