quinta-feira, 11 de janeiro de 2024

A Segunda Chance de Osorio

Imagem extraída de www.facebook.com/clubathleticoparanaense



Juan Carlos Osorio está de volta ao Brasil. O treinador acertou com o Athletico Paranaense até o final de 2024. O Furacão, inicialmente, havia tentado Domènec Torrent mas não conseguiu chegar a um acordo com o catalão e foi atrás do colombiano que estava livre no mercado -seu último clube foi o Zamalek do Egito.

Osorio é um velho conhecido dos são-paulinos que lembram do treinador pelos seus métodos pouco ortodoxos para o futebol brasileiro. O colombiano, aliás, jamais conseguiu desenvolver plenamente o seu trabalho no Morumbi devido aos dirigentes da época que desmancharam o elenco no ápice da temporada e também porque o Profe fora chamado para comandar a seleção do México. Não obstante, havia um certo preconceito de alguns jornalistas contra o "rodízio" adotado pelo técnico.

O colombiano desta vez chega no início de uma temporada e poderá participar do planejamento do time. O elenco deve ser mais modesto se comparado ao que comandou no São Paulo em 2015 devido às discrepâncias financeiras mas, em contrapartida, Osorio terá em mãos um time com menos egos para administrar e também mais flexível sob o ponto de vista tático.



As tradicionais canetas de Osorio também estão de
volta (imagem extraída de twitter.com/AthleticoPR).



Osorio, diante do cenário apresentado, deverá ter mais facilidade para implantar seus métodos peculiares. O colombiano aprecia jogadores versáteis e capazes de desempenharem mais de uma função em campo. O treinador, aliás, até exagerou nas tentativas durante sua passagem pelo São Paulo ao recuar Michel Bastos para atuar na lateral ou deslocar o lateral-esquerdo Carlinhos para a direita. Cabe ainda lembrar que o Profe chegou ao Tricolor na metade de 2015 já com o bonde andando e sem muito tempo para o elenco assimilar métodos tão "revolucionários".

Confesso que estou curioso para saber como será o Athletico sob o comando de Osorio agora que o colombiano participará da pré-temporada e terá tempo para implementar seus métodos. O Furacão, ademais, tem sido tolerante com as oscilações da equipe e o Profe deverá ter respaldo de seus dirigentes.

Penso que Osorio tem boas chances de repetir pelo Athletico o sucesso que Juan Pablo Vojvoda faz no Fortaleza visto que ambos os técnicos compartilham de ideias semelhantes e seus clubes compensam com modernidade a falta de dinheiro ou de tradição. Quem sabe o colombiano, não surpreenda na temporada e encante os brasileiros desta vez em um time com menos expectativas.



Imagem extraída de twitter.com/AthleticoPR




Nenhum comentário:

Postar um comentário