sábado, 16 de maio de 2015

Parabéns, Raí!

Imagem extraída do Facebook oficial do São Paulo- https://www.facebook.com/saopaulofc/



Um dos maiores ídolos do São Paulo completou ontem 50 anos. Trata-se do grande Raí Souza Vieira de Oliveira, grande meio-campista que marcou época no final dos anos 80 e início dos 90. Para muitos torcedores do clube paulista, ele é o maior jogador a vestir a camisa tricolor, tanto pelo seu grande talento com a bola quanto pelos seus títulos conquistados.

Raí começou no Botafogo de Ribeirão Preto, assim como seu irmão mais velho Sócrates. Teve uma rápida passagem pela Ponte Preta e desembarcou no São Paulo em 1987, onde já estreou com o pé direito ao conquistar o título estadual daquele ano.

O melhor, no entanto, viria nos anos 90, quando o saudoso Telê Santana assumiu a equipe. O time contava com um grande elenco e jogava um futebol de encher os olhos. O jogo coletivo prevalecia, mas Raí se destacava mesmo assim. Não a toa, ele foi o principal atleta na conquista da Liberadores em 92, 93 e o mundial em 1992 em cima do Barcelona do Mestre Cruyff (veja o vídeo abaixo).






Raí ainda passou pelo Paris Saint-Germain, onde jogou quatro temporadas, e voltou ao Tricolor em 1998, onde viria a encerrar sua carreira um ano depois. Tristemente, jamais houve uma partida de despedida para este grande meio-campista.

O jogador serviu à Seleção Brasileira e jogou a Copa de 1994, conquistando o tetra. Infelizmente, Raí atuou somente em quatro partidas daquele mundial -os três jogos da fase de grupos e a semifinal contra a Suécia. Torcedores chegaram a pedir a convocação do meio-campista ao então treinador Carlos Alberto Parreira.



Imagem extraída do Facebook oficial de Raí- https://www.facebook.com/rai10oficial/



Hoje, Raí mantém a Fundação Gol de Letra, junto com o ex-lateral Leonardo. A instituição presta assistência a crianças e jovens carentes. O ex-atleta também engajou-se na política a exemplo de seu irmão mais velho e é um dos dirigentes da Atletas Pelo Brasil, instituição que visa melhorar o esporte em nosso país. Raí também costuma atuar, esporadicamente, pelo canal pago ESPN como comentarista esportivo.

Parabéns, Raí! Tudo de melhor que você merece! Você é um craque no campo e também fora dele!



Imagem extraída do Facebook oficial de Raí- https://www.facebook.com/rai10oficial/



COLANDO OS CACOS

Atlético-MG, Corinthians e São Paulo estão fora da Libertadores, mas terão o Brasileirão para se redimir. O Tricolor fez a lição de casa e garantiu os três pontos na primeira rodada, enquanto Timão e Galo foram buscar a pontuação fora de casa mesmo com os times reservas. As três equipes precisam superar a eliminação e reagir o quanto antes, ou irão transformar o revés em crise. A competição continental acabou, mas a temporada ainda não.



ELES MERECEM!

A Justiça Espanhola suspendeu a greve que ameaçava parar a Liga BBVA neste final de semana e haverá rodada no Campeonato Espanhol. O Barcelona terá a chance de conquistar o título de forma antecipada no domingo, bastando apenas vencer o Atlético de Madrid no Vicente Calderón. Mas não será fácil: apesar de estar com o terceiro lugar e a vaga para a Champions assegurados, o Atleti é muito profissional e não vai entregar os pontos de graça, mesmo que isto signifique ajudar o arquirrival Real Madrid. Fiz muitas críticas ao time de Luis Enrique, mas estou na torcida pelo Barça, afinal eles merecem, tanto pelo futebol artístico, quanto pela campanha brilhante que estão fazendo na temporada.


Nenhum comentário:

Postar um comentário