domingo, 31 de agosto de 2025

I Simpósio de Nutrição Materno Infantil




31 de agosto, Dia do Nutricionista. Conheci diversos estudantes e profissionais do ramo durante os sete anos que trabalhei no Instituto de Ciências Biomédicas. Não obstante, as linhas de pesquisa onde eu atuava possuíam muitas confluências com a área. Devido a essa proximidade, acabei desenvolvendo um grande respeito pela profissão desde então. Isso sem mencionar os diversos amigos que eu fiz durante o período mencionado.

2019. Fui convidado por uma amiga nutricionista para assistir a um simpósio que ela estava organizando no Centro Universitário São Camilo onde ela se graduara. Eu havia lhe enviado uma mensagem de "parabéns" durante o mês anterior quando ela me chamou para prestigiar seu evento. Pois é! Ela quem fez aniversário e fui eu quem ganhei o presente!

Saí bem cedo de casa rumo ao Ipiranga (zona sul de São Paulo) onde está situado o campus. A despeito de ser um sábado, acabei chegando um pouco atrasado devido ao trânsito típico do final de semana. Uma pena que não haja trens ou metrôs no bairro pois há dezenas de pontos de interesse na região incluindo o Museu do Ipiranga, o Aquário Municipal de São Paulo e diversos restaurantes aclamados. Sem mencionar que isto ajudaria bastante em meu deslocamento.

As palestras eram todas focadas em amamentação, como o nome do simpósio sugeria. Felizmente, eu possuía um conhecimento razoável na área por ter desenvolvido material pedagógico no setor e, portanto, pude apreciar as apresentações. Cabe mencionar que o anfiteatro estava bem cheio, denotando que o evento havia sido um sucesso.






A apresentação da minha amiga foi a última do dia, o que foi um grane alívio para o autor visto que eu chegara atrasado para a abertura do simpósio. Tive de ser breve com a conversa visto que ela estava ocupada com a organização do evento e ela ainda teria de se preparar para sua palestra. Ainda assim, foi um reencontro agradável após quatro anos sem nos vermos.

Fui embora por volta das 17 horas. O Über que me transportou de volta para casa ainda me brindou com uma rota repleta de atrações históricas como o Museu do Ipiranga e o Mercado Municipal. Uma pena que eu não fiz registros, visto que eu estava "ocupado" jogando Pokémon Go no caminho! Mesmo sendo um pouco corrido, tive um dia agradável no Ipiranga.

I Simpósio de Nutrição Materno Infantil foi uma excelente oportunidade para reafirmar a importância da nutrição e também o respeito que tenho pela profissão. Sem mencionar que pude reencontras minha amiga após tantos anos. Uma pena que o bairro do Ipiranga ainda seja tão inacessível para o autor, afinal há muitas outras atrações das quais eu gostaria de desfrutar na região.

O blog Farma Football gostaria de aproveitar a ocasião e desejar um feliz Dia do Nutricionista a todos os estudantes e profissionais do ramo! O autor pôde atestar a importância e os fascínios da profissão durante os seus anos de pesquisa! Parabéns a todos que atuam na área e aproveitai bem vosso dia!







segunda-feira, 25 de agosto de 2025

O Renascimento de McTominay

Imagem extraída de facebook.com/SSCNapoli



Scott McTominay, segundo a Wikipedia, ingressou no Manchester United em 2002 quanto possuía apenas cinco anos de idade. O volante estreou entre os profissionais dos Red Devils em 2017 mas o meio-campista jamais fora unanimidade durante as sete temporadas que realizara na Inglaterra. Nem mesmo o ótimo desempenho na Euro 2024 (quando ofuscou até mesmo o capitão Robertson) foi suficiente para mudar seu status em Manchester.

A situação do volante piorou devido à crise no Manchester United com as constantes mudanças de treinador. McTominay, que já não gozava de muito prestígio no clube, foi colocado na lista de "negociáveis" ao término da temporada 2023-24. O então novo técnico do Napoli, Antonio Conte, apostou no escocês que assinou com os Partenopei.

O Napoli estava ferido após a decepcionante temporada anterior. O clube perdera seu definidor Victor Osimhen após desentendimentos do nigeriano com dirigentes e, mais tarde, lamentaria a saída de seu principal jogador, Khvicha Kvaratskhelia, para o Paris Saint-Germain em janeiro de 2025. O time Partenopei sequer era visto como favorito ao Scudetto devido ao ano anterior abaixo das expectativas.

