domingo, 28 de abril de 2024

Fotometria de Chama




Eu era péssimo em química analítica instrumental, disciplina que demonstra aos alunos como funcionam os aparelhos que analisam amostras. Eu fiquei em recuperação -merecidamente, cabe mencionar- e passei com uma nota cinco redonda. Mas a matéria foi extremamente útil durante o meu mestrado e mesmo os erros que eu cometi na graduação foram de muita valia, como mostrarei adiante.

Eu, muitos anos depois, estava fazendo uma matéria na pós-graduação quando tivemos de analisar a quantidade de sódio e de potássio na urina através do método de "fotometria de chama". Um breve explicação: consiste em pulverizar a amostra no fogo e os átomos excitados pelo calor irão emitir luz, o que justifica o nome do procedimento -foto-luz e metria-medição.

Eu já conhecia o método da graduação. Eu, inclusive, sabia de seus riscos como o flashback -o fogo pode voltar pelo cano do gás e explodir o reservatório de combustível. Eu estava comentando isso com os colegas durante a demonstração e deixei todos no laboratório preocupados, inclusive a professora responsável!






Tivemos que fazer um relatório sobre a experiência e eu era o único do grupo que conhecia o método. Eu inclusive sabia exatamente o livro onde poderíamos encontrar as informações de que precisávamos -era o "Princípios de Análise Instrumental" de Skoog e Holler! Eu apanhei tanto daquela matéria que até hoje lembro que a cor da capa era azul!

Meus colegas, enquanto discutíamos o relatório, confundiram o método com a "absorção atômica", que é bem parecido com a fotometria. Eu, porém, sabia que esse erro era bem comum porque eu o havia cometido durante a graduação e isto foi justamente um dos motivos que me levaram à recuperação em química analítica! O meu equívoco do passado salvou o nosso trabalho!

Há pessoas que afirmam que "o sábio não comete erros, e ,sim, aprende com o erro dos outros". Discordo plenamente, afinal todo o conhecimento que eu obtive foi através das minhas próprias falhas que contribuíram imensamente para a minha formação. Aquela recuperação que eu peguei em química analítica instrumental foi fundamental para que eu salvasse o nosso trabalho durante o mestrado.







Nenhum comentário:

Postar um comentário