sábado, 8 de julho de 2023

Liquidação

Imagem extraída de www.facebook.com/ChampionsLeague



Boa parte do time representado na foto acima já não existe mais. A grande maioria dos jogadores que venceu a Champions League em 2021 já deixou o Chelsea em busca de novos ares. O elenco inchado somado à campanha fraca dos Blues no Campeonato Inglês (os londrinos não conseguiram sequer uma vaga para a Conference League) obrigou o clube a enxugar o grupo. Isso sem mencionar que alguns dos atletas apresentaram problemas físicos ou técnicos durante os últimos meses.

Foi realmente uma pena ver um elenco vitorioso ser defeito em um período tão curto -foram apenas dois anos desde aquela conquista continental. O clube, porém, passou por uma série de problemas desde aquela época e que tiveram reflexos em campo.

A mudança na gestão somada à precipitação dos novos donos (o clube contratou jogadores demais e trocou duas vezes de treinador durante a temporada 2022-23) impediram que o time engrenasse e os Blues fizeram uma campanha apenas modesta na Premier League. Sem a vaga na Champions League, o aporte financeiro para 2023-24 será menor e não faria sentido segurar tantos atletas para poucas competições.



Imagem extraída de www.facebook.com/ChelseaFC



O clube, então, se desfez da grande maioria de seus veteranos (como Kanté e Edou Mendy) além de liberar atletas que perderam espaço para seus rivais -Mason Mount foi para o Manchester enquanto Kai Havertz acertou com o Arsenal. E mais jogadores como Ziyech e Pulisic também podem sair nos próximos dias.

O elenco, apesar de enxuto se comparado às temporadas anteriores, ainda possui muitas opções e há muitos jovens bastante promissores como Enzo, Andrey e David Fofana. O treinador Mauricio Pochettino terá uma "folha em branco" para renovar o grupo e lutar novamente por vagas em competições europeias. O ex-zagueiro, aliás, foi uma escolha feliz visto que ele já possui experiência no futebol inglês e suas equipes são muito determinadas em campo.

É uma pena ver uma geração campeã ser desfeita em tão pouco tempo mas o futebol é um meio competitivo e quem não se atualiza é passado para trás. Isso sem mencionar que os novos proprietários conduziram mal o projeto em seu primeiro ano de clube. Vamos ver se eles acertam nesta nova empreitada.



Imagem extraída de www.facebook.com/ChelseaFC




Nenhum comentário:

Postar um comentário