domingo, 13 de abril de 2025

Os Donuts do ICB I




Nem tive tempo de sentir saudades do cheesecake do ICB I! Algum tempo depois que a licitação do restaurante acabou, outra empresa ganhou o direito de explorar o lugar e passou a servir refeições no estabelecimento -muito mais saborosas que as da antecessora, devo admitir. E havia uma sobremesa maravilhosa que preencheu o vazio no coração do autor, o donut!

Os donuts haviam chegado ao Brasil em meados dos anos 80 através da franquia Dunkin' Donuts. Por algum motivo que desconheço, a empresa reduziu sua atividade no país durante a década seguinte (soube recentemente que ainda há lojas em Brasília) e nunca mais tive acesso à guloseima. Havia apenas imitações malfeitas oferecidas por padarias. A saudade durou até o dia quando fui conhecer a então nova lanchonete do ICB e achei o doce bastante parecido com o original. Até esqueci o cheesecake depois disso!

O autor, desta forma, voltou a frequentar o restaurante com frequência para saborear os donuts! Até hoje lembro os sabores: chocolate, doce de leite e creme bavarian! O último era o meu favorito apesar do nome visto que o blogueiro torcia para o Borussia Dortmund na época, o grande rival do Bayern München sediado na Baviera!






Descobri posteriormente que era possível adquirir aqueles mesmos donuts congelados em supermercados e, após muita pesquisa, encontrei uma loja perto da minha casa que comercializava as guloseimas. E o melhor: havia outros sabores, incluindo o de frutas vermelhas que era o favorito do autor durante sua infância! Com um sorriso de orelha a orelha, eu trouxe diversas caixas para comer em casa!

Não sei o que ocorreu com o restaurante depois que parei de trabalhar no ICB -eu deixei a instituição em setembro de 2015. Se não me falha a memória, o estabelecimento havia fechado as portas novamente e alguns food trucks (que eram moda naquela época) passaram a funcionar no instituto, mas não posso afirmar isto com certeza.

A oferta de donuts, felizmente, melhorou durante os últimos anos e agora temos muito mais opções para degustarmos. Mesmo as padarias que eu frequentava (e também criticava!) passaram a oferecer produtos mais fieis aos originais. Nada, porém, substitui as lembranças de reunir os amigos do laboratório naquele restaurante durante os intervalos dos experimentos e saborearmos juntos aquelas guloseimas!







Nenhum comentário:

Postar um comentário