McTominay, porém, correspondeu à confiança que Conte depositara no escocês. Com mais liberdade para pisar na área adversária (o jogador que é volante de origem, passou a atuar como um box-to-box) e entrosado com o compatriota Billy Gilmour, o meio-campista liderou uma improvável arrancada do Napoli até o título da Serie A. Cabe mencionar que os Partenopei também contaram com uma certa dose de sorte devido aos tropeços da Internazionale durante o returno. 



Imagem extraída de facebook.com/SSCNapoli



O escocês não apenas ajudou o Napoli a conquistar o improvável tetracampeonato italiano como também foi eleito o melhor jogador da Serie A na temporada 2024-25. Não obstante, o volante foi indicado para a Bola de Ouro, o que engrandeceu ainda mais o feito de McTominay. O jogador que fora desprezado em Manchester agora ouvia seu nome ser gritado pela torcida em Nápoles.

Especulou-se de que McTominay poderia perder o protagonismo e também liberdade em campo com a contratação do meia Kevin de Bruyne em 2025-26. O escocês, porém, anotou o primeiro gol dos Partenopei na estreia contra o Sassuolo e evidenciou que pode atuar ao lado do estrelado belga sem grandes problemas. Mais do que isso, o time de Nápoles se credencia a voos mais altos com um elenco mais encorpado.

O desempenho de McTominay no Napoli demonstra que o problema estava o tempo todo no United, e não no jogador. As boas exibições de Anthony (que deixara os Red Devils por empréstimo) no Real Betis apenas reforçam tal teoria. Não obstante, o clube vermelho de Manchester iniciou a temporada com o pé esquerdo ao perder na estreia em casa para o Arsenal e sofrer um empate contra o Fulham, cujas pretensões se limitam a escapar do rebaixamento.

O ocorrido com McTominay é um exemplo de como o ambiente influencia o desempenho de um funcionário. Um jogador considerado "ruim" em um time pode perfeitamente se encaixar em alguma outra equipe. E um meio de trabalho tóxico pode ser extremamente prejudicial para a carreira de um profissional.



Imagem extraída de facebook.com/SSCNapoli




domingo, 24 de agosto de 2025

Cachorro de Aluguel




O departamento onde eu fazia pós-graduação era dividido em dois andares e não tive muito contato com as pessoas do piso superior ao longo dos sete anos que trabalhei no Instituto de Ciências Biomédicas. Ainda assim, conheci alguns dos alunos e docentes oriundos da parte de cima durante os almoços na copinha, incluindo uma professora com quem conversava com frequência.

A professora costumava trazer seu cachorro (não me recordo se era macho ou fêmea) para o Instituto de vez em quando. Eu encontrei o animalzinho algumas poucas vezes geralmente pela manhã quando eu chegava para o trabalho mas eu jamais interagi com ele, apenas cumprimentava a professora e seguia o meu caminho.

O cachorro, porém, fez muito sucesso no Instituto. Mais do que isso, ele se tornou uma "terapia" contra a estressante rotina enfrentada pelos colegas do departamento! Eu soube que alguns conhecidos pediam o animalzinho "emprestado" para a professora e brincavam com ele para "relaxarem"! E a docente raramente negava as "cessões"!






Uma pena que os contatos com a docente diminuíram a medida em que o autor foi terminando o seu mestrado. Nunca tive a oportunidade de conversar com ela a respeito do cachorro durante as oportunidades que eu a encontrei na copinha. Eu sequer soube dos "empréstimos" do animalzinho aos colegas do Instituto durante nossos almoços.

Não encontrei mais o cachorro no Instituto durante os meus últimos anos no prédio mas outro animalzinho preencheu o vazio deixado. A simpática Lassie, uma vira latinha, apareceu nas dependências do ICB e foi prontamente adotada pelos seguranças do edifício. Ela até ganhou uma casinha dos guardas para resistir às noites frias de inverno"!

Não sei se os colegas também brincavam com a Lassie assim como faziam com o cachorro da docente, mas a nova "mascote" do Instituto era muito querida pelos funcionários do prédio. Tanto que eram raras as pessoas que deixavam de interagir com o animalzinho antes do trabalho!







sábado, 23 de agosto de 2025

Será que o Brasil Realmente Deseja o Fair Play Financeiro?

