domingo, 3 de maio de 2015

A Renovação que Não Aconteceu

Imagem extraída de https://www.facebook.com/equipedefrance/



O desempenho da França na última Copa do Mundo nem de longe foi decepcionante. Os Bleus conseguiram chegar às quartas-de-final (caíram diante da campeã Alemanha), algo que era esperado para um time desfalcado e que penou para conquistar sua vaga no Mundial (precisou passar pela esforçada Ucrânia na repescagem). Mas não tenho dúvida de que a Seleção Francesa poderia ter sido um time muito melhor e com chances de brigar pelo troféu.

Os dirigentes franceses começaram um processo de renovação já em 2010 após o vexame na África do Sul, quando os Bleus foram eliminados ainda na primeira fase e lembrado muito mais pelas brigas no vestiário do que pelo futebol vistoso. Saiu o técnico Raymond Domenech e entrou o ex-zagueiro Laurent Blanc (atualmente no PSG). A maioria dos atletas mais velhos como Henry e Anelka deram lugar a aletas mais jovens. Blanc foi buscar alguns jovens promissores nas categorias de base da Seleção Francesa e montou um elenco mais leve para a disputa da Euro 2012.



France 4-2-3-1 football formation
França na Euro 2012: meio-de-campo criativo com
Nasri, Ménez e Ribéry valorizando a posse da bola e
facilitando o trabalho do centroavante Benzema
(imagem obtida via footballuser.com).



O que era para ser o início de uma nova geração, acabou não dando certo. Após dois bons jogos diante de Inglaterra e Ucrânia, a França sofreu novamente com confusões no vestiário. Vários atletas foram multados e suspensos pelos incidentes (Nasri, entre eles), o treinador Laurent Blanc deixou o comando dos Bleus e assumiu o ex-volante Didier Deschamps.

O ex-treinador do Marseille tirou vários dos meias criativos e colocou mais volantes. A França ganhou consistência defensiva mas perdeu criatividade no meio-de-campo. Um agravante se deu com a lesão de Ribéry às vésperas do Mundial de 2014.



A Seleção Francesa sob a batuda de Deschamps: mais volantes e menos meias criativos (obtido via footbaluser.com).



Muitos dos jogadores "encostados" após os incidentes de 2012 nasceram em 1987 e tem, portanto, lenha para queimar até 2018, ano da próxima Copa do Mundo. Se mesclássemos o meio-de-campo proposto por Blanc com a renovação na zaga proposta por Deschamps, teríamos uma equipe bem mais completa, com solidez defensiva, criatividade no meio-de-campo e um ataque fortíssimo. Penso que a equipe poderia até mesmo brigar pelos títulos ao invés de ser uma mera coadjuvante como foi nas últimas competições.



France 4-1-4-1 football formation
O meio-de-campo proposto por Blanc mesclado ao
sistema defensivo de Deschamps: teríamos uma equipe
que joga com a bola no chão, defende bem e ainda facilitaria
o trabalho para Benzema (obtido via footballuser.com).



VOA, ZANETTI!

Mais um ouro para Zanetti? Que novidade há nisto? Absolutamente nenhuma para este verdadeiro fenômeno na ginástica brasileira e verdadeira esperança de medalhas. Mas eu sempre gosto de exaltar o quanto o ginasta brasileiro sofre para obter recursos para treinar e competir. Zanetti remou contra a maré e continua remando. Este ouro não veio apenas do talento do ginasta. Veio de seu sangue, de seu suor de seu empenho. Ele superou adversários que tinham muito mais recursos e apoio de seus respectivos países. Zanetti é um gigante que lutou contra tudo isto e merece sempre ser exaltado pelos seus feitos, sobretudo os títulos.



GAME OVER

O que era esperado na Inglaterra, finalmente aconteceu. O Chelsea, mais Mourinho do que nunca, derrotou o Crystal Palace em cada e faturou seu quinto título na Premier League. Parabéns aos londrinos, mas este time pode ir ainda mais longe se ousar e usar melhor os recursos que possui.



FINITO

A Juventus também confirmou mais um título antecipado neste final de semana. Derrotou a Sampdoria mesmo jogando fora de casa e não pode mais ser alcançado por nenhum adversário. Com o troféu da Serie A garantido, a Juve pode se dedicar totalmente à Champions League e buscar o título que não consegue desde 1996. Parabéns, Juve!



Nenhum comentário:

Postar um comentário