segunda-feira, 14 de dezembro de 2020

A Rota dos Campeões

Imagem extraída de www.facebook.com/ChampionsLeague



Cara leitora e leitor, você se lembra dos palpites que eu dei para a fase de grupos da Champions League? Eu adivinhei a posição de 22 times dentre os 32 participantes, sendo que em três grupos (A, D e G) eu acertei em cheio a classificação dos times.

Podemos tirar duas interpretações do meu sucesso. A primeira é a de que eu realmente seja um bom analista a despeito de nunca ter chutado uma laranja na vida ou nunca ter estudado futebol. A segunda, e mais provável, é de que os jogos da primeira fase são quase todos previsíveis e de poucas emoções, salvo algumas exceções.

Um argumento que dá sustentação à segunda hipótese é a demissão do treinador Lucien Favre do Borussia Dortmund. Os Aurinegros terminaram em primeiro em seu grupo na Champions, mas o time faz uma campanha apenas modesta na Bundesliga e o clube ainda levou uma sonora goleada de 5x1 diante do Stuttgart em pleno Signal Iduna Park. Ou seja, os jogos da primeira fase da Liga dos Campeões não são um boa referência para se avaliar o desempenho de uma equipe apesar da importância da competição.

Tivemos, ainda assim, algumas zebras como a eliminação do Manchester United diante do emergente Red Bull Leipzig, a Internazionale terminando na lanterna seu grupo (não conseguiu sequer uma vaga na Europa League) e a classificação de alguns azarões como o Borussia Mönchengladbach e o próprio Red Bull Leipzig.

Foi realizado na manhã de hoje o sorteio que definiu os confrontos válidos pelas oitavas-de-final da Champions League. O chaveamento, como em edições anteriores, não permite o cruzamento de equipes de um mesmo país (Sevilla e Real Madrid, ambos da Espanha, por exemplo) ou de times que tenham participado de um mesmo grupo na primeira fase (Lazio e Borussia Dortmund, por exemplo).

Fizemos, como é tradição aqui no blog, análises dos confrontos e demos palpites para os jogos. As equipes à direita mandam as partidas de volta e os favoritos (em minha opinião) estão em negrito. Será que o seu time preferido tem chances de avançar? Confira!



Imagem extraída de www.facebook.com/ChampionsLeague



BORUSSIA MÖNCHENGLADBACH (Alemanha) X MANCHESTER CITY (Inglaterra): o City é franco favorito mas o M'Gladbach é uma verdadeira caixinha de surpresas, visto que conseguiu fazer frente aos milionários rivais de seu grupo (Real, Internazionale e Shakhtar) a despeito do elenco modesto. Os Citizen não podem subestimar os Potros em hipótese alguma. 



LAZIO (Itália) X BAYERN MÜNCHEN (Alemanha): o Bayern deve avançar sem muitos problemas visto que a Lazio tem um elenco com menos recursos e o time romano ainda não demonstrou poder de decisão, sobretudo nos grandes jogos.



ATLÉTICO DE MADRID (Espanha) X CHELSEA (Inglaterra): este confronto promete duas partidas equilibradas. O renovado Chelsea me parece um pouco melhor e com mais recursos em campo, mas o Atlético sabe muito bem jogar com o regulamento e não seria absurdo observar um triunfo colchonero a despeito do treinador Simeone tomar algumas decisões contestáveis.



RED BULL LEIPZIG (Alemanha) X LIVERPOOL (Inglaterra): a tradição e a intensidade do Liverpool deve prevalecer diante do emergente Red Bull.



PORTO (Portugal) X JUVENTUS (Itália): a Juventus não deve encontrar grandes dificuldades diante do Porto dada as discrepâncias do elenco e das finanças.



BARCELONA (Espanha) X PARIS SAINT-GERMAIN (França): o momento do PSG é melhor  mas falta poder de decisão aos franceses nos grande jogos e, por isso, o Barcelona deve triunfar apesar da campanha irregular.



SEVILLA (Espanha) X BORUSSIA DORTMUND (Alemanha): confronto equilibrado entre duas equipes de mesmo nível técnico e financeiro. Vejo o Sevilla um pouco melhor que o Borussia Dortmund a despeito da pouca tradição dos nervionenses na Champions.



ATALANTA (Itália) X REAL MADRID (Espanha): o Real Madrid faz uma campanha de altos e baixos, mas tem mais elenco, recursos e experiência na competição do que a Atalanta.



Imagem extraída de www.facebook.com/ChampionsLeague




Nenhum comentário:

Postar um comentário