quarta-feira, 17 de abril de 2024

Se É Bayer, É Bom!

Imagem extraída de www.facebook.com/bayer04leverkusen



Bem-vindos novamente ao Farma Football! Eu pretendia me ausentar durante apenas duas semanas para uma viagem em janeiro (que não foi de férias ou turismo) mas resolvi estudar para algumas provas e acabei me desconectando um pouco do futebol. Aproveitei o tempo livre do qual eu dispunha para jogar videogame e escrevi alguns textos no meu outro blog, a Farmácia dos Games. Não deixem de visitar meu outro diário para conhecer meus trabalhos!

Assisti à goleada por 5x0 do Bayer Leverkusen sobre o Werder Bremen durante o último domingo. A vitória dos Aspirinas sobre os Papagaios confirmou o primeiro título da Bundesliga na história para os Werkself. E de maneira antecipada visto que o segundo colocado, Bayern München, não reúne mais chances matemáticas de tirar a diferença de 16 pontos nas cinco rodadas restantes.

Parecia apenas questão de tempo para o Leverkusen comemorar seu primeiro título no Campeonato Alemão visto que os Werkself apresentaram muita consistência nos resultados mesmo quando não jogavam bem enquanto os demais concorrentes pelo título -Bayern, Dortmund, Red Bull Leipzig o surpreendente Stuttgart- não possuíam a mesma regularidade dos Aspirinas. Não obstante, a equipe comandada por Xabi Alonso ainda não perdeu na temporada e está viva nas outras duas competições, a DFB Pokal (Copa da Alemanha) e a Europa League. Ou seja, é possível sonhar com uma Tríplice Coroa.

O mérito da conquista foi atribuído ao ex-volante Xabi Alonso que combinou o melhor do Tiki Taka (que ele aprendeu com Aragonés, Del Bosque e Guardiola) com o preenchimento de espaços (que o basco praticou com Rafa Benítez, Mourinho e Ancelotti). Todas essas influências foram observadas no jogo contra o Bremen onde víamos o Leverkusen atacando trocando passes em 3-4-3/3-6-1 e recuando em um 5-4-1 com apenas o atacante Boniface isolado na frente.



Imagem extraída de www.facebook.com/bayer04leverkusen



O título inédito do Leverkusen, ademais, devolveu a competitividade à Bundesliga, afinal a hegemonia do Bayern München durava desde 2013 e o Campeonato Alemão estava se tornando previsível com o monopólio dos bávaros. O triunfo dos Aspirinas obrigará os Roten a saírem de sua zona de conforto enquanto os demais times veem renascer as esperanças de reaver o troféu em temporadas futuras.

A torcida não se conteve e invadiu o campo na BayArena quando o título foi confirmado -veja na foto acima! Uma pena que as comemorações tiveram de ser contidas para os jogadores visto que a temporada ainda não acabou para o Leverkusen. Tanto que Xabi Alonso poupou Grimaldo, Wirtz, Frimpong e Palacios (que entraram no decorrer da partida) pensando no confronto de amanhã contra o West Ham válido pela Europa League. Mesmo o tradicional banho de cerveja para os campeões da Bundesliga foi realizado com moderação.

O Bayer ainda terá muitos desafios além dos jogos restantes na temporada. O elenco está valorizado e alguns dos jogadores devem sair seduzidos por clubes mais abastados e com mais chances de vencer a Champions, em  especial Grimaldo, Wirtz e Frimpong que foram os principais destaques dos Aspirinas. O treinador Xabi Alonso também pode deixar a BayArena a despeito dos dirigentes terem garantido a permanência do ex-volante até 2025 visto que o próprio basco já declarou que pretende disputar a Premier League na Inglaterra algum dia novamente..

Nada, porém, abala o triunfo histórico do Leverkusen repleto de significados. Os Aspirinas provaram que o futebol bonito e o pragmatismo podem coexistir em harmonia. E que os sonhos podem ser realizados no esporte mesmo que o torcedor tenha de esperar longos 119 anos. 



Imagem extraída de www.facebook.com/bayer04leverkusen




Nenhum comentário:

Postar um comentário