quinta-feira, 17 de setembro de 2015

Os 23 de Dunga

Imagem extraída de https://www.facebook.com/CBF/



Olá, queridos leitores e leitoras!

Fui dar uma volta hoje pela manhã e, quando voltei para casa, fui noticiado que o treinador Dunga anunciou os 23 jogadores que irão defender a Seleção Brasileira nos jogos contra o Chile (dia 8 de outubro, em Santiago) e contra a Venezuela (dia 13 de outubro, em Fortaleza).

Neymar estará fora devido à confusão após o jogo contra a Colômbia na última Copa América. Mais uma vez, o Brasil terá de se virar em campo sem o seu principal craque. Talvez, o fato ajude a Seleção a depender menos do atacante.

Os jogos desta vez serão pra valer. Serão 18 longas rodadas no sistema de pontos corridos. Os quatro primeiros colocados garantem vaga direta para a Copa na Rússia, enquanto o quinto lugar passará por repescagem.

O Brasil tem se saído bem nos amistosos, mas o psicológico tem pesado quando há algo em disputa nas partidas. Basta nos lembrarmos que nossa Seleção estava com 100% de aproveitamento nos amistosos e vinha jogando um futebol relativamente bom. Mas quando começou a Copa América, nossos jogadores estavam visivelmente ansiosos em campo mesmo diante de rivais teoricamente mais fracos e o jogamos uma bolinha indigna de nossa tradição.

A cobrança por resultados será grande e há muita desconfiança com relação ao desempenho da Seleção neste ciclo. Como consolo, o sistema de pontos corridos permite que o time cometa alguns erros e eventuais tentos perdidos podem ser recuperados.

O elenco não me agradou totalmente. Continuo insistindo que jogadores que terão mais de 30 anos em 2018 deveriam dar espaço a atletas mais jovens. Ademais, alguns dos atletas se destacam muito mais pela força do que pela habilidade com a bola. Dunga, muito provavelmente, vai continuar apostando na correria e na truculência, exatamente como os antecessores Mano Menezes e Felipão faziam.

Vamos aos comentários a respeito das convocações:


Goleiros- Jefferson (Botafogo), Marcelo Grohe (Grêmio) e Alisson (Internacional): Jefferson é um bom goleiro, mas já tem 32 anos e teve um desempenho apenas regular na Copa América. OK para Marcelo Grohe e Alisson.


Laterais- Fabinho (Monaco), Rafinha (Bayern München), Filipe Luís (Atlético de Madrid) e Marcelo (Real Madrid): a convocação de Rafinha me causou estranhamento, afinal ele estava esquecido desde 2014 e o jogador estava até cogitando em defender a Seleção Alemã. Medo de um novo Diego Costa? OK para os demais.


Zagueiros- David Luiz (PSG), Miranda (Inter de Milão), Marquinhos (PSG) e Gil (Corinthians): Miranda é um bom zagueiro e está em boa fase, mas terá 34 anos em 2018. Marquinhos ainda é reserva no PSG e, em princípio, deveria fazer parte apenas da Seleção Olímpica. OK para os demais.


Volantes- Luiz Gustavo (Wolfsburg), Fernandinho (Manchester City) e Elias (Corinthians): o único que eu gostei dos convocados foi o Elias. Fernandinho é um bom volante no City, mas pela Seleção tem batido mais nos adversários do que na bola. Luiz Gustavo também é outro que se destaca muito mais pela força do que pela saída de bola.


Meias e Wingers- Renato Augusto (Corinthians), Lucas Lima (Santos), Lucas Moura (PSG), Willian (Chelsea), Philippe Coutinho (Liverpool), Oscar (Chelsea) e Douglas Costa (Bayern de Munique): o meio-de-campo me agradou bastante, com jogadores que sabem tratar bem uma bola. Mas são todos meias velozes e a tendência é que Dunga aposte na correria em detrimento à troca de passes. Será?


Atacantes- Roberto Firmino (Liverpool) e Hulk (Zenit): não gosto do estilo de Hulk, mas admito que ele fez boas exibições na Champions League. Já o Firmino anda apagado no Liverpool e ainda não fez um gol sequer pelos Reds. Nenhum dos dois é um centroavante típico -Hulk é winger de origem e Firmino faz o estilo "falso nove". Será que o Brasil consegue jogar sem uma referência na área?



Imagem extraída de https://www.facebook.com/CBF/



É PERMITIDO TROPEÇAR

O Timão e o Galo perderam suas respectivas partidas em jogos válidos pela 26ª rodada do Brasileirão. Os tropeços, contudo, podem ser considerados como "aceitáveis" dadas as circunstâncias, afinal tanto o Inter quanto o Santos são equipes que estão em boa fase e reagindo bem após um inicio ruim na competição. E os jogos foram na casa dos rivais. O Atlético, contudo, deve ter lamentado um pouco mais pela goleada sofrida e também por ter perdido a chance de se aproximar dos paulistas.



ZEBRAS À SOLTA

Imagem extraída de https://www.facebook.com/mundoespn/

Estes foram os placares dos jogos de ontem, todos válidos pela 1ª rodada da fase de grupos da Champions League. Muitos dos favoritos tropeçaram a despeito de terem mais time e recursos financeiros à disposição. Como escrevi mais acima, o sistema de pontos corridos dá ao time a chance de se redimir de um tropeço, mas é sempre bom lembrar que esses pontos perdidos no início podem fazer falta lá na reta final.



NÚMERO DA SORTE

Que noite teve o atacante paraguaio Lucas Barrios! O Palmeiras estava jogando mal e começou perdendo para o Fluminense no Maracanã. E o estrago poderia ter sido maior se Fred não tivesse perdido pênalti no começo do segundo tempo. Mas o Verdão voltou com outra atitude na segunda etapa e o camisa 8 resolveu a parada com três gols. Detalhe: Barrios, no dia anterior ao jogo, anunciou que havia trocado de número com  o meia Cleiton Xavier. Pelo jeito, a tal superstição funcionou bem! Pior para o treinador Enderson Moreira, que não resistiu a mais uma derrota e foi demitido ainda ontem.


Nenhum comentário:

Postar um comentário