Imagem extraída de x.com/leilapereiralp



A presidenta do Palmeira, Leila Pereira, defendeu o modelo de clube-empresa e também a implantação do fair play financeiro como soluções para os problemas econômicos enfrentados pelos clubes brasileiros. A mandatária aproveitou a oportunidade para alfinetar o arquirrival Corinthians, que deve mais de R$ 2 bilhões e foi punido pela FIFA com transfer ban (está proibido de contratar novos jogadores) por calote ao Santos Laguna do México.

O fair play financeiro nada mais é do que uma regra de sustentabilidade econômica que impede que os clubes gastem mais do que arrecadam. O mecanismo fora criado durante a década anterior na Europa para punir instituições que acumulassem dívidas (como quase ocorreu com o Lyon durante a última temporada) e também para evitar que magnatas (como os donos do Paris Saint-Germain e os ex-proprietários do Chelsea) desequilibrem as competições com seus elencos inchados.

A aplicação da medida, cabe mencionar, não se mostrou totalmente eficaz mesmo na Europa. Na Inglaterra, os hoje medianos Everton e Nottingham Forest foram punidos com a dedução de pontos por desrespeitarem a regra enquanto o milionário Manchester City, que teria cometido infrações ainda mais graves, vem conseguindo adiar o seu julgamento. A ausência de isonomia já deflagrou a revolta de alguns clubes no país exigindo revisão das normas.

A regra, a despeito de suas falhas, ainda seria muito bem-vinda no Brasil visto que coibiria as gestões irresponsáveis de alguns de nossos dirigentes, cujos clubes devem bilhões de reais. Não obstante, evitaríamos vexames como atrasos nos vencimentos ou calotes em outros times. E as instituições não mais se tornariam reféns de más administrações que aumentam as dívidas ao invés de amortizá-las.



Imagem extraída de x.com/leilapereiralp



A implantação do fair play financeiro no Brasil, porém, enfrentaria muita resistência por parte de alguns dos próprios dirigentes visto que a maioria dos clubes ainda é administrado da maneira tradicional (cartolagem) e, com a adoção das medidas, os mandatários teriam limites mais rígidos para seus habituais gastos. Ademais, os torcedores também se oporiam à regra visto que os fãs adoram contratações e o regulamento seria um obstáculo a mais para a aquisição de novos jogadores.

Os clubes brasileiros, ademais, são especialistas em encontrar brechas nos regulamentos. Há algumas temporadas atrás, fora implantado um limite na demissão e contratação de treinadores. Os dirigentes, porém, conseguiram driblar a regra como o argumento de que "seus técnicos que haviam pedido desligamento". A julgar pelo exemplo da Inglaterra, não seria difícil observar nossos times burlando o fair play financeiro aproveitando-se de eventuais falhas.

A implantação do fair play financeiro no Brasil, portanto, confrontaria dois cenários no país: o ideal e o real. Idealisticamente, nossos dirigentes acatariam as regras e passariam a gerir seus clubes com mais responsabilidade. Realisticamente, a norma sequer seria aceita e, se isto ocorrer, haverá dezenas de cartolas se aproveitando de possíveis brechas no regulamento para a manutenção de seu status quo.



Imagem extraída de x.com/leilapereiralp




quarta-feira, 20 de agosto de 2025

Quem Vai Ficar com Rodrygo?

Imagem extraída de www.facebook.com/rodrygogoes



A maior novela da atual janela de transferências tem Rodrygo como protagonista. O brasileiro já havia perdido espaço durante a temporada anterior no Real Madrid com a chegada de Mbappé. E o cenário não deve mudar com a troca de treinador -saiu Carlo Ancelotti e entrou Xabi Alonso. Não obstante, o ex-santista teria afirmado que gostaria de jogar no lado esquerdo onde disputaria posição com Vini Jr., Gonzalo García, Endrick e o próprio Mbappé. Com isto, o atacante se tornou "negociável" pelo clube merengue.

Manchester City, Liverpool, Arsenal e PSG já demonstraram interesse no brasileiro, sendo os Citizens os mais ávidos em contar com os serviços do jogador para repor a saída de Kevin de Bruyne ou Jack Grealish, segundo jornalistas. O atleta também já esteve no radar do Bayern München mas os bávaros já contrataram Luis Díaz para a posição.

