quinta-feira, 18 de abril de 2024

A Grande Batalha Lateral

Kimmich (ao centro) fez o único gol do jogo
(imagem extraída de twitter.com/ChampionsLeague).



Bayern e Arsenal fizeram uma disputa equilibrada com dois times apresentando propostas parecidas e a decisão se deu em pequenos detalhes -a subida surpresa de Joshua Kimmich para ser mais exato. As duas equipes travaram grandes batalhas pelos flancos com os ponteiros e laterais se destacando bastante, tanto ofensivamente, quanto defensivamente.

As duas equipes foram a campo em 4-2-3-1 com a óbvia proposta de congestionar o meio-de-campo com os volantes e tentar o jogo pelas pontas. O Arsenal forçou pelos dois lados com Saka e Martinelli enquanto o Bayern concentrou suas jogadas pela direita com Sané, estratégia que Tuchel empregara com sucesso durante a partida de ida.

Os números do primeiro tempo -posse de bola, chances criadas, finalizações, ...- refletiram bastante o equilíbrio entre as duas equipes que necessitavam do gol para evitarem a prorrogação mas a bola se recusou a entrar ao longo de toda a etapa inicial.



Ambos os times em 4-2-3-1 com propostas semelhantes:
Arsenal ataca pelos dois lados com Saka e Martinelli
enquanto Bayern concentra suas ações pela direita
com Sané (imagem obtida via this11.com).



Ambos os times voltam sem modificações para o segundo tempo mas Thomas Tuchel libera os seus laterais para apoiarem um pouco mais. Foi desta forma que Kimmich apareceu de surpresa na área pela direita para cabecear um cruzamento de Guerreiro e colocar os bávaros em vantagem.

Mikel Arteta, necessitando da virada, colocou mais atacantes (Trossard e Jesus) ao passo que Tuchel recuou sua equipe com mais zagueiros (Kim e Upamecano). O Arsenal chegou mais vezes com perigo na área mas Neuer realizou boas intervenções enquanto o restante dos bávaros conseguiu controlar a situação com faltas.

Bayern consegue a classificação e tem a chance de salvar a temporada com a Champions League. Arsenal se despede da competição e concentra suas forças na Premier League onde disputa a liderança com o City -está a dois pontos atrás dos Citizens na tabela.

O Bayern venceu a "grande batalha lateral" talvez por ter mais experiência na Champions League, seja pelo elenco, seja pelo treinador. A grande maioria dos jogadores do Arsenal, por outro lado, estava estreando na competição nesta temporada, assim como o técnico Mikel Arteta. Os anos de ausência na Liga dos Campeões -de 2017-18 a 2022-23- parecem ter cobrado dos Gunners o preço no momento decisivo.



Imagem extraída de twitter.com/ChampionsLeague




Nenhum comentário:

Postar um comentário