domingo, 2 de julho de 2023

Camisa Perigosa

A camisa roxa do Corinthians sempre foi motivo de controvérsia
entre seus torcedores (imagem extraída de twitter.com/TimaoDados).



O Corinthians, desde 2008, passou a comercializar uma terceira camisa de cor roxa que representa o amor incondicional de seu fã pelo time -chamado popularmente de "torcedor roxo". O uniforme, contudo, foi motivo de muita controvérsia durante aquela época e muitas alas dentre as organizadas do clube eram radicalmente contra a vestimenta, algo que eu pude comprovar na prática.

2009. Fui ao aniversário de um amigo. Eu o encontrei na estação do metrô e fomos para a sua casa onde seria realizada a festa. Haveria no mesmo dia o clássico entre São Paulo e Corinthians e o meu colega, que é corinthiano, estava devidamente uniformizado para a ocasião com a camisa roxa versão 2009, que tinha listras pretas e estampas douradas.

As torcidas organizadas, naquele dia, estavam mobilizando suas caravanas rumo ao Estádio do Morumbi e acabamos cruzando com uma delas em Diadema, uma cidade-satélite de São Paulo. Meu amigo estava bastante apreensivo e precisamos desviar o caminho. Eu não compreendi a situação e simplesmente concordei com a mudança de itinerário.






A ficha só caiu depois que chegamos à casa do meu amigo e ele pôde explicar a situação com mais calma: nós corremos o risco de ser agredidos por aquela organizada porque aquela ala era contra a camisa roxa do Corinthians e meu colega estava com o tal uniforme justamente naquele dia.

O aniversário foi bastante divertido apesar de eu não estar no meu melhor momento na época. Também assistimos ao Majestoso que terminou em um empate morno por 1x1 -o São Paulo já enfrentava a crise devido às controvérsias do falecido presidente Juvenal Juvêncio e o Corinthians jogou de "barriga cheia" por ter vencido a Copa do Brasil.

Sempre fui alertado que era perigoso utilizar camisas de time mas confesso que aquela foi a primeira vez que corremos o risco de sermos agredidos por torcedores do próprio clube. Desde então, passei a tomar ainda mais cuidado com as cores das minhas roupas para não ser mal-interpretado e acabar arrumando uma briga.







Nenhum comentário:

Postar um comentário