segunda-feira, 12 de outubro de 2015

O Joachim Sabe o que Faz

Imagem extraída de https://www.facebook.com/DFBTeam/



Olá, queridos leitores e leitoras!

Aproveitei o feriado para descansar um pouco mas não deixei de acompanhar o futebol.

Assisti a alguns jogos válidos pelas Eliminatórias da Euro 2016 e me deliciei com as vitórias das minhas seleções favoritas, incluindo a Espanha, a Croácia e a Alemanha.

A Mannschaft, por sinal, não parece nem sombra daquele time que nos deu uma surra em 2014. Os alemães têm posse de bola mas não conseguem transformá-la em chances de gol, a equipe parece mais lenta, a marcação adversária consegue tirar os espaços da Alemanha com relativa facilidade, ...

A campanha alemã nas Eliminatórias foi cheia de altos e baixos, com sete vitórias, um empate e duas derrotas, incluindo um revés para a fraca República da Irlanda. Por pouco, a Nationalelf não foi parar na repescagem.

Não bastasse a irregularidade alemã, houve uma perseguição implacável da Polônia pela liderança. A atual Seleção Polonesa, composta por muitos astros do próprio futebol alemão, foi uma verdadeira pedra nas chuteiras da Mannschaft. Os alemães só conseguiram assegurar a ponta devido a alguns tropeços de seus perseguidores, uma vez que no confronto direto houve uma vitória para cada lado.

Quem vê essa campanha sofrida, deve acreditar que acabou o gás da Alemanha após a Copa de 2014 e a tendência é de que os alemães entrem em decadência daqui para frente, certo?



Imagem extraída de https://www.facebook.com/DFBTeam/



Errado. Muito errado.

Comecemos pelas ausências de atletas que já se aposentaram pela Seleção Alemã. Klose, Lahm e Mertesacker não jogam mais pela Mannschaft. A saída do trio enfraqueceu um pouco a equipe, que perdeu seus líderes e também suas referências em campo. A lateral direita continua sem dono desde a saída da Lahm e falta uma referência na área depois que Klose pendurou as chuteiras pela sua seleção.

O treinador Joachim Löw aproveitou a aposentadoria do trio para renovar o elenco da Nationalelf e dar chances a jogadores mais jovens, algo que ele já vinha fazendo desde que assumiu a equipe em 2006. Nomes pouco conhecidos como Ginter, Bellarabi, Volland e Kruse estão ganhando espaço na seleção principal da Alemanha.

A inexperiência da garotada, contudo, pesa em campo e a equipe sofre com isso. Isso explica os tropeços e também as vitórias magras sobre rivais de pouca expressão.

A renovação de uma equipe, contudo, é um processo a ser executado a longo prazo. Você abre mão da experiência de alguns atletas para inserir alguns novatos. A falta de entrosamento inicial somada à inexperiência dos meninos pesa em campo e muitas batalhas são perdidas no processo. Podemos considerar isto como um risco calculado, cujo preço que o time paga de bom grado.

Os jogadores, por mais talentosos que sejam, não poderão atuar por toda a vida. Como eu escrevo aqui no blog com frequência, a idade chega e o atleta tende a sofrer cada vez mais com as limitações físicas. É preciso encontrar bons sucessores para se preencher os vazios deixados pelos atletas que se aposentam.

Os atletas mais jovens, contudo, precisam ser preparados para se ocupar tais postos. Para isso, os meninos precisam ter oportunidades para jogar no time principal. Isto faz com que eles possam aprender com os companheiros mais experientes e também saibam como lidar com tamanha responsabilidade.

Os meninos acabam cometendo muitos erros, mas o time compreende. Faz parte do processo de amadurecimento errar e aprender com esses erros. Por isso, o treinador insiste com a garotada apesar da irregularidade da equipe. Ele sabe que um menino inexperiente de hoje pode ser o craque de amanhã.

A experiência não foi deixada de lado. Schweinsteiger e Podolski foram mantidos na equipe e estiveram com o grupo que disputou os últimos dois jogos da Eliminatória. Eles não entraram em campo, mas o treinador sabe que a liderança da dupla será o contraponto da inexperiência dos garotos.

A Alemanha não acabou. Está fazendo uma campanha relativamente fraca justamente para dar um preparo adequado à nova geração de atletas para que a equipe esteja voando em junho de 2016, quando a Eurocopa será realizada.

Hoje a equipe ainda está verde, mas estará madura em 2016.



Imagem extraída de https://www.facebook.com/DFBTeam/


Nenhum comentário:

Postar um comentário