sábado, 10 de outubro de 2015

O Palmeiras Precisa Cuidar do Gabriel

Imagem extraída de https://www.facebook.com/GabrielJesus33Oficial/



Um dos jogadores que mais vem se destacando no milionário elenco do Palmeiras é o atacante Gabriel Jesus, um habilidoso atacante esquerdo que vem ganhando notoriedade pelos seus gols e assistências. Ele tem apenas 18 anos e foi revelado nas próprias bases do próprio Verdão.

O jovem atleta já alcançou a fama em pouquíssimo tempo desde que foi efetivado ao elenco profissional. Ele atua como titular na equipe de Marcelo Oliveira, é ídolo da torcida e vem ganhando muito espaço na mídia.

Todo esse crescimento repentino, contudo, vem prejudicando o desenvolvimento profissional do menino. Como ele vem sendo muito paparicado, ele começou a tomar atitudes erradas em campo e isso vem prejudicando sua equipe nos últimos jogos.

Na partida contra o São Paulo, por exemplo, um erro de Gabriel resultou no gol de Carlinhos. Tudo porque ele não foi atrás de uma bola que ele considerava como "perdida" na linha de fundo, mas que foi recuperada por um lateral adversário e o Tricolor abriu o placar. A importância de seu erro só não foi maior porque Rogério Ceni "devolveu  a gentileza" e o Verdão empatou nos minutos finais. E se o São Paulo não tivesse vacilado? De quem teria sido a culpa pela derrota?

No jogo seguinte, contra o Inter, ele deveria ter voltado para cobrir Zé Roberto, que estava jogando na lateral esquerda. O atacante, praticamente, limitou-se a permanecer no campo de ataque enquanto Valdívia fazia a festa por aquele lado. O gol de empate do Colorado, inclusive, saiu por lá. Sorte que Andrei Girotto apareceu para desempatar para o Verdão e selar a classificação do Palmeiras para as semifinais da Copa do Brasil. A culpa no gol sofrido, obviamente, precisa ser dividida com os outros jogadores daquele setor, mas o Verdão teria levado bem menos sustos se Gabriel contribuísse com a marcação.

Na goleada sofrida diante da Chapecoense, Egídio acabou levando a maior parcela da culpa pela derrota. Mas, sejamos justos, Dudu e Gabriel Jesus deveriam oferecer cobertura ao lateral, mas foram omissos na marcação. Mais uma vez, o lado esquerdo do Palmeiras foi amplamente explorado. Não sei se a goleada poderia ter sido evitada, mas a presença de mais marcadores sempre dificulta a ação do rival.

Isso sem falar que o atacante também vem abusando do individualismo em alguns lances, prendendo demais a bola e tentando efetuar dribles desnecessários.



Imagem extraída de https://www.facebook.com/GabrielJesus33Oficial/



O momento atual de Gabriel Jesus me fez lembrar o começo de carreira de dois atletas que estão fazendo muito sucesso na Europa: Neymar e Lucas Moura. Ambos os jogadores, assim como Gabriel, alcançaram o sucesso muito cedo. E isso subiu à cabeça da dupla, fazendo com que ambos tomassem muitas atitudes erradas. Quem não se lembra quando Neymar ou Lucas tentavam partir para o drible o tempo todo, perdiam a bola e acabavam matando contra-ataques? Algumas dessas histórias você confere nos links ao final deste texto.

O sucesso nos abre muitas portas, mas também nos trazem muitas coisas ruins. A fama sobe a cabeça das pessoas e as fazem cair em muitas armadilhas, como a arrogância, as extravagâncias e os falsos amigos. Como Gabriel ainda é muito jovem, ele está ainda mais susceptível a tais armadilhas. E tudo isso pode trazer consequências ruins para a carreira do jogador.

O Palmeiras e o treinador Marcelo Oliveira, portanto, precisam cuidar do jovem Gabriel Jesus. Impedir que ele se desvie do caminho certo e continue crescendo no futebol. O técnico, inclusive, declarou que chamaria Gabriel para uma "conversa".

Gabriel é um menino muito talentoso e tem muito potencial, tanto para jogar num grande clube no exterior, quanto para defender a nossa Seleção na Copa de 2018.

Ele, contudo, precisa ser "blindado" pelo Palmeiras para que não caia nas armadilhas da fama e se transforme em um estorvo para o seu próprio time.

Todos nós erramos, sobretudo enquanto ainda somos jovens e inexperientes.

Errar e aprender com nossos erros faz parte da vida de todos nós, e a maturidade é conquistada à medida em que assimilamos tudo isto.



Imagem extraída de https://www.facebook.com/GabrielJesus33Oficial/



Leia mais:


Blog do Caju- ‘Ouça os mais velhos, Neymar’: http://www.estadao.com.br/blogs/jt-esportes/ouca-os-mais-velhos-neymar/

Blog do Caju- O Leão sabe das coisas, Lucas: http://blogs.estadao.com.br/blog-do-caju/o-leao-sabe-das-coisas-lucas/




QUE DELÍCIA VER A ESPANHA JOGAR!

Assisti ao jogo da Espanha contra o modesto Luxemburgo, válido pelas Eliminatórias da Euro 2016, e me deliciei com o jogo da Furia! Passes, velocidade, jogo coletivo, compactação, posse de bola, tabelas, ... Um verdadeiro espetáculo para os fãs do futebol-arte. O placar de 4x0 ficou até barato para os luxemburgueses, que ficaram o jogo inteiro encolhidos lá atrás. O resultado assegurou os espanhóis na Eurocopa, que devem entrar, mais uma vez, como favoritos ao título.



TEM PROFESSOR NOVO NA ÁREA!

Durou apenas alguns meses o ano sabático de Jürgen Klopp. O Ex-treinador do Borussia Dortmund acertou com o Liverpool na semana passada e vai comandar o Reds durante três temporadas. Resta saber se o técnico conseguirá dar vida ao time do Anfield, que ainda não se acertou em campo apesar dos muitos reforços contratados.


Nenhum comentário:

Postar um comentário