domingo, 3 de agosto de 2025

Mexerica Não É Laranja?




O blog não foi atualizado durante a última semana porque o autor se encontrava em viagem. Peço desculpas pela ausência.

Ah, a disciplina de química analítica instrumental, aquela que nos ensina como funcionam os aparelhos que automatizam análises e poupam o trabalho dos funcionários. Eu era péssimo nessa matéria e até peguei uma recuperação -merecida, devo admitir. O curso, porém, me deixou ensinamentos que apliquei em minha pós-graduação e também algumas histórias divertidas.

Algumas das aulas exigiam que levássemos amostras para que fossem analisadas pelos aparelhos. Em uma delas, pediram para que trouxéssemos uma laranja para dosarmos seu teor de vitamina C por espectrofotometria/absorbância. Uma descrição simplificada do método: consiste em calcular a concentração de uma determinada substância (a vitamina C, no caso) pela quantidade de luz absorvida por tal molécula.

Eu observei que a sobremesa do restaurante universitário (ou "Bandejão") durante o dia da aula seria mexerica e combinei com alguns colegas para guardarmos a fruta para o experimento, que seria realizado após o almoço. Acho que consegui juntar umas três amostras, mais do que suficiente para a aula!






Chegamos para a aula e o pós-graduando responsável pelo experimento reclamou das nossas amostras com o argumento de que mexericas e laranjas são frutas diferentes! A despeito dos protestos, realizamos a aula sem grandes problemas. Aprendemos a construir a "curva de calibração" e, em seguida, analisamos a quantidade de vitamina C presente no suco do alimento.

Eu ignorei a polêmica durante a época mas hoje realizei uma pesquisa no Google e constatei que realmente se tratam de frutas diferentes, embora mexerica e laranja sejam parentes muito próximos -ambas compartilham o gênero Citrus. A despeito dos protestos do pós-graduando, o experimento foi bem sucedido, afinal havia vitamina C em nossas amostras!

A aula, apesar dos percalços, teve seus objetivos alcançados! Aprendemos como funciona a tal espectrofotometria e as nossas amostras continham a desejada vitamina C! Cabe mencionar, ainda, que foi muito mais fácil extrair o suco de uma mexerica visto que podemos descascar a fruta com nossas próprias mãos enquanto a laranja exige auxílio de uma faca!







Nenhum comentário:

Postar um comentário