sexta-feira, 8 de maio de 2015

A Seleção do Dunga

Imagem extraída de https://www.facebook.com/CBF/



Bom dia, leitores e leitoras!

Eu havia anunciado que comentaria ontem a lista de convocados para a Copa América 2015, mas o jogo do Barcelona foi tão fantástico que decidi postergar o post para hoje.

Dunga anunciou seus 23 jogadores eleitos para disputar a Copa América 2015, que terá seu início em junho.

O Brasil terá a "obrigação" de vencer a competição. Primeiro porque deseja apagar os 7x1 sofridos em casa na última Copa do Mundo. Segundo porque a Copa América, como disse Juca Kfouri, é uma competição que ninguém dá importância quando o Brasil ganha, mas a Seleção entra em crise quando perde.

A missão, no entanto, não será fácil. Argentinos, chilenos, colombianos e uruguaios estão com bons elencos à disposição. Enfrentamos todos eles nos últimos dois anos e não tivemos vida fácil. Ou será que todos já se esqueceram da bola na trave de Pinilla que, por sorte, não desclassificou o Brasil nas oitavas da última Copa? Além deles, paraguaios (que nos eliminaram na Copa América de 2011), mexicanos (que sempre são uma pedra em nossas chuteiras) e equatorianos (surpreenderam ao se classificar à última Copa do Mundo sem precisar de repescagem) estarão presentes.

Outro ponto importante é que esta será a primeira competição oficial que faremos após a Copa do Mundo. Seria importante convocar atletas mais jovens já pensando na montagem do time para 2018, mas a maioria dos treinadores sabe que seus cargos ficam em risco caso não conquistem o título, então preferem colocar atletas mais rodados ao invés de pensar a longo prazo. A Alemanha, atual campeã da Copa do Mundo, montou um time jovem para a Euro 2012, conseguiu apenas um terceiro lugar, mas colheu os frutos dois anos depois.

Será que Dunga convocou um bom time? Vamos à análise.


GOLEIROS: Jefferson (Botafogo), Diego Alves (Valencia) e Marcelo Grohe (Grêmio) foram os escolhidos. Três boas escolhas, mas eu gostaria de ver Cássio (Corinthians) ou Victor (Atlético Mineiro) entre os convocados. Também me agrada o nome de Fábio (Cruzeiro), mas ele já está com 34 anos e dificilmente teria idade para jogar a próxima Copa do Mundo.


LATERAIS: foram escolhidos Fabinho (Monaco), Marcelo (Real Madrid), Filipe Luís (Chelsea) e Danilo (Porto). Dos convocados, apenas Marcelo eu concordo 100%. Eu não levaria Filipe, que atualmente é reserva no time de José Mourinho. Eu gostaria de testar Marcos Rocha, Douglas Santos (ambos do Atlético Mineiro) ou Mayke (Cruzeiro).


ZAGUEIROS: Thiago Silva, David Luiz, Marquinhos (todos do PSG) e Miranda (Atlético de Madrid) foram convocados. Thiago Silva é craque mas demonstrou muita instabilidade emocional na última Copa do Mundo. Além disso, ele já está com 30 anos e dificilmente joga o próximo mundial. Eu convocaria Marquinhos, que é reserva no PSG, para uma Seleção Olímpica, mas não para uma Copa América. Miranda também é bom de bola, mas não o levaria junto com Thiago Silva, uma vez que ele também já tem 30 anos.


VOLANTES: Luiz Gustavo (Wolfsburg), Fernandinho (Manchester City), Elias (Corinthians) e Casemiro (Porto) foram os felizardos. Luiz Gustavo, para mim, não deveria estar presente por ser muito faltoso e por ter feito uma Copa do Mundo fraca, mas, por algum motivo que desconheço, ele sempre tem vaga na Seleção, independente do treinador. Ok para os demais.


MEIAS E WINGERSEverton Ribeiro (Al Ahli), Douglas Costa (Shakhtar Donetsk), Willian (Chelsea), Philippe Coutinho (Liverpool) e Roberto Firmino (Hoffenheim) foram os eleitos. O único nome que contesto é o de Douglas Costa, que não me impressionou muito nos jogos que vi ele fazer pela Champions. Everton é um bom jogador, mas faz algum tempo que não o vejo jogar. Faltou um "maestro" na equipe, uma vez que todos os meias citados são mais "carregadores de piano" do que armadores. Para piorar, temos poucas opções disponíveis para isto, como Ganso (em má fase), Cleiton Xavier (ainda sem condições para jogar os 90 minutos) e Jádson (em boa fase mas já tem 31 anos).


ATACANTES: Neymar (Barcelona), Diego Tardelli (Shandong Luneng) e Robinho (Santos). Robinho e Tardelli são bons de bola, mas já estão na casa dos 30 anos. Cortaria um dos dois para dar lugar a um atacante mais jovem.


Nenhum comentário:

Postar um comentário