sexta-feira, 1 de maio de 2015

Onde Estão os Sucessores?

Imagem extraída de https://www.facebook.com/SadaCruzeiro/



Difícil imaginar a Seleção Masculina de Vôlei sem Bernardinho ou a Feminina sem José Roberto. O carioca dirige nossos meninos desde 2001 enquanto o paulista comanda nossas garotas desde 2003. E eles não demonstram qualquer sinal de cansaço ou desgaste em seus estilos de jogo. Continuamos jogando um bom voleibol e conquistando muitos títulos mesmo com a manutenção dos treinadores durante todos estes anos. Nem sempre são necessárias mudanças no comando para se obter e manter grandes desempenhos no esporte. Alex Feguson e Arsène Wenger que o digam.

Idade também não é problema para a nossa dupla de treinadores vitoriosos. Bernardino está com 55 anos e José Roberto tem 60. A maioria dos nossos treinadores de futebol está nesta faixa de idade, como Muricy, Cuca, Luxemburgo e Felipão. Nossos técnicos, portanto, ainda podem trabalhar por mais um bom tempo no banco de reservas antes de se aposentarem.

Penso, contudo, no que aconteceria caso algum deles resolvesse pendurar a prancheta. Aparentemente, nenhum dos dois faz planos para se aposentar. Eu acreditava, em princípio, que a dupla deixaria a Seleção após os Jogos Olímpicos de 2016 (a serem realizados no Rio de Janeiro), mas isto é improvável levando-se em conta a idade dos treinadores e o fato deles ainda estarem conquistando títulos.

Ainda assim, pensei em eventuais substitutos para a nossa dupla de treinadores multicampeões. Não é fácil substituir técnicos da estirpe de Zé ou Bernardo, sobretudo com o extenso currículo de títulos que a dupla possui. Mas temos boas opções aqui no Brasil caso algum deles resolva pendurar a prancheta.

Para a Seleção Masculina, não há nome melhor que Marcelo Mendez (foto acima). O atual treinador do Sada/Cruzeiro já trabalha com muitos atletas de nossa Seleção (Wallace, Éder, William e Isac) e conhece muito bem a nossa escola de vôlei. O argentino já ganhou todos os títulos possíveis pelo Sada e ele poderia perfeitamente suceder Bernardinho.



Imagem extraída de https://www.facebook.com/sesisp.volei



Para o feminino, o nome que mais me agrada é o do tranquilo e ponderado Talmo de Oliveira (foto acima). Ele tem experiência em quadra -foi levantador reserva da Seleção Olímpia de 1992, que conquistou o ouro inédito. Mais do que isso, foi atleta de José Roberto em nossa Seleção e, portanto, poderia manter o estilo de seu ex-treinador. Talmo fez uma surpreendente temporada em 2013-14 quando tirou o Sesi da crise e fez o time reagir, conquistando o Sul-Americano e o vice da Superliga.

Poderíamos, ainda, apostar em Luizomar de Moura (foto abaixo), que já trabalha no Molico Nestlé com muitas das atletas de nossa Seleção -Thaísa, Dani Lins, Adenízia e Camila Brait, além de Sheilla, Fabíola, Fê Garay e Tandara que já atuaram no Osasco com Luizomar. O atual treinador do Molico sucedeu José Roberto no próprio clube, conquistou todos os títulos possíveis e já trabalha nas categorias de base de nossa Seleção.

Repetindo: Bernardinho e Zé Roberto jamais apresentaram sinais de que poderiam deixar a Seleção. E nem há motivo para mudanças no comando uma vez que o desempenho das equipes continua bom e produtivo. Mas sempre é bom avaliar alternativas.



Imagem extraída do Facebook oficial do Molico Nestlé- https://www.facebook.com/moliconestle/



SALVEM O MARINGÁ!

O Ziober Maringá (que se chamava Moda Maringá na temporada anterior) pede socorro. A rede de academias, Ziober Brasil, anunciou o fim da parceria com o clube, causando a comoção e mobilização de seus torcedores em busca de um novo patrocinador. Nossos times de vôlei ainda são muito dependentes de seus patrocinadores e o time de Maringá dificilmente terá como disputar as próximas temporadas caso um novo anunciante não seja encontrado. Vamos torcer para que o Maringá consiga um novo parceiro e consiga se manter vivo. Pelo jeito, o levantador e cartola Ricardinho terá muito trabalho assim que voltar de sua temporada na Itália...



ENFIM, JUNTOS!

Imagem extraída de https://www.facebook.com/sesisp.volei

O casal Jaqueline (foto acima) e Murilo, finalmente, poderão voltar a viver juntos na mesma cidade com o pequeno Artur. O Sesi anunciou ontem a contratação da ponteira. Com isso, o maridão também acertou sua renovação com o clube paulista e vai disputar mais uma temporada pelo time da Vila Leopoldina. Isto ficou bom para todas as partes envolvidas... Exceto para o Camponesa Minas (ex-time de Jaque), que perde sua principal atleta.



Nenhum comentário:

Postar um comentário