domingo, 16 de fevereiro de 2025

O Cheesecake do ICB I




2009. O restaurante do Instituto de Ciências Biomédicas I (ICB I) voltou a funcionar após muito tempo de inatividade -acho que o estabelecimento fechara as portas em 2004. Uma empresa venceu a licitação para explorar o local e passou a oferecer refeições no sistema de self-service por quilo. Mas eram as sobremesas que haviam chamado a atenção do autor, em especial o cheesecake.

Eu costumava ir ao restaurante umas duas vezes por semana e sempre pegava uma fatia de cheesecake. Até hoje me lembro que havia dois sabores, o de frutas vermelhas e o de goiabada. Meus amigos do laboratório viviam me sacaneando porque eu sempre pegava o mesmo doce quando íamos tomar café no estabelecimento. Eu era um consumidor tão fiel da guloseima que, certa vez, o dono me vendeu dois pedaços pelo preço de um!

Eu também adorava o molho de pimenta daquele restaurante. Lembro que fui almoçar com meus colegas quando tive a ideia de jogar o tempero na salada e ficou muito bom. Gostei tanto que fui perguntar onde eles compravam e fui informado de que aquilo era uma mistura de diversos condimentos vendidos no atacadista Roldão, localizado próximo ao Portão 3 da USP.






Meu "convívio" com o cheesecake, infelizmente, não durou muito tempo. Alguns meses depois, a licitação do restaurante acabou e o estabelecimento fechou as portas novamente. Eu deveria ter perguntado ao proprietário se eles atenderiam em algum outro local ou quem era o fornecedor daquele doce. Mas, lento como eu era, nem pensei nisto quando soube da triste notícia.

O estabelecimento, felizmente, não permaneceu inativo durante muito tempo e uma outra empresa venceu a licitação para explorar o local. As refeições do novo restaurante eram muito mais saborosas que as do antecessor mas, infelizmente, não havia o meu amado cheesecake no cardápio.

A nova empresa, contudo, ofereceu um outro doce que preencheu o vazio no coração do autor, o donut com recheio de creme bavarian! Assim, toda vez que íamos tomar café no restaurante, eu pedia uma rosquinha. Não obstante, descobri que era possível adquirir a guloseima congelada em um supermercado próximo de minha casa, mas esta história fica para um texto futuro!







Nenhum comentário:

Postar um comentário