quinta-feira, 19 de março de 2015

Valeu, Gustavo!

Imagem extraída de https://www.facebook.com/pages/Gustavo-Endres/



A temporada 2014-15 chegou ao fim para o Kappesberg/Canoas após a eliminação de terça-feira para o Funvic/Taubaté. E junto com ela, terminou a carreira do central Gustavo Endres nas quadras, aos 39 anos de idade (ele completa 40 em agosto) e 22 no vôlei profissional. Foram muitos títulos conquistados, dos quais destacamos os dois mundiais (2002 em Buenos Aires, e 2006 em Tóquio) e o ouro olímpico (2004 em Atenas).

Gustavo fez parte da mais vitoriosa e, possivelmente, a melhor geração de atletas do nosso vôlei masculino. Ele junto de Nalbert, Ricardinho, Giba, André Heller, Rodrigão, Serginho e outros conquistaram dezenas de títulos pela nossa Seleção durante a década passada. Infelizmente, toda grande geração um dia acaba e quase todos os jogadores mencionados já deixaram as quadras para que novas safras de atletas possam brilhar com a camisa de nossa Seleção. Ricardinho e Serginho ainda estão em atividade, mas não estão mais representando nosso país.

O central defendeu os seguintes clubes em sua carreira: o Banespa (atual São Bernardo), o Treviso (clube da Itália), o extinto Cimed/Sky e, por fim, o Kappesberg/Canoas.



Imagem extraída de https://www.facebook.com/pages/Gustavo-Endres/



Ainda não se sabe qual será o destino de Gustavo após sua aposentadoria, mas eu, como sempre, peço para que o agora ex-central continue no vôlei. Sua experiência seria de grande valia para a modalidade. O ex-atleta poderia contribuir com o nosso voleibol como treinador, comentarista, dirigente, entre outras funções. Sempre digo que as pessoas que possuem vivência são as melhores para transmitir conhecimento, e o esporte não é exceção.

É triste saber que não mais veremos os lances geniais de Gustavo nas quadras (pelo menos, não no vôlei profissional), mas fico feliz em saber que mais um grande campeão poderá desfrutar de um merecido descanso e, finalmente, usufruir dos frutos de seu sofrido trabalho.

Muito obrigado, Gustavo! O vôlei brasileiro tem uma dívida enorme com você por todos esses anos dedicados à modalidade! Sentiremos sua falta nas quadras!



Imagem extraída de https://www.facebook.com/pages/Gustavo-Endres/



Leia mais:

ESPN- Após eliminação, Gustavo declara: 'Provavelmente foi meu último jogo': http://espn.uol.com.br/noticia/493085_apos-eliminacao-gustavo-declara-provavelmente-foi-meu-ultimo-jogo

Globo Esporte- Gustavo elege Olimpíadas 2004 como ápice da carreira e torce por novo ouro: http://globoesporte.globo.com/sp/vale-do-paraiba-regiao/volei/noticia/2015/03/gustavo-elege-olimpiadas-2004-como-apice-da-carreira-e-torce-por-novo-ouro.html

ESPN- Gustavo reitera discurso de despedida nas redes sociais: 'Hora de descansar': http://espn.uol.com.br/noticia/493172_gustavo-reitera-discurso-de-despedida-nas-redes-sociais-hora-de-descansar

ESPN- Dia triste para o vôlei: Tchau, Gustavo: http://espn.uol.com.br/post/493200_dia-triste-para-o-volei-tchau-gustavo



TRISTEZA NA CHAMPIONS LEAGUE

Lamentei profundamente as quedas do Arsenal na terça-feira e, agora, do Borussia Dortmund. São duas equipes que jogam um futebol artístico e baseado no toque de bola, mas que terminaram por serem eliminadas por rivais estritamente defensivos. Sempre fico chateado quando as equipes que atuam no ataque e/ou que jogam um bom futebol caem diante de adversários retranqueiros. Isto sempre oferece munição aos "professores" que enchem suas equipes de zagueiros e, com isso, ajudam a empobrecer o futebol. Pelo menos, Bayern, Real Madrid e Barcelona ainda estão no páreo. E o melhor: em plenas condições de brigar pela taça.



PALMAS PARA A CROÁCIA

Imagem extraída do Facebook oficial do Barcelona-
https://www.facebook.com/fcbarcelona

Em um jogo sofrido contra o Manchester City, o Barcelona se classificou às quartas-de-final da Champions graças ao meia Ivan Rakitić (foto acima), que teve uma grande atuação e fez o gol da classificação. Gostei muito da atuação do croata e também da federação do país, que acompanha o desempenho de seus atletas e sempre parabeniza os seus jogadores pelas boas atuações. Gostaria que mais dirigentes seguissem o exemplo dos croatas e tivessem mais carinho e consideração pelos jogadores, afinal é graças aos atletas que o futebol acontece.


Nenhum comentário:

Postar um comentário