![]() |
Imagem extraída de www.facebook.com/philadelphiaeagles |
Eu estava organizando os próximos textos para o blog quando vi o anúncio do Super Bowl LIX (a grande final da National Football League ou NFL) e pensei: por que não conhecer melhor aquele "jogo estranho" e, de quebra, escrever um post a respeito das minhas primeiras impressões? Assim, adiantei os meus afazeres de ontem e assisti à partida que começou por volta das 21h (horário de Brasília).
A primeira impressão que tive do futebol americano não foi das melhores, visto que o jogo é interrompido quase que o tempo todo, seja porque a bola saiu, seja porque o jogador que detêm sua posse foi derrubado. Para piorar, eu estava morrendo de sono e comecei a reclamar da partida truncada que estendeu um quarto de 15 minutos para quase uma hora. Talvez tenha sido alguma estratégia cautelosa dos times visto que era a grande final e o menor erro poderia custar caro.
O sistema de pontuação do futebol americano é bastante semelhante ao de seu "primo", o rúgbi, o que justifica a confusão dos leigos entre as duas modalidades. Aliás, não considerei a partida violenta apesar dos muitos agarrões e empurrões em campo. Todo o contato físico ocorre sem excessos, os atletas utilizam proteções e a arbitragem está sempre em cima dos lances para evitar transgressões.
Confesso que não entendi o restante das regras, em especial a marcação das infrações. Também não compreendi as substituições de atletas -o kicker e o quarterback dos times não permanecem em campo o tempo todo. Por fim, eu viajei nos jargões utilizados pelo narrador como punt e receptor. Certamente, eu não conseguiria aprender todo o regulamento daquele "esporte estranho" com apenas um jogo visto.
![]() |
Imagem extraída de www.facebook.com/philadelphiaeagles |
Houve, ainda, a apresentação do rapper Kendrick Lamar durante o intervalo após o segundo quarto da partida. Confesso que não dei lá muita atenção para o show mas considerei uma proposta interessante dos organizadores ao fazerem do Super Bowl um espetáculo além do esporte propriamente dito. Diversas celebridades como Sir Paul McCartney e Taylor Swift também marcaram presença na plateia.
O jogo foi marcado pelo amplo domínio do Philadelphia Eagles sobre o Kansas City Chiefs -a equipe do leste americano chegou a abrir trinta pontos de vantagem sobre o adversário do centro, que só conseguiu pontuar durante os dois últimos quartos. Fiquei surpreso ao saber que o time de vermelho era o atual bicampeão do Super Bowl enquanto o de verde vinha de um início de temporada ruim. Mais uma evidência de que no mata-mata tudo pode mudar em questão de segundos.
Não assisti à cerimônia de premiação e desliguei a transmissão assim que os Eagles foram declarados campeões. A vantagem do time de verde era tão grande que os jogadores do banco de reservas nem esperaram o término da partida para darem o tradicional banho de Gatorade no treinador Nick Sirianni.
Confesso que não fiquei muito empolgado durante minha primeira experiência com o futebol americano, em especial com as constantes interrupções da partida. Diversos amigos meus, porém, celebravam cada ponto dos Eagles nas redes sociais e fizeram questão de festejar o título do Super Bowl LIX. Talvez eu consiga apreciar melhor a modalidade ao acompanhar mais jogos e ao compreender melhor suas regras. O autor, portanto, se compromete a dar novas oportunidades à NFL e assistir a mais confrontos durante a próxima temporada. Quero muito descobrir a magia deste esporte que vêm ganhando cada vez mais adeptos aqui no Brasil.
![]() |
Imagem extraída de www.facebook.com/philadelphiaeagles |
Nenhum comentário:
Postar um comentário