Rodrygo se destaca pela versatilidade, podendo jogar nos dois lados do ataque e também centralizado como "falso nove", além de recompor muito bem quando o time está sem a bola. O ex-santista também pode quebrar o galho na armação como um camisa 10. O jogador, não obstante, é pouco midiático e, aparentemente, não se importa de atuar como um "coadjuvante" para os colegas mais estrelados.



Imagem extraída de www.facebook.com/rodrygogoes



O Real Madrid não deveria abrir mão de Rodrygo visto que o brasileiro pode preencher diversas lacunas no elenco graças à sua versatilidade. O camisa 11, aliás, é o principal quebra-galho do grupo junto com Fede Valverde visto que ambos os atletas já foram improvisados em diversas funções no time. E ambos jamais reclamaram publicamente ao atuarem fora de suas posições de origem. Cabe ainda mencionar que as temporadas estão ainda mais extensas e o jogos estão ainda mais exigentes, o que demanda constantes revezamentos no onze inicial.

Os Blancos, caso realmente queiram prescindir de Rodrygo, poderiam oferecê-lo ao City em troca do xará Rodri em uma operação onde todos lucrariam: o brasileiro, graças à sua versatilidade, se encaixaria bem na filosofia de jogo de Guardiola enquanto o Real teria o seu volante dos sonhos para substituir Kroos ou Modrić. Outras possibilidades seriam permutas por Konaté (Liverpool), Saliba (Arsenal) ou Vitinha (PSG); todos desejados pelos espanhóis, segundo periódicos desportivos.

O Real Madrid, portanto, possui um jogador valiosíssimo em mãos: pode ser muito útil caso ainda seja mantido no grupo, ou seria uma ótima moeda de troca visto que diversos clubes endinheirados têm interesse no brasileiro. Que os dirigentes madrilenhos reconheçam o valor do atacante que possuem, independente da maneira como irão utilizá-lo nesta temporada.



Imagem extraída de www.facebook.com/rodrygogoes




terça-feira, 19 de agosto de 2025

Lições que o Mata-Mata Ensina

Imagem extraída de www.facebook.com/copadobrasilcbf



Voltamos a publicar os "textos normais" no blog Farma Football. Não é uma promessa mas o autor acompanhará mais jogos ao longo da temporada e tentará manter a regularidade deste diário com mais postagens.

As oitavas-de-final da Copa do Brasil reservaram algumas surpresas, sobretudo se compararmos a realidade financeira dos envolvidos nos confrontos. O Corinthians, devendo mais de R$ 2 bilhões e sob intensa crise política, eliminou o arquirrival Palmeiras que desfruta de situação muito mais favorável sob os âmbitos econômico e administrativo. O São Paulo, que está em ascensão na Série A do Campeonato Brasileiro, caiu diante do Athletico Paranaense, que mal consegue se manter no G-4 da Série B. E, por fim, observamos o milionário Flamengo ser desclassificado pelo Atlético Mineiro que atrasou os salários de seus atletas.

Os resultados foram considerados "vergonhosos" para alguns comunicadores, sobretudo se compararmos a situação econômica dos adversários e, consequentemente, a qualidade técnica dos elencos. Alguns torcedores não se contiveram e explodiram em revolta contra os próprios times, em especial os palmeirenses que realizaram protestos violentos. A presidenta do Palmeiras, Leila Pereira, ainda mencionou os atrasos nos salários e os calotes por parte do Corinthians enquanto o Verdão honra seus compromissos.

Os placares, por outro lado, reafirmaram um dos maiores fascínios do futebol que é a possibilidade de um time teoricamente "mais fraco" derrotar um adversário "mais forte". A probabilidade é ainda maior em uma competição disputada no formato de mata-mata onde o fator psicológico, muitas vezes, é ainda mais decisivo que o técnico. Cabe lembrar que Palmeiras e São Paulo tiveram jogadores expulsos durante suas respectivas partidas de volta.



Imagem extraída de www.facebook.com/copadobrasilcbf



A Copa de Mundo de Clubes, realizada há algumas semanas antes, reforçou tal argumento. O Fluminense, que era visto como um time "azarão", realizou a melhor campanha dentre as equipes não-europeias do torneio. Não obstante, o Tricolor eliminou a Internazionale (que fora vice-campeã da última Champions League) e ainda arrancou um empate contra o Borussia Dortmund a despeito de todas as discrepâncias técnicas e financeiras.

