domingo, 20 de abril de 2025

A Cerveja que Desceu Quadrado




Nem todos os encontros que eu tive terminaram bem. Certa vez fui ver um amigo e fomos tomar uma cerveja artesanal. Os "efeitos colaterais" daquela noite, porém, foram muito além da ressaca e o autor passou mal durante cerca de dois dias. Estou omitindo o nome do estabelecimento para não prejudicar o nome da empresa que é "inocente até que se prove o contrário".

Março de 2024. Um amigo da faculdade, que hoje mora no interior de São Paulo, estava de passagem pela capital paulista e nos chamou para beber após o expediente. Optamos por um bar especializado em cerveja artesanal localizado na Zona Oeste. Como havia chegado muito cedo, fiz um pouco de hora em um shopping próximo e depois em um supermercado onde acabei encontrando meu colega.

Não havia refeições no local -o estabelecimento servia apenas porções de amendoim- mas a garçonete disse que poderíamos encomendar comida para entrega via aplicativo se quiséssemos. Também fomos informados que havia uma mesa de sinuca/bilhar no local e poderíamos jogar sem custos. Pedi a primeira cerveja -a mais fraca do cardápio, como sempre- e os demais colegas chegaram ainda com o dia claro.






Eu mal havia começado a segunda cerveja quando comecei a espirrar bastante -acho que era um prenúncio de que o pior estava por vir! Como estávamos próximos a um reduto de palmeirenses, evitei falar muito a respeito de futebol. A bebida oferecida pelo bar era bastante forte e fiquei embriagado rapidamente! Nem tive coragem de experimentar as de teor alcoólico mais elevado -os meus amigos se arriscaram! Se não me engano, voltei pra casa dizendo um monte de frases aleatórias a respeito de carros!

A manhã seguinte foi inesquecível no mau sentido! Além da ressaca, a bebida causou uma dor de barriga muito forte! Fiquei fora de combate durante uns dois dias! Considerei não beber mais cerveja artesanal depois do lamentável episódio, mas resolvi arriscar em um novo encontro com os mesmos amigos. E, desta vez, nenhum problema!

Alguns de meus colegas, para a minha surpresa, também haviam passado mal após aquela noite. Indícios de que a cerveja possuía "efeitos colaterais" no sistema digestivo ou de que as condições de higiene no estabelecimento não estavam adequadas durante aquele dia. É possível adquirir a bebida do mesmo rótulo em supermercados, mas ainda não havia realizado a "contraprova" até a publicação deste texto!

O incidente em nada afetou meu gosto por saídas e, tampouco, me desmotivou a encontrar meus amigos em outras cervejarias artesanais. Hoje até dou risada do ocorrido, tanto que trouxe a história aqui para o blog. Admito, porém, que o episódio, por muito pouco, não abalou a minha confiança em bebidas do gênero.







Nenhum comentário:

Postar um comentário