sábado, 9 de maio de 2015

Os Favoritos do Brasileirão 2015

Imagem extraída do Facebook oficial do Cruxeiro- https://www.facebook.com/cruzeirooficial



Começa hoje o Campeonato Brasileiro 2015. Esta talvez seja a última vez que o torneio seja disputado no formato de pontos corridos. A queda do público e da audiência tem feito os organizadores a repensarem o formato e sinalizar com o retorno do mata-mata.

Eu, honestamente, sou contra. Primeiro porque o mata-mata nem sempre premia o melhor time, e segundo porque já temos a Copa do Brasil, que também vale a desejada vaga para a Libertadores, como competição neste formato.

Como os times vão se comportar neste ano? Fiz análises e dei palpites de como as equipes irão se comportar neste ano. Lembrando que os times podem sofrer mudanças ao longo da competição devido a transferência de atletas, competições paralelas (Libertadores, Copa do Brasil e Sulamericana), crises, mudanças de treinadores, entre outros fatores.


CORINTHIANS: é verdade que o Timão tropeçou nos últimos quatro jogos disputados, mas isto ainda não caracteriza uma crise. Ainda vejo o Corinthians como o melhor time do Brasil por contar com bom elenco, jogar um futebol que une posse de bola com solidez defensiva e um treinador que sabe jogar com o regulamento. Acho que o Coringão tem tudo para decolar no Brasileirão e fazer um grande campeonato.

Expectativa: favorito ao título
Meu Palpite: 1º  lugar


CRUZEIRO: a Raposa perdeu muitos titulares e ainda é uma equipe em transição. A equipe Celeste, em decorrência disto, não mantem a mesma regularidade das duas últimas temporadas. Mas conhecendo o excelente treinador Marcelo Oliveira, a equipe deve voltar aos trilhos ao longo da competição e brigar pela taça novamente.

Expectativa: favorito ao título
Meu Palpite: 2º  lugar


INTERNACIONAL: o Inter é o único time que apresentou bom desempenho no estadual (foi campeão) e neste começo de Libertadores (terminou em primeiro em seu grupo e ainda conseguiu uma boa vantagem sobre o Galo no jogo de ida). Pesa contra o Colorado o retrospecto irregular no Brasileirão, alternando momentos bons e campanhas pífias. Acho que desta vez, o Inter tem elenco e também futebol para brigar pelo troféu, a menos que a equipe veja que há chances reais de vencer uma das competições paralelas.

Expectativa: favorito ao título
Meu Palpite: 3º  lugar


ATLÉTICO MINEIRO: o Galo fez um grande estadual, mas não vem demonstrando o mesmo poder de decisão na Libertadores, mostrando que ainda tem dificuldades para superar adversários de nível. A favor do Atlético pesa o bom desempenho recente da equipe nos últimos anos, além do bom futebol ofensivo, que o grande Tostão chama de "Galo Doido". Acho que o time mineiro vai sofrer algumas derrotas neste começo de Brasileirão mas deve se recuperar no segundo semestre e brigar pelas primeiras posições novamente.

Expectativa: favorito ao título
Meu Palpite: 4º  lugar


PALMEIRAS: após anos de crise (em todos os sentidos), o Verdão vive momento político e econômico tranquilos. O elenco numeroso é uma bênção e uma maldição ao mesmo tempo, por haver muitas opções de atletas, mas pouco espaço para acomodá-los. Se o Palmeiras fizer como o Cruzeiro e o Bayern em 2013 (quando os treinadores fizeram rodízio nos respectivos elencos), isto será amenizado. O treinador Oswaldo de Oliveira é experiente, mas suas equipes não têm apresentado bons desempenhos em Campeonatos Brasileiros nos últimos anos. Vide Botafogo (entre 2012 e 2013) e Santos (2014).

Expectativa: Libertadores
Meu Palpite: 5º  lugar


SÃO PAULO: qual dos dois Tricolores vai disputar o Brasileirão? O que atuou com vontade na Libertadores ou o que jogou (mal) o Paulistão? Caso seja a primeira opção, o São Paulo vai brigar pelas primeiras posições e pode até ficar com a taça por ter bom elenco e bom retrospecto na competição. Do contrário, o Soberano vai subir e descer muito na tabela, e vai ter de se contentar com vaga na Sulamericana.

Expectativa: Libertadores
Meu Palpite: 6º  lugar


SANTOS: o Peixe venceu o Campeonato Paulista com méritos e também graças ao comprometimento de seus atletas com o clube. A crise, no entanto, não foi totalmente debelada e a conquista do estadual serviu apenas para apaziguar brevemente este momento de turbulência. Há grande risco de atletas importantes deixarem o elenco, em especial Robinho, Lucas Lima e Ricardo Oliveira. Se o clube praiano perseverar como fez no Paulistão, podemos ter mais uma grata surpresa vinda da Vila Belmiro neste ano.

Expectativa: Libertadores
Meu Palpite: 7º  lugar


GRÊMIO: mesmo com o desmanche sofrido ao final da temporada passada, o Grêmio tem um bom elenco à disposição e um treinador (Felipão) que sabe jogar com o regulamento. O Tricolor deve ter um bom início de competição uma vez que os rivais pelas primeiras posições ainda estarão concentrados na Libertadores -ou se recuperando do baque sofrido por eventuais eliminações. Se o time gaúcho conseguir administrar bem a gordura acumulada nas primeiras rodadas, pode beliscar uma vaga para a Libertadores -título ainda será difícil.