O futebol, por fim, é disputado por humanos, e nada no ser humano é exato. O esporte não possui fórmula pronta e estratégias de sucesso em um passado podem não surtir efeito no presente. Um time pode estar com as finanças em dia e possuir um elenco virtualmente impecável apenas para ser derrotado por um rival endividado e sem opções no banco de reservas.

Os recentes resultados da Copa do Brasil, portanto, reafirmam o fascínio do torcedor brasileiro pelo mata-mata, um formato emocionante em todos os sentidos e também onde as aleatoriedades do futebol se manifestam da maneira mais intensa possível. Como afirmou o treinador Renato Paiva, "o cemitério do futebol está cheio de favoritos".



Imagem extraída de www.facebook.com/copadobrasilcbf




domingo, 17 de agosto de 2025

O Zumbi do Sumaré




Quase todos os leitores e leitoras já devem ter voltado para casa bêbados ou de ressaca após alguma festa à noite. O autor, em 2012, fora comemorar o aniversário de um amigo no bar e optou por pernoitar na casa de outro colega antes de regressar ao seu lar no dia seguinte. O que o blogueiro não imaginava, porém, era que o ocorrido geraria uma história tão inusitada em seu trabalho!

Eu recebera um convite para o aniversário de um amigo no bar Genuíno (algum dia talvez eu faça uma resenha sobre o estabelecimento) localizado no bairro da Vila Mariana, Zona Sul de São Paulo. Eu não pretendia ir inicialmente visto que eu teria um longo experimento naquele dia e dificilmente conseguiria chegar a tempo, mas terminei tudo antes do previsto e rumei à festa.

O deslocamento foi um pouco tenso visto que já era noite e eu teria de desembarcar no Metrô Ana Rosa, local que estava em evidência durante o período visto que uma quadrilha conhecida como "A Gangue das Meninas" estava realizando assaltos na região, mas consegui chegar ao bar em segurança. Cabe mencionar que ainda não existia Uber na época.

A festa foi bastante divertida. Levei minha máquina fotográfica (celular com câmera ainda era artigo de luxo na época) e tirei diversas fotos. Permanecemos em uma área reservada para o aniversariante, sem contato com os demais frequentadores. Ficamos lá até meia-noite, quando o bar fechou. Resolvi pernoitar na casa de um colega e, de lá, voltaria para minha casa de transporte público no dia seguinte.






Acordei bastante cedo no dia seguinte e fui até um ponto de ônibus no bairro do Sumaré (Zona Oeste de São Paulo), de onde o autor voltou para casa. Cabe mencionar que o blogueiro havia dormido mal e estava de ressaca, parecendo um morto-vivo! Ainda assim, o realizei meu trajeto em segurança e sem grandes problemas. Ou assim eu pensava!

Fui trabalhar na segunda-feira seguinte quando meu orientador disse ter me visto "sábado de manhã em um ponto de ônibus no Sumaré"! Como não havia feito nada de errado, confirmei a história. Ele tirou sarro da minha fisionomia e disse que só não me deu carona porque estava com muita pressa naquele dia! Foi até bom, visto que o autor estava de ressaca e acho que seria ainda mais constrangedor para o blogueiro!

O episódio ensinou uma lição valiosa para o autor: o de estar sempre preparado para encontrar conhecidos nos lugares mais improváveis possíveis, sobretudo se você tiver um círculo muito grande de amizades! Desde então, tenho me preocupado mais com minha aparência antes de sair de casa e também evitado beber mais do que o recomendado nas festas! 







domingo, 10 de agosto de 2025

A Chácara das Irmãs




Não me canso de escrever que 2010 foi um dos anos mais felizes da minha vida, se não o mais feliz de todos! Aconteceram tantas coisas boas comigo durante aquele período que eu poderia escrever um livro dedicado àquela época maravilhosa! O mês de dezembro não poderia ser diferente para encerrar tudo com chave de ouro!

Eu havia encontrado meus colegas em um happy hour durante o mês anterior quando uma de minhas melhores amigas anunciou que iria se mudar para o exterior e ela me convidou para sua despedia em dezembro. Haveria uma balada no bar Kia Ora (que eu não pude comparecer) e uma festa em sua chácara, que não me recordo se era localizada em Ibiúna ou Cotia. Eu apenas me lembro que ficava em alguma cidade da Grande São Paulo ao longo da Rodovia Raposo Tavares!

