sábado, 14 de março de 2015

Os 23 de Dunga

Imagem extraída de https://www.facebook.com/CBF/



Dunga anunciou durante a semana anterior os 23 convocados que defenderão a Seleção Brasileira nos amistosos contra a França (dia 26 de março) e contra o Chile (dia 29 de março). A convocação não teve lá muitas surpresas com o treinador mantendo a base da equipe. Os maiores destaques foram o retorno do lateral-esquerdo Marcelo e do atacante Robinho.

Muitos jogadores convocados já estão na faixa dos 30 anos e dificilmente teriam condições de disputar a Copa de 2018. A sensação é de que Dunga está priorizando a conquista da Copa América e acalmar os críticos ao invés de montar uma base para o próximo mundial. Os nossos últimos treinadores -incluindo o próprio Dunga entre 2006 e 2010- estavam tão preocupados em apagar o incêndio do momento que não apresentaram nenhum projeto a longo prazo e acabaram pagando o preço quando disputaram a Copa do Mundo.

As escolhas dos adversários foram muito boas e bastante apropriadas para verificar se estamos realmente preparados para enfrentar rivais de peso. A França ainda está órfã do maestro Zinedine Zidane e demonstra certa irregularidade, mas conta com grandes atletas (Benzema, Griezman, Pogba e Valbuena) e é conhecida por ser uma pedra no sapato do Brasil. Os Bleus sabem jogar com a bola no chão e devem dar muito trabalho à nossa Seleção. O Chile não possui títulos no futebol, mas a atual geração (Sánchez, Vidal e Aránguiz) é a melhor desde os tempos de Marcelo Salas e Bambam Zamorano. A Roja deu muito trabalho ao Brasil no último encontro graças ao seu futebol que combina posse de bola com disposição em campo. O Chile será o país-sede da próxima Copa América e os chilenos não apenas podem surpreender na competição como também podem ser considerados favoritos ao título por contarem com a força de sua torcida.

Como de praxe, farei comentários sobre as convocações do treinador.


GOLEIROS- Jefferson (Botafogo), Diego Alves (Valencia) e Marcelo Grohe (Grêmio): gosto dos três arqueiros, mas gostaria que Cássio, que está em boa fase no Corinthians, tivesse uma oportunidade.


LATERAIS- Danilo (Porto), Marcelo (Real Madrid), Filipe Luís (Chelsea) e Fabinho (Monaco): fiquei contente com o retorno de Marcelo. O lateral do Real Madrid é fraco defensivamente, mas é um craque quando pega a bola e sobe para o ataque. Danilo, segundo os tabloides, vem sendo cobiçado pelo Barcelona. Boa oportunidade para vermos o quanto ele evoluiu desde os seus tempos de Santos. Filipe Luís e Fabinho estão em boa fase em suas respectivas equipes.


ZAGUEIROS- Thiago Silva (PSG), David Luiz (PSG), Marquinhos (PSG) e Miranda (Atlético de Madrid): o Paris Saint-Germain deve ter a melhor zaga do mundo, afinal os dois defensores titulares mais o reserva foram convocados. Achei um exagero chamar os três zagueiros da equipe francesa. Miranda é bom de bola, mas ele e Thiago Silva dificilmente irão à Rússia pela idade.


VOLANTES- Fernandinho (Manchester City), Souza (São Paulo), Elias (Corinthians) e Luiz Gustavo (Wolfsburg): não entendo a insistência com o faltoso Luiz Gustavo, afinal ele acrescentou muito pouco nos últimos jogos disputados, incluindo os da última Copa do Mundo. Sobre Souza: se fosse para levar um volante do São Paulo, eu levaria o Maicon (hoje no Grêmio) que tem muito mais qualidade no passe, comete menos faltas e estava em melhor fase que o seu companheiro. Ok para Fernandinho e Elias, mas a dupla, pela idade, dificilmente joga a próxima Copa do Mundo.


MEIAS- Oscar (Chelsea), Firmino (Hoffenhein), Philippe Coutinho (Liverpool) e Willian (Chelsea): excelentes escolhas. Todos meio-campistas bons de bola e que passam por boa fase em seus respectivos times. E eles devem chegar em 2018 no auge de suas formas físicas.


ATACANTES- Robinho (Santos), Neymar (Barcelona), Tardelli (Shandong Luneng) e Douglas Costa (Shakhtar Donetsk): Robinho é bom de bola, mas acho que já contribuiu o bastante para a Seleção. Ademais, ele e Tardelli já estão na faixa dos 30 anos. Recebo a convocação de Douglas Costa com desconfiança, ainda mais após a goleada que o Shaktar sofreu para o Bayern na última semana. Neymar dispensa comentários.


E vocês? Quem vocês convocariam?



Imagem extraída de https://www.facebook.com/CBF/




DEPENDE DO CARRO

Começa nesta madrugada a temporada 2015 da Fórmula 1. Dois brasileiros, Felipe Massa (da Williams) e Felipe Nasr (da Sauber) irão representar nosso país na competição. Eu, no entanto, estou na torcida pelo arrojado e determinado alemão Sebatian Vettel, que acabou de trocar de escuderia -deixou a Red Bull e assinou com a Ferrari. A vitória, no entanto, não depende muito do piloto, e sim do carro que se adaptar melhor às novas regras. Tem sido assim ano após ano.



CASEMITO?

Imagem extraída do Facebook oficial do Porto- https://www.facebook.com/FCPorto/

Até hoje não entendo por que o meu São Paulo desistiu do volante Casemiro (foto acima), revelado na base do próprio clube. Ele tem personalidade forte, mas é bom de bola e está em excelente fase no Porto, fazendo até gol na Champions League. Se tivesse utilizado bem o garoto ao invés de queimá-lo, podem ter certeza que Casemiro teria dado muito lucro ao Tricolor. E ele, possivelmente, estaria na Seleção Brasileira neste momento. O Real Madrid, dono do passe do atleta, até cogita reintegrá-lo após suas exibições recentes.


Nenhum comentário:

Postar um comentário