Expectativa: Libertadores
Meu Palpite: 8º  lugar


VASCO: de volta à Primeira Divisão após amargar o rebaixamento em 2013, o Cruzmaltino ainda é uma equipe em construção. Demonstrou que pode ir longe ao superar todos seus grandes rivais no Campeonato Carioca, mas o time ainda é uma incógnita para o Brasileirão 2015. Há boas opções no elenco, mas não sabemos como a equipe vai evoluir. O treinador Doriva desponta com novas ideias e também com estrela ao faturar dois estaduais consecutivos (um em São Paulo e outro no Rio de Janeiro). Vejo chances razoáveis do Gigante da Colina chegar à Libertadores.

Expectativa: Sulamericana
Meu Palpite: 9º  lugar


FLUMINENSE: dos times cariocas, o Flu é o que possui o melhor elenco em minha opinião, mesmo com as saídas de tantos atletas importantes ao final da temporada passada. O desempenho um pouco abaixo da expectativa no Campeonato Carioca, contudo, gerou desconfiança em relação ao Tricolor. Pelo time, penso que o Fluminense até pode brigar pela Libertadores, mas pelo desempenho recente da equipe, tanto no Carioca quanto no Brasileirão, acho que o Flu vai ter de se contentar com vaga para a Sulamericana.

Expectativa: Sulamericana
Meu Palpite: 10º  lugar


FLAMENGO: se o Flamengo receber todos os reforços especulados na Gávea e a equipe der liga, dá para sonhar com Libertadores. Mas o Rubro-Negro fez um estadual apenas razoável e o elenco, à primeira vista, não impressiona muito. A meu ver, o Fla vai se concentrar na Copa do Brasil, onde sua torcida faz diferença, e fazer um Brasileirão apenas modesto.

Expectativa: Sulamericana
Meu Palpite: 11º  lugar


SPORT: a equipe mudou com relação àquela que terminou o Brasileirão 2014 em 11º, mas manteve os astros Durval e Diego Souza. O Leão da Ilha não foi muito bem na Copa do Nordeste, mas ainda pode comemorar o Campeonato Pernambucano desde que supere o arquirrival Santa Cruz. Vejo Sport, Goiás e Figueirense mais ou menos no mesmo patamar técnico, mas coloco os pernambucanos um pouco à frente dos outros dois pelo desempenho do ano anterior e também por ser muito forte na Ilha do Retiro.

Expectativa: Sulamericana
Meu Palpite: 12º  lugar


GOIÁS: o Esmeraldino, desta vez, conseguiu manter a base da temporada anterior, incluindo o atacante Erik. A equipe também confirmou seu favoritismo no Campeonato Goiano e pode dar trabalho aos rivais.

Expectativa: Sulamericana
Meu Palpite: 13º  lugar


FIGUEIRENSE: não faltam boas opções para o Figueira brigar por Sulamericana neste ano. O time catarinense também conquistou o seu estadual e isto os coloca à frente dos rivais de Santa Catarina. Vale lembrar que esta equipe foi uma verdadeira pedra no sapato dos favoritos durante o ano passado ao arrancar muitos pontos dos rivais da parte de cima.

Expectativa: Sulamericana
Meu Palpite: 14º  lugar


CORITIBA: o Coxa perdeu muitos atletas importantes, incluindo o maestro Alex (aposentado) e o meia Robinho (foi para o Palmeiras). O time também foi goleado pelo Operário na final do Campeonato Paranaense. O Coritiba só não cai porque há rivais mais fracos "disputando" o Z4.

Expectativa: fugir do rebaixamento
Meu Palpite: 15º  lugar


ATLÉTICO PARANAENSE: o Furacão quase foi rebaixado no Paranaense, mas isto se deveu a um planejamento da equipe que disputa o estadual com reservas ou garotos da base. Ainda assim, o Atlético entra no Brasileirão 2015 sem muitas expectativas, senão a de permanecer na Série A.

Expectativa: fugir do rebaixamento
Meu Palpite: 16º  lugar


PONTE PRETA: de volta à Primeira Divisão, a Macaca também luta para não cair novamente. O time deu trabalho aos rivais paulistas durante o estadual, mas acho difícil fazer o mesmo diante de tantos rivais de peso. A esperança é acumular gordura nas primeiras rodadas e depois tentar a sorte nas rodadas finais.

Expectativa: fugir do rebaixamento
Meu Palpite: 17º  lugar


CHAPECOENSE: será que a Chape consegue repetir o milagre de 2014? O time catarinense tinha o elenco mais fraco da competição do ano passado e, mesmo assim, conseguiu sobreviver na base da raça. Tenho minhas dúvidas se o raio cairá duas vezes no mesmo lugar.

Expectativa: fugir do rebaixamento
Meu Palpite: 18º  lugar


JOINVILLE: o campeão da Série B 2014 ficou com o troféu muito mais pela incompetência dos rivais do que por méritos próprios. A equipe se reforçou bem e fez um bom catarinense, mas sabe que permanecer na elite já será um grande feito.

Expectativa: fugir do rebaixamento
Meu Palpite: 19º  lugar


AVAÍ: o time favorito do nosso Gustavo Kuerten quase foi rebaixado no catarinense e isto diz tudo. O Avaí, junto com a Chapecoense, são os times que mais terão de se esforçar se não quiserem voltar à Série B.

Expectativa: fugir do rebaixamento
Meu Palpite: 20º  lugar



Leia mais:

ESPN- Guia do Brasileiro: destaques, vídeos, 'Cotação ESPN' e a opinião de quem torce: http://espn.uol.com.br/noticia/506881_guia-do-brasileiro-destaques-videos-cotacao-espn-e-a-opiniao-de-quem-torce

Globo Esporte- Avaliação dos Elencos do Brasileirão 2015: http://app.globoesporte.globo.com/futebol/campeonato-brasileiro/elencos-do-brasileirao-2015/


Nenhum comentário:

Postar um comentário