domingo, 9 de julho de 2023

Truco com Bromobutano




Hoje vocês deveriam estar lendo um texto a respeito de uma festa junina que eu iria ontem mas tive de recusar o convite de última hora por motivos de saúde -não a minha, felizmente. Precisei, então, improvisar com alguma outra história até que eu me lembrei de um dia que salvei o experimento do meu grupo de bancada!

Estávamos na aula de química orgânica experimental e seríamos apresentados ao método de "extração". Uma breve explicação do procedimento: consiste na obtenção de compostos valendo-se de sua solubilidade em água ou solvente orgânico (éter, clorofórmio, hexano, ...) utilizando uma ferramenta (ou vidraria) chamada "funil de bromo". Nós precisávamos sintetizar um produto chamado "bromobutano" na disciplina.

A obtenção do tal bromobutano demandava muitas etapas e havia longos intervalos entre elas. Então, nós aproveitávamos para sair do laboratório e jogar truco do lado de fora do instituto até dar a hora do procedimento seguinte.






Eu não era um bom aluno mas eu era extremamente metódico e sempre me atentava aos detalhes dos procedimentos. Eu, inclusive, sabia que precisávamos abrir o tal "funil de bromo" de tempos em tempos para aliviar a pressão interna da vidraria. Orientei meu colega a fazê-lo e levamos um baita susto quando os gases da ferramenta saíram com bastante força fazendo um barulho alto!

Um outro colega, mais tarde, veio chamar nossa atenção durante um dos intervalos, quando estávamos jogando truco do lado de fora do instituto. Havia uma etapa em que tínhamos de coletar a parte aquosa do "funil de bromo" -em todos os outros passos nós precisávamos da porção orgânica. Para a nossa sorte, eu também me atentei a isso e o nosso experimento estava a salvo.

Conseguimos, no fim das contas, obter o desejado "bromobutano". Foi um dia bastante divertido com muitas partidas de truco (sendo que eu perdi 80% delas) e com sucesso no experimento. Sorte na aula e azar no jogo, mas não se pode ganhar todas na vida, não é mesmo?







Nenhum comentário:

Postar um comentário