terça-feira, 17 de março de 2015

A Doce Tentação da Audiência

Imagem extraída de https://www.facebook.com/DFBTeam



Quando comecei a escrever este blog, pedi a um amigo sugestões para que tivéssemos um grande número de acessos. Uma de suas ideias: causar a maior polêmica possível.

Causar polêmica é um meio fácil e rápido para se obter audiência. Basta ver que as páginas que mais recebem acessos são aquelas que causam algum tipo de indignação no leitor. Vejo os blogs de muitos jornalistas considerados polêmicos e observo que eles recebem dezenas de acessos diários. Muitos dos internautas que visita as páginas dos referidos autores quase sempre deixam comentários contrários às opiniões dos jornalistas, inclusive alguns com insultos e ofensas pessoais. Mas é justamente desta forma que eles conseguem muitos acessos.

É óbvio que gosto de receber acessos. Faço questão de divulgar a quantidade de vezes que este blog foi visitado e sempre agradeço o querido leitor ou leitora pela audiência. Mas não sei se teria coragem de me valer das ferramentas que certos programas de televisão ou articulistas lançam mão para obterem seguidores. Erotismo, radicalismo político, sensacionalismo, linguagem grosseira e violência são as mais comuns. Já abordei questões delicadas como religião, homossexualismo e até guerras entre países neste blog, mas acho que não me sentiria confortável de inflamar o leitor ou leitora em nome da quantidade de acessos.

Já fui mais agressivo nos textos. Tentava emular o grande Paulo César Caju (ex-jogador e articulista do jornal O Globo) em defesa do futebol-arte, mas fui encontrando meu próprio estilo a medida em que desenvolvi o blog. Conheci outros autores -Tostão, Afonsinho, Juca Kfouri e alguns articulistas do jornal Lance- e passei a experimentar outros modelos. Todos tiveram alguma influência em meu texto em menor ou maior intensidade, mas faço o possível para não copiá-los. Meus textos tornaram-se mais amenos em decorrência disto.

Não condeno os autores que polemizam. Há quem goste desse estilo. E alguns conseguem tirar de letra até mesmo as críticas mais destrutivas. Eu, no entanto, prefiro expressar minha opinião sem me preocupar muito se a repercussão foi grande ou pequena. Eu acredito que bons índices de audiência são frutos de um bom trabalho.

Eu não faço questão de inflamar ou afrontar o leitor ou leitora com opiniões radicais apenas para obter mais acessos. Prefiro escrever um texto menos agressivo e deixar para que o internauta reflita ao invés de incitar discussões mais acaloradas.



SEMANA DE CHAMPIONS

Imagem extraída do Facebook oficial do Barcelona-
https://www.facebook.com/fcbarcelona/

Quatro jogos encerram as oitavas-de-final desta edição da Champions League. Hoje o Atlético de Madrid recebe o Bayer Leverkusen e precisa reverter o placar de 1x0 sofrido diante dos alemães, enquanto o Arsenal visita o Monaco e precisa fazer um milagre para virar um placar de 3x1 sofrido em pleno Emirates Stadium no jogo de ida. Amanhã, o Barcelona recebe o City com a vantagem de 2x1 conquistada na Inglaterra, enquanto o Borussia Dortmund recebe a Juventus e precisa reverter um placar de 2x1 sofrido em Turim. Não escondo minha torcida para que Arsenal, Atlético, Barça e Dortmund avancem, mas não será fácil uma vez que seus adversários são muito defensivos (exceto o City) e farão o possível para segurarem o placar de ida. As partidas serão realizadas às 16:45h (horário de Brasília) e serão transmitidas pelos canais Band, ESPN e Esporte Interativo.



LIBERTE-SE!

Imagem extraída do Facebook oficial do São Paulo-
https://www.facebook.com/saopaulofc/

Todas as equipes brasileiras que disputam a Libertadores entrarão em campo nesta semana para mais uma rodada da competição sul-americana. Na terça, o Corinthians vai ao Uruguai enfrentar o limitado Danubio e deve vencer tranquilamente. Quarta, o São Paulo recebe o atual campeão San Lorenzo, que tornou-se uma verdadeira incógnita após perder muitas peças importantes, mas o adversário ainda é o San Lorenzo. No mesmo dia, o Inter visita o Emelec, adversário bastante complicado pelo fato do rival ser uma das bases da surpreendente Seleção Equatoriana e também pelo fator altitude. O Galo também encara a altitude andina e precisa vencer o forte Santa Fe da Colômbia ou irá depender de outros resultados para se classificar à segunda fase. Por fim, a Raposa visita o Mineros da Venezuela na quinta-feira, mas acho que o Cruzeiro deve levar a melhor no confronto mesmo jogando na casa do rival.



VALDÍVIA FORA DO VERDÃO?

A sensação que tenho é de que o Palmeiras está louco para se livrar do Valdívia uma vez que toda semana há especulações afirmando que o atleta deixará o clube -a mais recente afirma que há uma proposta do Cruzeiro pelo Mago. Uma série de argumentos pesa contra o chileno: excesso de lesões, histórico de polêmicas, a sua idade (está com 31 anos), seu alto salário e o fato do Verdão já contar com vários atletas para a posição (Zé Roberto, Cleiton Xavier, Robinho e Allione).  Valdívia, no entanto, é um craque e demonstrou comprometimento com o grupo ao entrar em campo lesionado a última e derradeira partida do ano passado, como observou o jornalista Mauro Betting no jornal Lance. Ademais, acho que ele jamais seria mantido na seleção de seu país se ele fosse um jogador ruim, ainda mais que o Chile conta com muitos meio-campistas bons. Compreendo os dois lados da moeda, mas acho que ainda vale a pena manter o chileno no Verdão.


Nenhum comentário:

Postar um comentário