Combinei de ir de carona com um amigo que veio me buscar em casa. Chegamos no começo da tarde e pudemos aproveitar a piscina até que começou a chover. Esfriou bastante (felizmente, eu havia levado roupas para rio) e muita lama se formou nos arredores da chácara por causa da água. 

Aproveitei que não entraria mais na piscina, tomei um banho e troquei de roupa. Como eu torcia para o São Paulo durante a época, vesti uma camisa do Tricolor para a "revolta" de outro amigo que é palmeirense fanático! Não sei o porque, mas eu pensava que ele fosse santista e o questionei bastante a respeito do assunto!






Degustei de alguns drinques (que tiveram efeitos, digamos, indesejados) e fui me deitar minutos depois. Eu havia levado saco de dormir (ou sleeping bag) para pernoitar na chácara. Como eu não estava acostumado a utilizar o equipamento, tive muitas dores nas costas e acordei diversas vezes durante noite até que levantei às 5 da manhã. Para a minha surpresa, já havia pessoas de pé e tomei café com elas.

Fui procurar minha blusa para enfrentar o frio da manhã e percebi que um amigo bêbado a estava utilizando para dormir! Ofereci meu sleeping bag e voltei para o café com o resto do pessoal. A maioria dos colegas estava de ressaca e eles passaram boa parte da manhã se recuperando da bebedeira. Os mais corajosos, pularam na piscina para acordar.

Assisti a um pedaço do jogo "Mazembe X Internazionale" (válido pelo Mundial de Clubes) e fui embora de carona por volta das 11 da manhã. Felizmente, o sol apareceu e a lama da região havia secado. Assim pudemos voltar a São Paulo em segurança.

Reencontrei minha amiga em 2020 e perguntei a respeito da chácara, mas sua família vendera o imóvel. Confesso que senti uma pequena tristeza, afinal vivi momentos felizes naquele lugar mesmo que por um breve período. Lamento que eu ainda não possuía câmera fotográfica durante a época mas sua irmã, felizmente, registrou tudo e publicou em seu Facebook. Assim, pude manter recordações de um dos finais de semana mais divertidos de minha vida! E foram muitos ao longo daquele ano maravilhoso de 2010!







domingo, 3 de agosto de 2025

Mexerica Não É Laranja?




O blog não foi atualizado durante a última semana porque o autor se encontrava em viagem. Peço desculpas pela ausência.

Ah, a disciplina de química analítica instrumental, aquela que nos ensina como funcionam os aparelhos que automatizam análises e poupam o trabalho dos funcionários. Eu era péssimo nessa matéria e até peguei uma recuperação -merecida, devo admitir. O curso, porém, me deixou ensinamentos que apliquei em minha pós-graduação e também algumas histórias divertidas.

Algumas das aulas exigiam que levássemos amostras para que fossem analisadas pelos aparelhos. Em uma delas, pediram para que trouxéssemos uma laranja para dosarmos seu teor de vitamina C por espectrofotometria/absorbância. Uma descrição simplificada do método: consiste em calcular a concentração de uma determinada substância (a vitamina C, no caso) pela quantidade de luz absorvida por tal molécula.

Eu observei que a sobremesa do restaurante universitário (ou "Bandejão") durante o dia da aula seria mexerica e combinei com alguns colegas para guardarmos a fruta para o experimento, que seria realizado após o almoço. Acho que consegui juntar umas três amostras, mais do que suficiente para a aula!






Chegamos para a aula e o pós-graduando responsável pelo experimento reclamou das nossas amostras com o argumento de que mexericas e laranjas são frutas diferentes! A despeito dos protestos, realizamos a aula sem grandes problemas. Aprendemos a construir a "curva de calibração" e, em seguida, analisamos a quantidade de vitamina C presente no suco do alimento.

Eu ignorei a polêmica durante a época mas hoje realizei uma pesquisa no Google e constatei que realmente se tratam de frutas diferentes, embora mexerica e laranja sejam parentes muito próximos -ambas compartilham o gênero Citrus. A despeito dos protestos do pós-graduando, o experimento foi bem sucedido, afinal havia vitamina C em nossas amostras!

A aula, apesar dos percalços, teve seus objetivos alcançados! Aprendemos como funciona a tal espectrofotometria e as nossas amostras continham a desejada vitamina C! Cabe mencionar, ainda, que foi muito mais fácil extrair o suco de uma mexerica visto que podemos descascar a fruta com nossas próprias mãos enquanto a laranja exige auxílio de uma faca!