segunda-feira, 10 de julho de 2023

Começou a Debandada

Imagem extraída de twitter.com/SaoPauloFC



São Paulo e Flamengo pouparam jogadores durante o último final de semana visando a decisão na Copa do Brasil. Ambos os times, porém, obtiveram bons resultados ao arrancarem empates contra rivais difíceis e na casa de seus adversários a despeito da maioria dos titulares não estarem em campo.

Priorizar os mata-matas é algo cultural no futebol brasileiro, como lembrou o jornalista André Rocha. Não é de hoje que nossos times optam por sacrificar o Campeonato Brasileiro em prol das copas. O prêmio oferecido pela competição eliminatória (R$ 70 milhões na Copa do Brasil contra R$ 60 milhões no Brasileirão) e o número de jogos disputados (12 x 38) são mais motivos para isto.

Os clubes, porém, se esquecem que competições eliminatórias possuem margem de erro menor e um pequeno momento de desconcentração pode acarretar na desclassificação do time, enquanto nos pontos corridos ainda há como correr atrás do prejuízo. Ademais, uma campanha ruim na Copa do Brasil culmina na eliminação enquanto uma jornada pífia no Brasileirão resulta no rebaixamento.



Imagem extraída de twitter.com/Flamengo



O Brasileirão, cabe lembrar, oferece de seis a nove vagas (dependendo dos times que vencerem as competições paralelas) para a Libertadores do ano seguinte enquanto a Copa do Brasil garante apenas ao vencedor a participação no torneio continental. O mata-mata, portanto, não é necessariamente o caminho mais curto para o campeonato internacional.

São Paulo e Flamengo tiveram suas razões para priorizar a Copa do Brasil no meio desta semana mas não há garantia de que irão avançar de fase e, tampouco, de que irão conquistar o título na competição. O sacrifício de ambos, portanto, pode ser em vão. Ademais, as equipes podem estar deixando para trás pontos preciosos e que podem fazer falta mais adiante no Brasileirão.

Faz parte de nossa cultura futebolística priorizar as copas em detrimento aos pontos corridos mas o risco de tal atitude é muito maior do que aparenta. O Atlético Goianiense foi a maior prova disto, como eu mencionei em um post anterior



Imagem extraída de twitter.com/SaoPauloFC




Nenhum comentário:

Postar um comentário