domingo, 26 de julho de 2020

Por Que Nunca Fui ao Interusp






Quando eu entrei na faculdade, minha prioridade era pegar o meu diploma o quanto antes e tocar a minha vida. Eu não estava nem aí para atividades extracurriculares ou para outras possibilidades que a universidade tinha a oferecer.

Participar de festas ou praticar alguma modalidade esportiva muito menos. Para mim aquilo era um desperdício de tempo e de energia. Isso sem falar que eu não tinha o hábito de beber e eu era incapaz até de chutar uma bola.

Faculdade, para mim, era só para estudar mesmo.

Eu jamais me interessei em ir ao InterUSP pelos mesmos motivos já citados. Para quem não sabe, o InterUSP é um encontro promovido pelas atléticas de algumas faculdades da Universidade de São Paulo. É realizado uma vez por ano durante o feriado de Corpus Christi e sediado em alguma cidade do interior do Estado de São Paulo.

No InterUSP são realizados campeonatos esportivos entre as equipes que representam as faculdades e também festas para promover a integração entre os alunos dos diferentes cursos. Obviamente, eu não tinha o menor interesse por estes assuntos na faculdade. Então, por que eu "desperdiçaria" o meu feriado com algo que jamais havia sido da minha alçada?







O tempo passou e me graduei. Eu permaneci algum tempo afastado da faculdade até que eu me inscrevi em um programa de monitoria de alunos. E fiz questão de supervisionar os graduandos da farmácia. Seria praticamente um retorno ao meu curso de graduação.

Conversando com os alunos, pude trocar muitas experiências e também pude ver coisas que não enxergava enquanto eu estava na graduação. Pude compreender melhor a importância das festas, dos esportes, das viagens, ...

Compreendi que a universidade é mais do que excelência em ensino ou pesquisa. A "universidade" é, na verdade, um vasto "universo" de coisas que permitiria ao aluno crescer em todos os âmbitos. A instituição poderia fornecer meios para que o graduando pudesse realizar praticamente qualquer objetivo, de maneira direta ou indireta.

Os tais esportes que seriam um "desperdício de energia", por exemplo. Você pode aprender coisas muito importantes como trabalhar em equipe, manter uma disciplina de treinos, descarregar o estresse das aulas ou do trabalho, trazer à tona possíveis talentos adormecidos e, com sorte, pode até se profissionalizar no meio -é algo muito difícil de acontecer no Brasil mas possível.

As festas que eram uma "perda de tempo"? Organizá-las é algo muito mais complexo do que parece e aprender a lidar com isso acrescenta, sim, qualidades na sua vida pessoal e também na profissional. Além disso, é muito diferente você conviver com as pessoas fora da sala de aula. Isso explica por que empresar promovem tantos eventos e happy hours para a integração de seus funcionários. Posso dizer que alguns dos meus melhores amigos eu conheci através das festas da faculdade.

E o tal InterUSP que era um "desperdício do feriado"? Bem, ainda não fui e provavelmente nunca irei mas hoje compreendo sua importância e eu encorajo os alunos a darem uma chance ao evento por menos que gostem de jogos ou de festas.








Nenhum comentário:

Postar um comentário