Um dia eu achei aqui em casa uns palitinhos que havia ganhado de um candidato a vereador quando eu era criança. Aproveitando o clima de Jogos de Boteco (que eu nunca participei), resolvi levar o kit para a faculdade para ver se a moda pegava, assim como ocorreu com o truco!
Cheguei durante o começo da tarde no Instituto de Química -excepcionalmente, não tivemos aula pela manhã- e encontrei dois amigos. Prontamente eu os convidei para jogar. Uma garota que também havia chegado cedo resolveu participar para matar o tempo até a hora da aula. Sorte que eu possuía dois kits de palitinhos, o que possibilitou uma partida para mais de três jogadores.
As partidas foram bastante animadas e conversamos a respeito de diversos assuntos aleatórios enquanto jogávamos, inclusive sobre política. Os tempos eram outros e a intolerância ainda não havia corrompido as mentes do brasileiro. Meu amigo aproveitou para perguntar se resolvi jogar palitinho para agradá-lo -dias antes, ele havia postado em seu Orkut (rede social que precedeu o Facebook) que era fã da modalidade!
O jogo estava indo muito bem mas eu me esqueci da regra mais importante: vencia quem ficasse sem nenhum palitinho na mão e não me lembrei de avisar os ganhadores de cada rodada para deixarem uma peça na mesa! Só percebi a falha quando outro colega chegou e me informou a respeito da gafe! A despeito disto, continuamos jogando mais um pouco. Uma pena que mais ninguém se animou em participar.
Jogamos até às 14h quando a aula de bioquímica começou. Aliás, confesso que gostava muito daquela disciplina visto que o método de ensino era bastante descontraído e a professora era muito legal (saudades, Professora Iolanda)! Até perdi meu trauma com o Ciclo de Krebs depois que o curso se encerrou!
O palitinho, infelizmente, não vingou como eu esperava. Ainda levei os kits durante mais alguns dias mas os colegas preferiram continuar com o bom e velho truco mesmo. Talvez a modalidade fosse "muito de tiozão" para alunos tão jovens se entreterem!
Ainda tenho os kits de palitinhos aqui comigo! Se algum aluno da atual geração tiver interesse, posso introduzí-los na modalidade! E, desta vez, sem me esquecer de depositar as peças na mesa a cada vitória parcial!
(E eu preciso urgentemente tirar algumas fotos do Instituto de Química para ilustrar melhor os posts, afinal aquele local foi importante demais para a minha graduação)!