domingo, 13 de dezembro de 2020

O Amigo Gringo




Meu ex-orientador tinha um amigo inglês. Eles se conheceram quando meu ex-chefe estudou na Inglaterra e ambos se tornaram muito próximos desde então. Eles sempre mantiveram contato, realizavam trabalhos em colaboração e buscavam maneiras de se encontrar com frequência.

Conheci o inglês em 2008 quando ele veio ao Brasil para participar de um congresso. Ele já havia visitado tantas vezes o nosso país que já arriscava algumas palavras em português e já estava familiarizado com a nossa cultura, incluindo o futebol e o churrasco.

O gringo, aliás, é torcedor fanático do Liverpool. Meu ex-chefe certa vez me contou que o estrangeiro morria de raiva do São Paulo por causa do Mundial de Clubes de 2005, quando o Tricolor levou a melhor sobre os Reds em uma partida marcada por muitos lances controversos. Eu jamais toquei no assunto em virtude disto.

O inglês também adorava jogar futebol. Quando o gringo vinha ao Brasil, nós marcávamos algumas partidas para ele se divertir e também para integrá-lo à nossa turma. O estrangeiro fazia questão de participar e só recusava os convites por motivo de força maior. O entusiasmo dele em quadra era admirável.






Houve uma vez em que fomos jogar bola com o gringo em 2008 e só eu sabia falar inglês dentre os presentes. Um dos meus colegas me pediu "por favor" pra eu puxar assunto com o estrangeiro enquanto esperávamos a carona para voltar ao laboratório onde trabalhávamos. Detalhe: eu nunca tive aulas de idiomas fora da escola e eu aprendi tudo praticamente só jogando videogame ou cardgames durante minha adolescência!

Houve um novo encontro em 2011. Eu pretendia caçoar do gringo com um boné do Liverpool, mas eu havia entendido que ele era torcedor do arquirrival Manchester United, e não dos Reds. O tiro saiu pela culatra e fui chamado de "puxa-saco" pelos meus colegas de laboratório!

Eu, também em 2011, compartilhei no Facebook uma notícia de que o então treinador do Manchester United, Sir Alex Ferguson, havia recebido um título honorário de doutor pela Manchester Metropolitan University. O gringo "cornetou" a minha postagem no dia seguinte. Descobri que a rivalidade entre Liverpool e Red Devils era mais intensa do que eu imaginava...

Encontrei o gringo pela última vez em 2014. Era época de festas juninas e também de Copa do Mundo aqui no Brasil. Não conversamos muito na ocasião mas foi um encontro divertido. Meu ex-orientador falou do meu blog para o estrangeiro e até sugeriu para eu fazer uma versão em inglês de meus textos, mas nunca consegui levar a ideia adiante.

O estrangeiro hoje vive na Austrália e, graças às redes sociais, pudemos manter contato. Não tenho tanta proximidade com ele. Aliás, confesso que eu tenho um pouco de vergonha de escrever para ele pelo fato dele ser um grande pesquisador e eu um mero blogueiro! Mas sempre curto suas postagens e comento em suas publicações de vez em quando.







Nenhum comentário:

Postar um comentário