sábado, 12 de dezembro de 2020

Os Méritos de Abel

Imagem extraída de www.facebook.com/Palmeiras



Precisamos tirar o chapéu para o treinador Abel Ferreira e para o bom trabalho que o português vem realizando a frente do Palmeiras. A equipe vem atuando de forma empolgante nos gramados e os jogadores têm se mostrado bastante motivados em campo, principalmente aqueles que eram considerados "descartáveis".

Abel chegou ao Palmeiras em meio a uma busca tresloucada e sem critérios dos dirigentes por um treinador estrangeiro "de grife" após a demissão de Vanderlei Luxemburgo. Técnicos de vários estilos e nacionalidades diferentes haviam sido sondados pelo Verdão até que houve o acerto com o português.

O grande acerto de Abel foi não cometer o mesmo erro que o Flamengo teve com Domènec Torrent e depois com Rogerio Ceni: o português se preocupou em realizar um trabalho de transição antes de implantar sua filosofia de jogo. O interino Andrey "Cebola" Lopes comandou uma última partida enquanto o lusitano assistia ao jogo das arquibancadas. Em seguida, o novo comandante foi realizando as mudanças com ajuda do auxiliar e hoje o Palmeiras atua com harmonia sob a batuta do europeu.

Outro grande mérito de Abel foi recuperar jogadores que estavam sem espaço no clube. Patrick de Paula, Gustavo Scarpa, Rony e Raphael Veiga estavam em baixa no Verdão antes da chegada do português. A sorte, porém, sorriu para os "renegados" quando o Palmeiras sofreu com os muitos desfalques. Os atletas outrora encostados, aproveitaram a oportunidade e mostraram em campo que mereciam brigar por vagas no time titular.



Raphael Veiga e Gustavo Scarpa recuperaram espaço e o bom futebol
com Abel (imagem extraída de www.facebook.com/Palmeiras)



O trabalho, obviamente, não é impecável e o Verdão ainda apresenta algumas pequenas oscilações, comuns devido ao pouco tempo do treinador. A desenvoltura e o futebol praticado pela equipe, porém, demonstram que há um caminho a seguir e que o torcedor pode sonhar com mais troféus nesta segunda metade da temporada.

Alguns torcedores e comentaristas divagam se o Palmeiras "perdeu tempo" com Luxemburgo durante a primeira metade da temporada quando o Verdão poderia ter começado já com o desejado treinador estrangeiro -os nomes de Jorge Sampaoli e Miguel Ángel Ramírez haviam sido ventilados na ocasião.

Não havia concordado com a contratação de Luxa na ocasião mas acreditava que o carioca conseguiria tirar o elenco da acomodação pelo fato do treinador ter estofo para cobrar os atletas, o que acabou não acontecendo.

Resta saber se o bom trabalho de Abel dará frutos. Os resultados estão aparecendo, o futebol praticado é convincente e as chances são boas. Mas é necessário frear a empolgação e evitar o clima de "já ganhou" para que o time não perca a concentração.



imagem extraída de www.facebook.com/Palmeiras



x

Nenhum comentário:

Postar um comentário