quarta-feira, 30 de setembro de 2015

Libertando os Monstros

Imagem extraída de https://www.facebook.com/aufoficial/



Foi noticiado ontem que o lateral uruguaio Martín Cáceres sofreu um acidente de carro na última segunda-feira. O atleta guiava um automóvel de marca Ferrari quando bateu em um ponto de ônibus. Suspeita-se de que o jogador estava sob efeito de álcool no momento do acidente.

O caso de "El Pelado" não foi o primeiro desse tipo. Antes do uruguaio, muitos outros atletas também se envolveram em acidentes com seus carros de luxo.

Pergunta-se: por que tantos atletas se envolvem em acidentes com seus carros de luxo? Por que pessoas que têm acesso a tudo na vida se vêem nesse tipo de situação?

A resposta, muitas vezes, está justamente nesta última frase: ter acesso a tudo na vida.

Já expliquei em outros textos que muitos dos jogadores têm origem humilde. Eles, porém, acabam enriquecendo muito jovens no futebol. O passe de alguns garotos de 15 anos pode chegar facilmente aos milhões de dólares.

O dinheiro abre as portas de todo um universo ao qual os atletas não tinham acesso enquanto eram pobres. Eles vêem a possibilidade de adquirir carros esportivos de luxo, relógios de ouro, celulares de última geração, roupas de grife, ... Você tem a sensação de pode fazer tudo e de que nada pode detê-lo. O dinheiro é poder.

O poder, porém, é capaz de corromper até mesmo a mais nobre das almas. A sensação de invencibilidade faz com que a pessoa passe a tomar atitudes erradas acreditando que têm o direito de fazê-lo e que seguirão impunes por isso. É o mesmo tipo de sentimento que leva algumas autoridades a abusarem de suas posições.

Posso dizer por experiência própria como o dinheiro (e o poder) liberta os monstros que vivem dentro de nós. Quando ganhei minha primeira bolsa, tornei-me arrogante e preocupado apenas em satisfazer meu próprio ego.

Se Martín Cáceres errou, que pague pelos seus erros. O atleta já foi punido pela Juventus, seu clube atual. Mas o caso do atleta cabe a reflexão: será que estamos preparando nossos jogadores, quase todos jovens, para uma vida adulta de responsabilidades? Será que toda a fama e privilégios que eles possuem não está transformando seres humanos em monstros?



Imagem extraída do Facebook oficial da Juventus- https://www.facebook.com/Juventus/



BARCELONA

Comemorei até não mais poder a virada do desfalcado Barcelona sobre os brucutus do Bayer Leverkusen. Esse time alemão já havia abusado da deslealdade na temporada passada contra o Atlético de Madrid. E contra o Barça não foi diferente, com os alemães levando três cartões amarelos e se defendendo até não poderem mais. O Leverkusen abriu o placar, mas o time catalão foi valente e ofensivo até o final, encurralando o Bayer e virando o jogo para 2x1.



ARSÈNE WENGER

Gosto muito de Arsène Wenger, mas ele teve muita culpa na derrota em casa diante do Olympiacos. O treinador modificou demais a equipe em relação àquela que goleou o Leicester City fora de casa no sábado. Mertesacker, Čech, Ramsey e Monreal foram todos para o banco. O rodízio se justificaria caso a equipe estivesse muito desgastada ou disputando as Copas da Inglaterra. O Arsenal agora vai ter que suar a camisa se quiser recuperar os pontos perdidos. E o próximo rival é o poderoso Bayern München.



CHAMPIONS

Imagem extraída de https://www.facebook.com/uefachampionsleague/

Estes foram os placares dos jogos de ontem, todos válidos pela segunda rodada da fase de grupos da Champions. Além da derrota do Arsenal, val destacar as outras "zebras", como o BATE Borisov que derrotou a Roma, o Porto que superou o Chelsea e o Valencia que venceu o Lyon e pleno Stade de Gerland. O Bayern München vai confirmando seu favoritismo, aplicou uma senhora goleada no Dinamo Zagreb e segue com 100% de desempenho na competição.


Nenhum comentário:

Postar um comentário