terça-feira, 15 de dezembro de 2020

Precisamos Parar de Hatear Mourinho

Imagem extraída de www.facebook.com/TottenhamHotspur



Existe na internet uma ação chamada de "hatear", que vem do inglês hate (odiar) e consiste em publicar comentários negativos e ofensivos contra algo ou uma pessoa. Os haters ("odiadores"), da mesma forma, são internautas que vivem de praticar o hate contra alguém.

José Mourinho é um grande treinador, detentor de vários títulos e conquistas ao longo de sua vitoriosa carreira. O português, porém, é severamente criticado pelo seu estilo de jogo estritamente defensivo e pelos seus comentários no mínimo polêmicos. É praticamente impossível ficar indiferente diante de Mou: ou você o ama, ou você o odeia.

Mou acabou ganhando fama negativa aqui no Brasil no começo da década de 2010. O treinador comandava o Real Madrid na época e o português acabou desenvolvendo uma rivalidade ferrenha com Josep Guardiola, que estava à frente do Barcelona durante a ocasião. Os confrontos entre o lusitano e o catalão transcenderam os gramados e beiraram à inimizade em muitos momentos.

Parte da imprensa da época enxergava o estilo ofensivo de Guardiola como o "correto". Mou acabou taxado como o "vilão" da história por ser a antítese do catalão e criou-se uma legião de haters contra o português aqui no Brasil. O tempo passou, os treinadores mudaram de clubes e a rivalidade entre os dois esfriou um pouco, mas a má fama de Mourinho permaneceu bem como a rejeição de muitos brasileiros.



Imagem extraída de www.facebook.com/TottenhamHotspur



Não há uma regra que obrigue as equipes a atuarem no ataque ou manter a posse da bola. Jogar ofensivamente ou defensivamente são apenas estilos e nenhum deles é errado. Eu mesmo, influenciado por comentaristas que endeusavam Guardiola, cheguei a fazer postagens no passado criticando a forma defensivista de Mou, mas hoje vejo que é apenas uma proposta de jogo.

Há também as críticas sobre o comportamento de Mou. Muitos o veem como "arrogante", "prepotente" e "grosseiro". O português, de fato, é muito lembrado pelas discussões ríspidas com profissionais de imprensa, outros treinadores e até com seus próprios jogadores. Mourinho, inclusive, foi demitido de seus três últimos clubes (Real Madrid em 2013, Chelsea em 2016 e Manchester United em 2019) após perder o vestiário. Mas o lusitano também possui centenas de admiradores e muitos dos que trabalharam com ele garantem que é uma boa pessoa e um ótimo profissional. É o que escrevi no início do texto: ou você ama ou você odeia o técnico.

Menosprezar Mou é menosprezar a história do futebol. Poucos treinadores conseguiram fazer sucesso em tantos países diferentes. Mourinho foi campeão na Inglaterra, Portugal, Espanha e Itália. Ademais, o lusitano venceu a Champions League duas vezes -2004 com o Porto e 2010 com a Internazionale. Seu estilo de jogo pode não ser vistoso, mas não é errado e, muito menos, ilegal.

Precisamos deixar o preconceito contra Mou de lado e enxergar seus méritos. É óbvio que o treinador tem defeitos, mas temos de reconhecer que muito do que se escrevia contra o português foi consequência de um endeusamento a Guardiola e ao Barcelona no começo desta década.



Imagem extraída de www.facebook.com/TottenhamHotspur




Nenhum comentário:

Postar um comentário